Rejoga-lo após 3 anos mantendo uma opinião rasa e fraca sobre o mesmo foi uma das melhores decisões que eu pude tomar nos últimos tempos, meus 2 meses de jogatina explorando o mundo de RDR2 como eu não havia em 2020 foi uma experiência mais do que fantástica, foi algo único que pouquíssimos jogos conseguem replicar igual ou semelhante. "Começando do começo", a gameplay é um padrão Rockstar, o que para mim já ta de um ótimo tamanho: pega tudo visto em RDR1 e GTA 5, soma, aprimora e adiciona novas mecânicas as quais foram muito bem vindas aqui, muito embora não tenha nada de "inovador" referente a isso. Muito bem feita e bem acabada, a gameplay é um dos pontos altos desse jogo, é sempre muito bom fazer tudo em RDR2 mesmo as partes mais chatas, porque a jogabilidade é muito mas muito gostosa.
Toda parte cinematográfica (abrangindo trama, personagens, narrativa, direção e etc) são o ápice da Rockstar nesse game, é impressionante o nível de escrita que conseguiram desenvolver para aprofundar cada personagem, os quais tem um papel fundamental na trama que é PERFEITA, ver o desenrolar dos acontecimentos conforme os capítulos avançam até chegar no trágico final é uma sensação dolorosa porém muito emocionante, é qualitativamente impecável. Arthur Morgan para mim foi o melhor protagonista de todos os tempos, ver seu arco de redenção sendo construído aos poucos é lindo e comovente, a atuação impecável do Roger Clark que deu tanta vida pro personagem só melhora tudo. Mas não só ele porque toda a gangue é perfeita, os personagens são muito bem escritos e atuados e a relação entre eles os fazem parecer uma família problemática porém muito bem unida, é algo que esse joogo faz perfeitamente. A direção do jogo é EXCELENTE da mesma forma, algumas missões são de uma cinematografia tão incrível, a que mais me encanta é a "Veneno Americano", a missão final do game, sério só de ouvir a trilha começar enquanto controlamos John Marston para por um fim em determinado assunto é algo que me arrepia toda vez que jogo ou vejo.
Agora sobre a parte que o game mais brilha e triunfa: o mundo aberto. Acho que tecnicamente falando, não existe nada perto do que a Rockstar Games conseguiu aqui, é de outro nível, bizarro ver tanta qualidade assim. Explorar o mundo com o Arthur foi sem dúvidas o melhor que fiz no jogo, descobrir cada pedacinho do mapa e encontrar tantos segredos, personagens, atividades, animais ou seja o que for foi muito satisfatório, eu mal tinha vontade de fazer missões pois preferia mil vezes dar uma volta, caçar animais para fazer novos trajes, explorar cada cabana para ver historias ou adquirir itens, ir atrás de animais lendários, fazer side quests, ir atrás de mistérios ou segredos, etc. O mundo tem uma vida tão orgânica que parece que cada grama foi programada individualmente, é algo de se parabenizar porque não é nenhum pouco fácil chegar num nível qualitativo tão alto assim, e somado a isso, o mundo sempre é cheio de surpresas, em inúmeras vezes eu chegava em uma cabana achando que era "só mais uma" e me encantava com algo diferente, seja um evento (como aquele "casal" de irmãos que te envenena) ou algo único ou bizarro (como uma cabana cheia de bizarrices perto de Annesburg, assustador). O mundo é lindo, repleto de cenários e áreas belas como campos floridos, riachos, fazendas, cidades pequenas e rurais, densas florestas, pântanos, cavernas, cachoeiras, desertos e entre outras várias que fazem da ambientação do jogo ser divina, ainda mais que todas essas te permitem explorar cada cantinho que sempre é cheio de algo novo que você não tenha visto ainda. Toda composição de elementos fazem desse para mim, o mundo aberto SUPREMO dos jogos, é realmente MUITO mas MUITO bem feito, nada se iguala.
As side quests em sua grande maioria são muito boas também, como a questline dos pistoleiros lendários ou a dos peixes, ou algumas bem icônicas como a do serial killer que você vai encontrando pistas pelo mapa, ou a do Marko Dragic e seu robô, enfim são muitas que abordam mecânicas diferentes e adicionam muito para jogantina, algumas são até importantes para construção do Arthur, é fundamental faze-las para entender o personagem. No geral, todas as atividades secundárias são ótimas e agregam muito para a exploração e no jogo como um todo, até os colecionáveis são divertidos de ir atrás para ser recompensado depois.
Agora o único ponto que eu não gosto de Red Dead 2: o game design das missões. Cinematograficamente falando algumas são épicas, marcantes e super memoráveis mas mesmo nessas o game design atrapalha muito, sério é sempre tudo guiado e scriptado o jogo não te da liberdade para fazer NADA que não seja seguir o maldito script, teve vezes que eu me distanciei 5 cm da gangue e a missão FALHOU, tipo WTF?????? É muito chato mesmo, ainda mais de um jogo que te da tanta liberdade para explorar o open world mas chega nessas partes e tudo decai, me sinto num jogo extremamente linear que não quer te deixar jogar. Além disso, muitas missões são MUITO monótonas e não agregam em nada, principalmente no epílogo do jogo (que eu detesto por sinal): vá de cavalo do ponto A ao B ouvindo papo furado e pronto, fim da missão. E tem vezes que o jogo SELECIONA ATÉ AS ARMAS QUE TU TEM QUE USAR, e isso me pega muito, nem meu estilo de gameplay posso escolher? É algo tão mas tão simples, mas a Rockstar parece não aprender. Por mais que tenha esse problema ele não me incomodou tanto, porque sempre que me chateava com isso eu só voltava pro mundo que eu tanto amava dar uma explroada e conhecer de tudo que podia, e como disse, muitas missões são muito bem feitas e as vezes o script não me abatia tanto.
Escrevi muito e mesmo assim sinto que nem arranhei os ceús de Redemption 2, eu amei as minhas 130 horas que passei jogando nos últimos meses, amei reconhecer melhor uma obra que eu menosprezava tanto, ainda mais sendo a prequel de um dos meus jogos favoritos de todos os tempos, prequel essa que agora amo até mais do que o primeiro game. Contudo, tranquilamente afirmo que RDR2 se trata de um dos melhores jogos de todos os tempos, espero que tudo visto aqui seja ampliado nos futuros projetos da Rockstar Games, e espero também reviver uma dinâmica de jogo tão excelente assim de novo, seja em GTA 6 ou em algum outro game.




Reviewed on Mar 31, 2023


Comments