Another Crab's Treasure

Another Crab's Treasure

released on Apr 25, 2024

Another Crab's Treasure

released on Apr 25, 2024

Another Crab’s Treasure is a soulslike adventure set in a crumbling underwater world plagued by a mysterious curse. As Kril the hermit crab, you’ll need to wear the trash around you as shells to withstand attacks from enemies many times your size. Embark on an epic treasure hunt to buy back your repossessed shell, and discover the dark secrets behind the polluted ocean.


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

Another Crab's Treasure, durante boa parte de sua duração, me deixou simplesmente FISSURADO. Deu uma caída a partir de um certo momento, especialmente quando pensei que ia terminar e não terminou, mas o finalzinho foi muito bom!

Os pontos positivos que mais destaco são: trilha sonora, jeito descontraído de contar uma história, mas sabendo o momento de ser sério em relação a determinados temas, e também o estilo artístico que lembra bastante desenhos como Bob Esponja. É um jogo extremamente carismático!

Algumas coisas que não curti foram o mapa péssimo, uma certa parte do jogo que foi beeeem arrastada, e alguns pequenos bugs e probleminhas técnicos aqui e ali. Mas no geral, é uma recomendação fácil para quem gosta de souls-likes!

One of the best games ive played in a long time!!!

The game plays like Darks Souls, but with a Banjo-Kazooie/Sponge-Bob setting and feel. There is quit a few bugs and the game not perfect, but this is by far one of the best games I've ever played gameplay wise. That goes a long way for me especially since I'm not a huge fan of dark souls in the first place. You know a game is good when you feel the need to 100% it!

The one problem I had with the game is that towards the end it wasn't even a challenge to fight the bosses. There is one very large none boss enemy that was more annoying then the ending bosses.

I played every souls-like you heard of and most of the ones you didn't know existed. This is one of the best ones. The game doesn't take itself too serious, and it's perfect the way it is, I wouldn't change a thing about it. The story slowly raises the stakes better than most "story driven AAA games" and if you don't care about whats happening you are gonna have fun fighting as a souls like crab and exploring underwater worlds.

Esse game já tinha me chamado a atenção pelo contraste entre o visual e o estilo de gameplay. Quem iria imaginar que uma ambientação e um personagem dignos de um filme da Disney (enquanto eu jogava minha irmã perguntou se eu estava jogando um game da Disney, mais especificamente da Pequena Sereia) trariam uma gameplay tão desafiadora e que te deixa com os nervos a flor da pele?

Another Crab's Treasure, popularmente conhecido como o Souls do caranguejo, é um acerto em diversos pontos. Na história, o caranguejo Krill tem que recuperar o seu casco após um Tubarão Agiota (sim) pegá-lo como pagamento de impostos à duquesa dos sete mares. Agora o jovem Krill precisa enfrentar o oceano em busca de seu lar, enfrentando tudo que tentar impedí-lo.

Realmente parece uma história de filme da Disney e, pra ser sincero, fico feliz que pareça. O oceano, as cidade de Nova Carcínia, os pontos mais obscuros e sombrios do Oceano, tanto nas profundezas quanto em pontos inabitados, são extremamente bonitos. Todo o game é colorido e passa uma sensação de desenho animado. É gostoso de olhar o cenário e os personagens também.

Krill é um carinha muito carismático, você se afeiçoa a ele no momento que começa a controlá-lo e compra facilmente o drama e os dilemas dele. Todo o elenco de personagens também é muito bem feito e vários tem sua própria personalidade, sem ser personagens genéricos jogados de qualquer jeito pra preencher espaço na trama.

A jogabilidade é o que se espera de um Soulslike. Tá tudo ali: atacar, rolar, parry, desviar. Algumas habilidades você precisa desbloquear, mas elas estão ali. E o game facilita um pouco a fórmula por não incluir uma barra de Stamina. Além de pular, Krill consegue dar uma nadadinha, que serve como uma espécie de planagem. O game também adiciona a mecânica das conchas, onde você vai aproveitando itens encontrados no fundo do mar (latinhas, caixas, escovas, patos de borracha e por aí vai) para usar como concha e cada uma tem sua habilidade e vantagem exclusiva, além também das adaptações, que são habilidades que tu adquire em maioria derrotando chefes. Os inimigos são variados, apesar de mais pro final se tornarem mais reskins do que qualquer outra coisa. Tudo é muito gostoso, flui bem e te faz agir com calma, pensar nos ataques e ficar nervoso.

Sobre a dificuldade: sim, é um game desafiador pra caralho. Eu vi uma galera comentando que talvez a dificuldade talvez fosse dar uma amenizada por causa da temática, mas não. Another Crab's Treasure é um game bem difícil e em certas partes beira o impossível em alguns inimigos, principalmente os caranguejos gigantes e os com bastões elétricos. Mas, pensando em quem prefere ter uma experiência casual, o game, além de incluir uma seleção de dificuldade, tem um Modo Assistência que te permite aumentar o dano causado, diminuir o dano recebido, diminuir o dano que sua concha recebe e por aí vai. E o mais genial de todos, o game te permite, se você quiser, claro, habilitar a assistência de trocar a concha do Krill por um revolver. Assim, você consegue dar Hit Kill em tudo que aparecer na sua frente. Feito como uma espécie de modo Very Easy pra quem preferir. Achei uma solução não só genial mas engraçada pra caramba.

O game tem poucos feitos que eu consigo apontar. O primeiro é o mapa, que quando você acessa ele no menu é só um desenho estático. Você não consegue interagir, marcar objetivos, nada. Você precisa acessar, ver onde você tá, se direcionar por ali e sair andando pra ver se consegue se acertar e chegar onde tu quer. No in-game tem uma bússola, mas eu acho que facilitaria mais um mapa interativo e um minimapa na tela. Outro é o level design que apesar de bonito, é muito confuso às vezes. Os mapas são amplos demais e não tem um indicativo muito certo de onde ir ou o que fazer, o que pode te render horas perambulando a esmo pelo mapa. E o terceiro são pontuais quedas muito fortes de frame. Em alguns pontos do mapa o game tinha uma queda de frames tão absurda que parecia que eu tava vendo um slide de tão congelada que a tela ficava. Isso me custou algumas mortes e quedas de plataformas altas. Não é algo que acontece com frequência e é só em pontos específicos do mapa, mas é algo que poderia ser evitado. Principalmente se falando de um game de geração atual.

No fim das contas, Another Crab's Treasure deixa um saldo muito positivo. Ele entrega história, gameplay, personagens e uma progressão muito boas e bem feitas. Gostosas de se jogar e envolvente. Ainda que tenham alguns defeitos, por ser o segundo game da AggroCrab eu acho que ganha ainda mais pontos. Recomendo demais mergulhar nesse oceano.