Panda Punch

released on Dec 16, 2022

Panda Punch is a puzzle platformer game in which you have to control a red panda and save the world from evil alien robots.


Reviews View More

Jogo bem simples de plataforma com um pouco de puzzles, divertido no começo, mas fica bem repetitivo com o passar do tempo.

Ok platformer kind of got boring real quick.

Panda Punch é o segundo jogo lançado comercialmente pelo desenvolvedor Ninja Rabbit Studios, indie aparentemente russo (eu pesquisei e não consegui confirmar pois o site está fora do ar) e que se define como puzzle-platformer.

Há a presença de uma pequena variedade de inimigos na forma de robôs e alguns animais que não só oferecem ameaças ao jogador, como também podem servir como parte dos quebra-cabeças em virtude de características próprias de cada um.

A qualquer momento o jogador pode sair de uma fase e visitar a oficina do “pai panda” que oferece melhoramentos de dano e vida, além de habilidades especiais conquistadas após vencer alguns desafios específicos.

Em diversos momentos Panda Punch faz um bom trabalho em executar sua proposta com personalidade e bom design. Algumas placas nas primeiras fases sinalizam que há habilidades ainda a se conquistar, uma espécie de prenúncio de que há locais em casa estágio só acessíveis depois de desbloquear certas habilidades.

Isso parece muito com a revisitação tão comum em jogos do tipo “metroivania”, modelo popularizado por Metroid, mas aqui é um pouco menos orgânico, já que todo o jogo é estruturado em fases sequenciais. Para retornar a uma fase, basta voltar ao mapa central, escolher a fase e jogá-la novamente.

Panda Punch faz uma série de escolhas felizes em matéria de fluxo de jogo e design. Todo final de fase leva diretamente para a próxima, além de não haver longos tempos de espera entre uma fase e outra, ou entre uma falha e uma nova tentativa, mas isso não vem sem também uma série de inconveniências e limitações criativas.

Toda vez que você falha em uma fase é por dois motivos: ou você perdeu toda sua vida tomando dano ou caindo em armadilhas ou você inviabilizou o progresso ao cometer um erro de execução de algum quebra-cabeça.

Designers mais experientes conseguem implementar formas de contornar a falha ou de tentar novamente o quebra-cabeça sem precisar reiniciar um estágio. Aqui em Panda Punch alguns erros provocam um “travamento” da fase, onde se torna impossível progredir e você é obrigado a retornar ao último checkpoint via menu.

Além disso, a variedade de inimigos é muito limitada e há uma enorme e cansativa repetição de inimigos, ambientes e também de trilha sonora. Isso, claro, tem o perdão por se tratar de um pequeno título independente feito sem muitos recursos.