Bio
Tudo aqui é subjetivo; mesmo que eu entre em termos técnicos as vezes, minha opinião sobre um jogo sempre vai ser influenciada pelos meus gostos e minha experiência pessoal. Ainda assim, estou aberto a debates! =]
Personal Ratings
1★
5★

Badges


1 Years of Service

Being part of the Backloggd community for 1 year

Loved

Gained 100+ total review likes

Popular

Gained 15+ followers

Pinged

Mentioned by another user

Best Friends

Become mutual friends with at least 3 others

Noticed

Gained 3+ followers

Liked

Gained 10+ total review likes

Roadtrip

Voted for at least 3 features on the roadmap

Favorite Games

BioShock
BioShock
Alan Wake II
Alan Wake II
Death Stranding
Death Stranding
Hollow Knight
Hollow Knight
NieR: Automata
NieR: Automata

052

Total Games Played

006

Played in 2024

066

Games Backloggd


Recently Played See More

NieR: Automata
NieR: Automata

Mar 15

Kingdom Hearts II
Kingdom Hearts II

Feb 16

NieR Replicant ver.1.22474487139...
NieR Replicant ver.1.22474487139...

Feb 11

Assassin's Creed Odyssey
Assassin's Creed Odyssey

Jan 27

Kingdom Hearts Re:Chain of Memories
Kingdom Hearts Re:Chain of Memories

Jan 08

Recently Reviewed See More

Tenho minhas críticas ao excesso de fanservice em Dark Souls 3 ainda queria que ele tivesse se desprendido um pouco mais do primeiro jogo e tivesse o mesmo nível de experimentação do segundo, mas ainda assim foi uma maneira excepcional de encerrar uma das sagas mais influentes da última década.

Segue sendo um jogo incrível até hoje e vale a pena demais jogar. Gameplay, direção de arte e trilha sonora impecáveis, além da lore que ajudou a fechar algumas pontas soltas na narrativa como um todo.

A última luta da DLC The Ringed City foi a despedida perfeita pra franquia e eu realmente espero que a Fromsoft não invente de fazer um 4 do nada, iria estragar o final retroativamente :b

Eu já tinha expectativas bem altas pro Automata, mas ele conseguiu superar TODAS. Se eu pudesse, dava 100 estrelas.

Não sei por onde começar pra falar bem desse jogo. Absolutamente todos os aspectos dele são incríveis. Não tem como descrever ele de outra forma que não seja "obra-prima".

O jeito que NieR Automata aborda temáticas filosóficas sobre a natureza humana, guerras, autoconsciência e a dicotomia do niilismo vs. otimismo é de longe a parte mais interessante e impactante dele, falo sem exagero que esse jogo podia ser usado como base pra muita tese acadêmica por aí. Tudo isso ainda é acompanhado de um elenco de personagens extremamente cativantes e bem escritos (e com uma dublagem monstra de tão boa, o dublador do 9S em especial deu a vida nesse papel), e uma narrativa intrigante que tá sempre te fazendo coçar a orelha pra saber o que vai ser revelado a seguir. E não é como se todo o resto deixasse a desejar.

Falar bem da visão artística, trilha sonora (essa parte em especial, Keiichi Okabe é um gênio da composição e não tem nada que se iguale as músicas dele), gameplay e apresentação é a mesma coisa que dizer que água é molhada. Qualquer um percebe isso nos primeiros 20 minutos do jogo, e daí pra frente só vai escalando pra níveis ainda mais altos. Diversos momentos desse jogo me causaram arrepios, daqueles de arregalar os olhos.

Enfim, um dos melhores jogos que eu já joguei na vida, do tipo que me faz ser grato por esse formato de mídia existir e permitir que histórias sejam contadas de um jeito tão pessoal e introspectivo. Não acho que NieR Automata funcionaria tão bem se não fosse especificamente um videogame.

Tá cedo pra dizer, mas provavelmente vai entrar pro meu top 5. Yoko Taro é um gênio. E ah, joguem o Replicant antes se puderem! É recompensador demais.

"Acima de tudo, não perca seu desejo de seguir em frente."
- Kierkegaard

Zerei de novo recentemente e achei que o meu costume com a rapidez e polimento dos jogos mais recente da From iam em fazer estranhar voltar pra Dark Souls 1, mas mesmo tendo um período pequeno de adaptação, esse jogo continua uma obra prima.

Não é a toa que foi um marco da indústria e literalmente deu origem a um sub-gênero novo (sei que já tinha Demon Souls antes, mas Dark Souls aperfeiçoou a fórmula e foi quem realmente trouxe a Fromsoftware pro mainstream). Um dos jogos mais importantes da minha vida, sem sombra de dúvidas.