Reviews from

in the past


Estamos diante de um dos maiores clássicos do PS2, hoje irei falar sobre o jogo "Ben 10: Protector of Earth" e deixar a minha humilde opinião unilateral sobre tal título e, quem sabe, ver se ele se encaixa nos dias atuais.

Antes de eu começar de fato a review, saibam que não irei detonar o jogo, até porque existem muitos elementos que eu respeito na obra, contudo existem dois lado da mesma moeda, ou seja, ele tem seus defeitos que muito provavelmente não ligávamos na época.

O jogo foi lançado em Outubro de 2007, e neste ano de 2024 ele irá completar 17 anos, mas vamos colocar 16 anos pela data da review.
A estória é desvinculada com a série principal, ela é original e se resume no princípio de:

"Vilgax rouba DNA's armazenados no Omnitrix os convertendo em cristais de energia, e agora precisamos passar pelos Estados Unidos inteiro para assim progredirmos em desbloquearmos novos aliens e habilidade únicas dos mesmos enquanto enfrentamos vários vilões do desenho. E de brinde o Vilgax pensa em jogar o planeta Terra no Nulificador (ou Null Void)".
Este é o resumo da estória do game, e apesar de parecer simples, ela carrega consigo uma sustentabilidade agradável para novas fases e bosses.


Os gráficos são lindos, não tem o que reclamar. A naturalidade de um cell-shading bem aplicado com texturas granuladas formaram um combo identificável ao jogo.
Ele até aparenta estar mais bonito do que na época que eu jogava ele, e isto talvez se deve ao fato dos cenários de cada fase ser extremamente diferente e com vários detalhes.


A gameplay, ou o foco principal, carrega consigo uma base em se transformar pelos cenários, passar por tais cenários, derrotar os inimigos, upar os aliens, desbloquear novos aliens e coletar cartas de sumô.
Temos a nossa disposição o próprio Ben, Quatro-Braços (Four Arms), Chama (Heatblast), XLR8, Bala de Canhão (Cannonbolt) e Cipó-Selvagem (Wildvine)... e aqui entre nós, o último, na minha opinião, foi o mais jogado de lado neste elenco. Não sei explicar exatamente, mas parece que ele foi adicionado de última hora só para completar tabela.
E sim, nós só temos 5 aliens, somos o "Ben 5".

Cada alien porta uma utilidade fora de combate, até porque a gameplay deles dentro do combate é consideravelmente parecida. O Quatro-Braços carrega objetos pesados pelo mapa, o Chama absorve fogo, o XLR8 serve para passar em locais com tempo muito apertado, o Bala de Canhão rola em rampas e o Cipó-Selvagem se pendura em locais determinados com o efeito sonoro de teia do Homem-Aranha (pior que não estou brincando kkkk).

O título é notavelmente um game ao estilo "Beat'Em Up" que se mescla como um dos jogos com combates mais fáceis de suas plataformas. Aviso, isso não quer dizer que ele seja ruim, apenas de que a sua base de combate seja simples.
Apesar de carregar tal gênero, o combate do jogo acaba sendo repetitivo depois de algum tempo e fazendo com que o player entenda quais aliens são melhores para rushar as fases (pelo menos na minha experiência). E os aliens que se saíram melhores foram o Quatro-Braços com seu especial padrão, Chama com seu Armageddon e Bala de Canhão com seu Suction Blast (baseado nos meus testes).

Agora tirando o combate, nós temos a exploração pelos cenários.
São bem legais/divertidas e nos fazem utilizar os 5 aliens equilibradamente, e até mesmo em puzzles que necessitam de 2 aliens para prosseguirmos. O jogo faz com que eles não sejam desperdiçados.


As fases seguem com uma fórmula simples também, elas consentem em sessão de plataforma, combate, plataforma, combate e assim sucessivamente.
Para mim, não vejo como um problema, muito pelo contrário, PORÉM, o jogo possui muitas fases e isso acabou deixando ele desnecessariamente extenso e cansativo. O ideal, ao meu ver, seria ele ter no máximo (forçando a amizade) 3h de duração, ao invés de 4h-5h de campanha.

Após você desbloquear o 5º alien não tem mais nada de novo que nos faça querer seguir por vontade própria, exceto a curiosidade em terminar o jogo. E sim, eu sei que depois dos 5 aliens acabamos desbloqueando o Controle Mestre e um recurso que faz os atks especiais gastarem menos energia, mas só isso não sustenta as horas extras.
E também existe o fato de que quando você aprende os atks mais fortes dos citados anteriormente, acaba sendo um loop entre as fases restantes de "atk forte, passa, atk forte, passa".


Os bosses são bem distintos em suas mecânicas, com o bônus de alguns serem gigantes e portarem QTE (e aqui entre nós, estes são mais criativos).
Ao menos eles passam um dinamismo e uma variedade que se destoa da campanha em prol da diversão, além de usarmos todos os aliens para assim conectarmos todas as skills e particularidades de cada um.


O multiplayer existe e não muda tanto assim a sua jornada, mas só dependerá de com quem você estará jogando ao seu lado, pois tal experiência é pessoal.
Entretanto, mesmo com esta particularidade inserida no jogo, ele infelizmente levanta a bandeira de "câmera fixa bugar e não deixar o player progredir", sendo necessário o P2 desconectar para a câmera se ajustar.
Mas é bem convidativo.


A minha conclusão para este jogo é a seguinte:

Vale a pena jogar "Ben 10: Protector of Earth" nos dias atuais?
Isto só dependerá de você.
Sim, apenas de você. Este tipo de jogo requer uma certa paciência para avançar nele, e se você não for esse tipo de pessoa pode esquecer. Mesmo que estejamos na "era do imediatismo", precisamos saber apreciar os momentos que nos são oferecidos, mesmo que eles demorem a serem enraizados.

A maior falha que posso apontar para este Ben 10 é a sua falta de conteúdo após a primeira metade da campanha. Não adicionar mais nenhum alien e estender mais que o necessário prejudica bastante na experiência como um todo, fazendo com que muitos possam não gostarem mais tanto dele como antigamente.
Jogos precisam de um ponto de interesse, algo que faz instigar o consumidor a continuar e deixá-lo gradativamente satisfeito. Nem mesmo o Vilgax chega a ser suficiente por querer que usufruamos de todas as skills dos aliens.

Algo que nunca irei aceitar é o fato de termos inimigos com a aparência do Besta (Wildmutt), Diamante (Diamondhead), Insectóide (Stinkfly), Múmia (Mummy), Lobisben (Blitzwolfer), BenVictor (Frankenstrike) e não termos eles para jogarmos. Tiveram a dedicação de colocarem os modelos deles como inimigos, mas não como aliados, enfim a minha indignação na infância vindo à tona.

A jogabilidade não teve um envelhecimento muito bom, mas ainda é um clássico que ficará em nossos corações ❤️

Abertura (Corrida Contra o Tempo)
Ben 10

A história começou
Quando um relógio esquisito
Grudou no pulso dele vindo lá do infinito
Agora tem poderes e com eles faz bonito
É o Ben 10 (Ben 10)

Se acaso encontrá-lo, você vai se admirar
Diante de seus olhos ele vai se transformar
Em um ser alienígena
Que bota pra quebrar
É o Ben 10
(Ben 10)

Com seus poderes vai combater
Os inimigos e vai vencer
Ele não foge do opressor

Moleque muito irado
Seja onde for
Ben 10

Um, dois, três, Ben 10
Quatro, cinco, seis, Ben 10
Sete, oito, nove, Ben 10

When I was a kid it was the best game ever made


incrível lindo perfeito maravilhoso

De los mejores juegos de mi infancia en PS2, lo pude jugar junto con mi tío y mi hermano. Es un juego simple pero divertido, con puzzles y combate entretenido, ademas, le doy puntos por ser cooperativo. Tiene pocos aliens jugables, pero al ser un juego corto, encuentro que el cast esta bastante bien aprovechado. Lo considero el mejor juego de Ben 10 junto con Ben 10 Ultimate Alien: Cosmic Destruction. Recomendado para cualquier fan de la franquicia.

um dos jogos mais quentes do playstation 2, impossível contar quantas vezes joguei isso. só não é nota máxima por ter poucos aliens, é literalmente o único defeito que consigo apontar. achava os gráficos muito estilosos.

4 stars because there are not all 10 stars

é enjoativo, mas n e ruim, só desanimei e fds

Isso foi forjado por um Deus.

Mentira, o fator nostalgia pesa muito ao jogar esse jogo, depois de crescido tu percebe que ele é bem fraquin kkkkkkk

Komşum olan arkadaşlarımın evinde bu oyunu az oynamamıştım cidden. Bazen sırf bu oyun için, utana utana onların evine gitmek isterdim.

Oyun berbattı berbat olmasına da, o günler... ah, o günler çok güzeldi.

Superb! I watched that cartoon with my little son! I like gameplay, especially the ability to shape-shift during the stages. 

Bom mas como eu joguei depois de velho já não achei aquelas coisas todas, prefiro o jogo sucessor desse que para mim marcou mais a minha infância

Um dos melhores jogos do Ben 10, trilha sonora muito boa, o principal erro é não ter mais aliens desbloqueáveis do meio para o final do game. Zerado na dificuldade Hero.

Infelizmente não tive infância

3/10

Jogo muito foda. Pena que só tem 5 aliens.

Era melhor ele ter ficado na memória, a nostalgia salvava demais ele, daria um 4,5 se não tivesse rejogado, mas ainda sinto muito carinho por ele

It's a nice, short and simple game.

É uma pedrada.
Peguei para jogar com um amigo pois ambos estávamos querendo fazer algo e sentíamos saudade desse jogo. Jogamos.
Durou uma tarde de domingo inteira e sinceramente, foi bem divertido mesmo com todos comandos levemente travados e glitches que atrapalham um pouco na gameplay.
Foi mágico, como da primeira vez jogando. Fazer os puzzles, plataforma e combates, desbloquear cada alien e upgrade enquanto progride é uma sensação ótima.
Continua um excelente jogo, mesmo com quase duas décadas de idade


Ninguém lembra mas todo mundo amava

Foi um jogo muito legal até a metade, até conseguir o quinto alien na real, pois depois disso a gameplay fica meio massante e repetitiva sem muitas coisas novas para serem descobertas, interações muito boas entre os aliens e cenário, combos muito iguais dos aliens. Se o jogo fosse mais ou curto ou tivesse mais alines ou combos seria melhor