Metal Slug 1st Mission

released on May 27, 1999
by SNK

Metal Slug: 1st Mission is an Action game, developed by Ukiyotei and published by SNK, which was released in Japan in 1999. As a member of the elite forces squad "Peregrine Falcons," your mission is to eliminate the evil Colonel Bildegaarn. Using the Metal Slug multifunction tank and the Slug Flyer as well as your wits and handgun blast through up to 17 missions in your quest to make the world safe from tyranny. Multiple stage progressions and a gameplay ranking system give reason to play through more than once. In-game save lets the player on the go turn off the Neo Geo Pocket and not lose progress.


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

Played on a Ambernic RG405V with GammaOS and registering progress on RetroAchievements

Faz um tempo que compartilhei aqui minha opinião não muito favorável de Metal Slug Advance, e considerando ela, acho no mínimo curioso como a SNK acertou a mão em um jogo anterior ao do GBA e em um hardware inferior.

Mesmo que não tenha tido o sucesso do Game Boy, o Neo Geo Pocket foi um console que entregou verdadeiras pérolas e Metal Slug 1st Mission é uma delas. É impressionante como esse jogo captou a essência da série, com um level design bem feito, gráficos bonitos e com personalidade e uma jogabilidade precisa (ainda que com um probleminha).

Metal Slug 1st Mission possuí uma variedade considerável de fases, mais longas que as dos jogos de arcade, e algumas delas possuem múltiplas rotas, o que acaba direcionando para outras fases, o que adiciona um fator de replay raro na série. Além disso, ao se concluir o jogo uma personagem adicional é desbloqueada, mas isso não implica em uma jogabilidade diferente ou uma campanha à parte, ao contrário do visto na sequência.

Mas algo que de fato adiciona variedade no jogo são as fases que se passam em veículos (um avião e o tanque que dá nome à franquia) e os desdobramentos delas em caso de falhas nessas missões. Quando o avião é abatido, há uma sequência de paraquedas em que se deve soltar e abrir o paraquedas em um tempo determinado, enquanto em uma falha com o Metal Slug o personagem vai para uma cela e deve escapar dela armado apenas de uma faca.

Como de praxe na franquia, os gráficos são bonitos, com animações bem feitas que mostram do que o NGP era capaz, e a direção de arte conseguiu dar uma personalidade aos personagens e ao ambiente do jogo, com cenários que remetem mais a um conflito de guerrilha do que algo em escala global ou interplanetária.

Da parte das críticas, a trilha sonora reimagina bem algumas das faixas conhecidas da série, mas falta variedade. A outra crítica vai para um ponto da jogabilidade: o NGP possuí 3 botões (A, B e Option, que serve como Start), e a série é conhecida por usar 3 botões (ataque, pulo e granadas). A solução encontrada foi usar o botão Option para alternar entre tiro e granadas, ambas acionadas com o botão de ataque. Para pausar o jogo, deve-se apertar e segurar o Option. Não é algo que inviabilize o jogo, com o tempo dá pra se acostumar, mas não dá pra negar que não contribui em deixar os controles dinâmicos.

Com um nível de desafio bem encaixado, jogabilidade adequada (apesar do problema descrito antes), gráficos bem feitos e fator de replay não visto antes na série, Metal Slug 1st Mission proporciona uma experiência agradável a quem quer que for jogá-lo.

Surprisingly a lot of fun and not just a downgraded version of the originals.

This game has very interesting ideas, that I would like to see attempted again. I liked the openish levels, and would like to see them tried again. Also the different levels that can be played wether or not a vehicle mission is either completed without dying or not.

Great game on an underrated as fuck console. Amazing graphics and soundtrack for the limited hardware, and it carried over the game play of the series very well.