Eu vim aqui pela piada e encontrei um dos melhores jogos da minha vida.
South Park: The Stick of Truth (SP:TSoT daqui pra frente pra facilitar) é um RPG de turno delicioso. A jogabilidade logo de cara eu achei esquisita por que eu teria que estar atento pra acertar os golpes e isso dificultaria eu farmar distraído, MAS o combate é tão gostosinho que eu acabei jogando ele super atento mesmo. O jogo como um todo é bem simples e fácil de aprender, parecendo um RPG antigo, o que ajuda a tornar ele um entretenimento descompromissado. Afinal, nem todo mundo tem tempo e paciência para aprender a farmar item como num Gatcha ou RPG japonês cavalão.
Acompanhamos em SP:TSoT a história de uma brincadeira de criança simulando a guerra entre Humanos e Elfos que toma uns caminhos bizarros por que o mundo de South Park é bizarro. Só essa parte de você ter um monte de crianças fantasiadas de seres medievais e trocando porrada com arma de papelão e objetos ressignificados (tipo uma pá de pedreiro que vira uma adaga) o jogo já me ganhou. Se fosse só isso e um jogo super sério de qualquer outra franquia já seria jogaço. Mas isso é South Park, então além de toda a brincadeira inocente a gente ganha de bônus humor terrivelmente podre e violência gratúita, o que dá um ar de dualidade que deixa SP:TSoT ainda mais legal. A quebra entre medieval e insanidade aleatória entre as missões principais deixa a experiência hilária e interessante.
As piadas são ótimas, as referências à série de South Park também, e mesmo eu só conhecendo superficialmente a animação eu ainda me diverti MUITO, então não duvido que esse jogo funcione até pra quem nunca viu a série (mas certamente ainda assustaria um completo desavisado).
O flow da narrativa é muito bem construído e o jogo está sempre em uma crescente. Quando eu finalmente começei a cansar um pouco da jogabilidade e da história, o jogo acabou poucas horas depois. As sidequests são poucas mas bem divertidas, e você nunca sente que está perdendo muito por não faze-las ou que está se atrapalhando na história principal por fazê-las.
Talvez o jogo seja fácil demais no modo Normal, de modo a mais no final mal me apresentar desafio, mas me deu uns bons sustos de vez em quando.
EDIT: Tirei meio ponto no fim das contas por que um dos chefes finais fica um pouco sem sentido pra quem não acompanha a série. Numa sidequest ele não teria me ofendido, mas como clímax do jogo você ter algo assim específico tira o status de "perfeito até pra quem nunca assistiu" do jogo.