Super interessante e muito único. Os conceitos são profundos e criativos, e são explorados num universo bem concebido, através de uma narrativa cativante cheia de twists, onde até os red herring são bem naturais. Fora do texto, a direção é ótima e a execução técnica é excelente. Há boas ideias e bastante variedade de recursos para compor uma estrutura bem completa de gameplay. Muito bacana.

Entretanto, não consigo ignorar um fator que realmente arrasta muito a experiência com o jogo: A quantidade de missão fútil obrigatória. Eu percebi bem cedo que o jogo se exaustaria rapidamente se eu me mantivesse fazendo side quests e entregas opcionais, então passei a me focar totalmente nos objetivos principais, mas mesmo assim ainda me cansou muito a frequência com que o jogo estacionava o andamento da história e das interações importantes para me segurar apenas com missões frívolas.

O fator "walking simulator" é bem interessante a princípio, mas se desgasta demais com a quantidade de pedidos "filler" que nos são encarregados só pra tomar tempo entre cada passo da narrativa. Além de parar de inovar bem cedo, nos mantendo num ciclo repetitivo de caminhadas árduas pelas montanhas de neve. Por conta desse formato, muitas vezes eu terminava minha jogatina insatisfeito, sentindo que progredi muito pouco na minha aventura, mesmo tendo gastado um bom tempo jogando. Foi algo que fadigou consideravelmente minha relação com o jogo.

Em suma:
Muitas vezes se torna chato pelos enxertos, parece que preencheram artificialmente entre uma parte e outra, mas é uma experiência bacana. Há bastante sobre o que refletir nas camadas mais substanciais, e considerável "Kojimismo" nas camadas mais superficiais. Sem dúvidas muito ímpar.

Reviewed on Jun 15, 2022


Comments