Reviews from

in the past


Great game. Played with undub patch and the jp voices were good. Did gin/haru route and the ending was satisfying but I would like to ng+ eventually for other endings and the 8th day. The combat was fun, but I found that I relied on save-scumming elemental dances a little too often. The story explored interesting ideas and themes through the mid-apocalyptic setting. Fairly difficult, but it made beating some of the bosses very satisfying. Probably my second favorite megaten game after persona 3 but it might be a little better than that game overall if I'm putting personal bias aside.

one of the best SRPGs i've played with a good introductory skill floor and a high ceiling
setting is really interesting with well developed characters and an engaging story
the main gameplay loop is ridiculously fun with a good balance in difficulty
the alignment-based endings are among the best i've seen
not really a fan of NG+ and having to replay for different endings

Melhor que dar Mazionga na galera é upar Str e meter demonio na porrada, que nem Deus me ensinou

Made two attempts at this game, and I just find the combat unsatisfying. The merger of Press Turn and tactics just doesn't do anything for me, unfortunately.


This is so good. The combat is a slows as a snail climbing the empire state. Music on point. Story is good.

"Posso ter um momento de paz nesse jogo?
Lucifer: Nah... MEGIDOLADYNE!!!"

========================== Introdução

Quando você olha para a enorme franquia de SMT, você nota que existe muitos....MAS MUITOS Spin-offs. E eu os classifico em 2 categorias.

A 1º são aqueles que são bem tradicionais a série principal porém com uma abordagem diferente mas não o suficiente ao ponto de você olhar e se enganar que aquele jogo não é um SMT

E temos a 2º Que são jogos que são tão diferentes que chegam a retirar ou modificar as mecânicas da série principal apenas puxando um elemento ou outro da série principal. Devil Survival entra nesta categoria

Ele é completamente diferente dos outros, então vamos por partes...


==========================Visuais / Arte


(Artista Suzuhito Yasuda)

Talvez aqui seja a parte que o jogo ou te chame muita a sua atenção, ou te deixara uma impressão estranha ( assim como eu tive no começo )
A arte dos personagens foi feita pelo "Suzuhito Yasuda". Olhando de cara pros designs dos personagens da pra notar um visual puxado bastante para Animes e Visual Novels ( até porque ele trabalhou com isso ). Eu tive essa impressão, pra ser sincero até achei bem "Básico" não tinha nenhum ponto na arte dele que se destacasse para mim, porém ele tinha uma peculiaridade, você consegue reconhecer o traço do artista mesmo parecendo meio genérico. Isso já foi o suficiente pra me chamar a atenção e dar uma chance

Caso queira ver alguns de seus trabalhos é só dar uma olhada na wiki

Ele fez alguns animes e visual novel's que fizeram sucesso, mas eu não tive contato e não consumi nenhum deles. O único em que eu vou dar um destaque aqui, foi com uma outra série de jogos que ele trabalhou e que eu presenciei sua arte pela primeira vez, que foi com a série Digimon. Mas em específico com a duologia Digimon Story e com Digimon World Re:Digitize. A arte deste jogos é bem agradável e de fato me chamou atenção a jogar os jogos desta série além de outros motivos que não cabe dizer aqui.

(Arte do Jogo)
A arte deste jogo é ok, não teve nenhum personagem em que se destacasse apenas pelo seu design, na verdade teve personagem que parece muito uma arte genérica de visual novel. Inclusive eu tenho certeza que se você pegar a arte da personagem Yuzu e mostrar para alguém que jogou persona 3 sem contexto, a primeira coisa que ele pode pensar é de que é uma versão estranha da Yukari kkk. Essa foi a minha primeira impressão que eu tive com a Yuzu xD, inclusive o prota por conta do cor do cabelo e do fone de ouvido lembra um pouquinho o Makoto do Persona 3 também.
Tivemos demônios novos (ou designs novos) aqui como Baldur, Belberith, Jezebel. Destaque para o Baldur que tem um bom papel e design no jogo
de fora foi o melhor de todos que eu achei que teve origem neste game.

==========================Enredo

A Sinopse básica do jogo, é de que você vai ser um adolescente em tokyo com seus amigos de infância, que estarão presos por toda Tokyo sem uma única chance de sair, e pra piorar ela vai estar recheada de demônios e pessoas mal intencionadas. Neste jogo os demônios são summonados pelos COMP's que é literalmente o Nintendo DS, isso foi uma sacada legal do jogo que eu não esperava, e além disso, você irá ver o quanto tempo de vida lhe resta, basta você correr contra o tempo e mudar o seu destino para não morrer conforme o relógio da morte decreta.
O Enredo é bem extenso eu diria, ela te passa muita informação e plot-twists que são legais, backstory dos personagens, tem muitos momentos "bobinhos" que servem para você conhecer melhor o personagem que tu escolheu passar tempo no jogo e também os acontecimentos importantes que levam a batalhas extensas contra chefes e etc. A lore do jogo me passou muito a vibe de Anime de sobrevivência dos anos 2000 como Mirai nikki por exemplo. Isso querendo ou não me bateu até uma nostalgia lá no fundo, mesmo mirai nikki sendo conhecido por ser bem ruim. Mas no fim, a história do jogo é boa.

==========================Gameplay

Aqui o jogo brilha como um RPG Tático, eu não joguei muitos jogos deste tipo então não sou o melhor para dar um parâmetro e compara-lo com outros jogos do gênero. Mas ao jogar ele é muito consistente, exige muito de estratégia e infelizmente de grind ( que é um dos pontos ruins deste jogo )
Lembra de quando eu falei que este jogo se categoriza como o 2º tipo de spin-off? aqui está o porque. Pra começar você não dialoga com os demônios para contratá-los para sua party, aqui você entra literalmente num Ebay para compra-los em leilões ou comprar com o preço cheio, ou você fusiona eles para adquirir demônios que não estão no Mercado Livre ( prometo que paro com a piada )
Não temos exploração de dungeons.... é. Por ser um RPG tático não temos dungeons, esqueça todo o lance de exploração que tinha nos outros jogos, apenas temos arenas em diferentes áreas de tokyo que podemos visitar. Temos locais que servem para momentos Visual Novel's que você adquiri informações da lore ou passa tempo com seus party members, e arenas de batalhas, que são tanto batalhas obrigatórias pra avançar na história ou batalhas opcionais apenas com o intuito de Grind. Aqui temos um sistema de tempo, você tem um tempo limite para fazer as coisas, dependendo como você gasta o seu dia vai determinar quem vive quem morre e determina a sua rota.
No geral eu gostei de algumas coisas mas me decepcionaram bastante em outras, o jeito que o jogo anda me deixou muito entediado muito rápido em boa parte do jogo, sério você basicamente luta ( e lembre-se que as lutas deste jogo demoram muito mais até porque é um SRPG ) e depois fica lendo caixas e caixas de textos de visual novel, dai volta para mais uma batalha, lê mais texto e bla bla bla.... Isso com o tempo enjoa, principalmente neste jogo, que estas coisas se repetem constantemente.
Outro fator que me irritou um pouco foi a dificuldade, e já estou prevendo você pensando ( GET GOOD ) mas eu tenho um ponto. SMT geralmente não é necessário de Grind exagerado por horas e horas para passar de algum chefe, a grande maioria das vezes precisa de um bom arsenal de demônios, decorar como o chefe se comporta, esconder suas fraquezas, acertar o ponto fraco do inimigo e etc. Claro que não vou negar aqui que o grind existe em SMT, e eu até diria que o grind é como se fosse um regulador de dificuldade, é claro que você pode tentar zerar qualquer jogo sem grindar nenhuma vez, só que já adianto que você vai muito toma no boga kkkk Neste jogo no entanto tem muitos inimigos que são apelões Hard, que te matam sem dó, que infelizmente requer você grindar para pelo menos não morrer no 1º turno, até porque infelizmente neste jogo os turnos são organizados de forma aleatórias, então não é garantido quem ataca primeiro ou em ultimo então tome cuidado. Na minha experiência pelo menos esta chatice do grind só me afetou perto pro fim do jogo que meu deus, parece até uma boss rush que não acaba kkk. Para deixar claro, o grind não é o único fator de deixar o jogo mais difícil, ele também apresenta batalhas desafiadoras pelos REQUISITOS que você tem que cumprir para o jogo avançar, e isso é foda e valoriza a dificuldade do jogo.
Outra coisa que esqueci de falar que não temos no jogo é itens........sim aqui não tem ITEM NENHUM!!!!!! éee... aqui não tem como recorrer ao soma :(
Este jogo também não tem o sistema de press-turn, ele se utiliza do Extra-Turn que te dá um turno extra porém ele pode ser perdido caso algum inimigo acerte sua fraqueza ou você receba um dano crítico, ele lembra o sistema do Persona Q que diferente dele, aqui em devil survivor ele é ótimo....( persona 0 x Smt 1 )

Outro lance é que este jogo foi feito pelos desenvolvedores da Career Soft, responsável pela série de jogos Como: Langrisser e Growlanser que são os mais conhecidos deles além da série devil survivor


==========================Trilha Sonora

Ela é boa, é puro hard rock que você viria em algum anime mesmo, cheio de guitarra distorcida pra carai pra arrebentar seus ouvidos. Eu não curti tanto apesar de ter algumas boas sim, já tá melhor do que Strange Journey XD

==========================Versões

Recomendo você jogar por esta versão mesmo A Overclocked de 3DS, a original está com um visual muito pixelado, mas não para o lado positivo da coisa. Quando eu o joguei um pouco a versão de DS no meu 3DS eu não aguentava ver os sprites dos personagens que já dava um pouco de nojo de tão pixelado eles eram, pareciam até que estavam mal recortados.
Nesta versão também acrescentaram as vozes, que pra ser bem sincero é outro ponto estranho do jogo ( mais um kkk ) algumas vozes não combinam tanto com o personagem atuado, e temos vozes irritantes também ( midori estou falando de você ) e algumas atuações estranhas também, senti isso principalmente com a yuzu, eu não curto muito a dublagem dela infelizmente.
Eles acrescentaram um dia a mais de história que é um dos pontos positivos desta versão, em geral comparado a versão antiga não mudou muito além destes aspectos que já citei, o resto tá essencialmente igual quase

==========================Considerações Finais

Devil Survivor é um bom jogo, e um excelente rpg tático na gameplay, a única coisa ruim pra mim neste jogo foi o grind, a dificuldade de alguns inimigos ( inclusive muitos inimigos reaparecem denovo, apenas mudando a skill e os status pra te foder ao invés de criar um demônio novo e poderoso e isso soa muito preguiçoso )
A história é ok, não me prendeu tanto assim, até porque o cast de personagens é bem mediano, alguns personagens tem backstory interessantes só que são poucos ( melhor personagem é o atsuro de fato, sem ele eu não teria zerado essa bugeda XD )
A Trilha sonora é bem méh, pra quem curte hard rock com muita guitarra distorcida provavelmente vai gostar mais do que eu.
A Arte do jogo feito pelo yasuda é meio estranho de início mas com o tempo eu me acostumei, principalmente em outros trabalhos do artista que pra mim é lá que se encontra os seus melhores trabalhos, mas como a review é de devil survivor, ele ficou bem mediano por aqui.


Enfim ele é um bom jogo com certeza apesar de seus contra pontos. Pra quem gosta de RPG Tático e de Estratégia recomendo :D








Amazing game, It can be pretty hard but as you unlock new skills and passives you get the tools to make some pretty OP characters. Only complaint is that It's not the easiest to get money

Tu primo te chipea la DS un verano y SE LÍA PARDA.
Está bien, pero repetir el juego para realizar todas las rutas termina aburriendo y hasta agobiando.
Gana MUCHO con los 8ºs días. El de Amane incluso aporta riqueza a la saga entera.

Sobretodo, jugué a este juego en 2021, durante la pandemia. Es una experiencia distinta, le da un sabor adicional.

thanks for convincing me to never touch another srpg again

Late bosses are too hard and require grinding

Incredibly good game, from the countless biblical and demonology references, to what was showed of what humans would do under dire circumstances and the different decisions they would make depending on their background and upbringing, and a few other things as well. Really liked the different endings that were available in the game and gave different perspectives on choices. Though as any Atlus game, it definitely didn't come without its frustrations and struggles, though overall, the gameplay was fine

top smt's, very good insane crazy loco

Very fun and hard tactical turn based battles with good story. Unfortunately you have to replay the game in NG+ to experience the different ending routes (you do get things that make NG+ easier and quicker, but you are still replaying the same story again and again until they branch at the end...) which for me as a casual megaten fan is too much to ask. Which is a shame because I really wanted to see all the routes - story and atmosphere are really top notch.

Only game I'd ever claim to be deserving of more attention...

this is legitimately the best shin megami tensei game. careersoft cooked so unbelievably hard with this game and it's not even to exaggerate it- atlus barely helped them and somehow they just made the best SMT game with an beautiful artstyle and soundtrack, really awesome SRPG

Play is with an undub patch if you can. The Japanese voice acting is actually pretty good. Puts it up a rating for me.

To be honest, I didn't expect anything from this game. The genre was a bit lacking as it was my first SRPG experience. I had experience playing Persona and Shin Megami Tensei, and I knew a few basic mechanics and generally knew what to do. But some battles gave me a hard time. Not to say that the game is difficult, but sometimes you really need to know what to do, how to assemble your team, and so on.

As for the plot, I can only say two words
I've never seen anything like it. The characters are well written, it feels like everything you do in the game has its own response in the characters' responses. I recommend trying it. The music is always on top. RIP Takami Asano.

The only drawback is that the compendium of demons is very small in comparison with other parts.

This game really knows how to escalate things as the story progresses, and I specially love how the days you're supposed to die, are difficulty spikes, so you really feel like you changed your fate and survived despite everything.
The characters really rock, and the gameplay is really fast paced, its awesome.

the only srpg i will ever play

Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overhyped

大きな戦いまでは楽しかったけど、大きな戦いになったら最悪だった

Devil Survivor was offputting to me. I found the weird anime style an affront to the aesthetic of Kazuma Kaneko. I didn't have much experience with tactics games and didn't have faith in how this game could be exciting for someone with no interest in that genre. However, once I delved into the game it really extruded style in a way I hadnt thought possible for Megaten.

Plot
The game has an amazing narrative structure that is bound to it's ludo narrative. I love using ludo narrative in game design so this game marrying it's restrictions this way was a stroke of genius. I think this shonen battle structure was good as an easy to digest plot and the mixing with SOME mythology (mostly religious) was nice. The cast are recruitable and they are all mostly compelling and I like that some are just made to be unlikeable in ways that are realistic like Midori or Kaido or some are just intensely likeable like Gin, Atsuro, Yuzu and Haru.


Gameplay
The game has a weird hybrid of tactics and turn based battle BUT the game has the worst balance, If you know a handful of useful skills the game is ball achingly easy.
I do love the system of auctioning for demons and the ability to replay areas. I found that the game grew more complex over time but in a way that was a compelling balance.

Music
I have to say this is the weakest ost for me, I like a couple tracks a lot but it isn't interesting for the genre of jrpg nor does it truly stand out which is unfortunate because the music was composed by a legendary musician.

Overall Thoughts
This is one of the weirdest games to talk about because overall it's wonderful and the additions for Overclocked are great. I also think the box art goes hard.


This game is so broken and annoying it infuriates me to this day.