Veredito: Brilhante. Genial. O jogo mais inteligente e tocante que já joguei.

Talos não é só top 3 jogos da minha vida. Talos é o que eu mostraria pra qualquer pessoa que perguntasse por que eu gosto tanto de Videogame. Talos é o que eu gostaria que todo mundo jogasse pelo menos uma vez na vida.

É fácil não gostar dele. Achar que é muito pretensioso, um jogo metido a intelectual. Ou então não ter saco pros puzzles e pras dezenas de textões. Mas isso é porque Talos prova de uma vez por todas que jogar um jogo, ver um filme ou ler um livro é uma experiência muito pessoal, e sempre vai ser.

E Talos é um jogo extremamente pessoal. É íntimo, é autoral, é um jogo pra ir conhecendo aos pouquinhos. Talos mistura filosofia materialista, mitologia religiosa e ciência da computação. Ele é confuso, tem puzzles extremamente cabeludos e muitas vezes não faz o menor sentido. Descobrir e entender Talos dá trabalho, e faz parte do pacote. E puta que me pariu, como eu adorei esse pacote.

Gostaria de um dia jogar de novo como se fosse a 1ª vez, mas (in)felizmente ele já tá tatuado no meu cérebro.

Reviewed on Jul 28, 2021


20 Comments


1 year ago

This comment was deleted

1 year ago

Tou vendo que desde que criei minha "lista oficial para recomendar Talos" o engajamento nesta análise deu uma subida. Então queria só avisar que ela tá super resumidinha.

Uma análise mais completa, que eu entro em alguns detalhes da história e ambientação sem dar spoilers, e falo brevemente das mecânicas de puzzle, é esta aqui.

1 year ago

Bela review amigo, irei comprar algum dia. Só espero que não fique sem saco pros puzzles =P

1 year ago

O quanto você teve saco pra Portal, Portal 2 e pros shrines fo Breath of the Wild? =P

1 year ago

Quando eu jogar eles te aviso! KKKKKKK

Eu tenho ambos os Portals no meu Xbox e pretendo jogar esse ano ainda. Catherine é o melhor jogo de puzzle que já joguei, me diverti horrores jogando ele. Não é nem questão de desgostar de jogos de puzzle, é que as vezes dou uma cansada quando empaco e demoro pra pedir arrego pra ver guia (quase nunca).

1 year ago

Porra, aí fica difícil de te defender! XD

Os puzzles de Talos não têm nada a ver com Catherine, hahahaha

Quais Zeldas ou dungeon crawlers 3D tu já jogou?

1 year ago

cara eu tbm tenho a mesma preguiça pra jogo de puzzle, mas eu fiz todos os shrines de Zelda kkk eu acho que são vários motivos por eu gostar, talvez por ser algo que não necessariamente te impede de prosseguir no jogo mas sim o contrário, por trazer mesmo que de forma besta uma noção de recompensa, mas eu acho q o principal era pq dava uma quebra na gameplay de exploração do mundo aberto, dava um alívio quando eu encontrava um templo novo kkk daí eu ficava mó cota preso nos puzzle sem nem achar chato, e com isso até fazia eu ficar mais tempo jogando sem enjoar do jogo no geral

1 year ago

@CDX, Zelda ainda nenhum, me perdoe, nunca tive um console da Nintendo :/. Mas sinceramente eu acho que iria curtir os puzzles dele, já que ele é um jogo de aventura com os puzzles fazendo parte do jogo em si. Um jogo que é assim e ainda dizem bebe muito de Zelda que eu curti foram os Darksiders, especialmente o 2 que eu adorei.

E falando no Talos, eu vi umas screenshots e caramba, que jogo bonito. Já ganhou pontos comigo só nisso.

1 year ago

Bom, imaginem versões mais difíceis dos puzzles das dungeons de Zeldas 3D e vocês já sabem o que esperar. =P

(sim, Talos é LINDÃO)

1 year ago

Então... Acontece que Talos não é um "jogo de aventura com puzzles". Ele é um jogo de puzzles e só. =P

Agora vai lá emular Twilight Princess e Ocarina, pelamor. :v

1 year ago

"versões mais difíceis dos dungeons de Zelda 3D"

Oh não... Eu como não gosto de Zelda, fiquei preocupado agora.

1 year ago

Assim, Geno, o 1° mundo é ridicularmente fácil. Joga lá até entrar e sair do templo de Elohim, e vê se o jogo te fisga. Porque dali pra frente vai ser basicamente puzzles naquele estilo só que mais difíceis, e a história vai ficando mais compreensível e mais tensa.

1 year ago

Tu gosta de Portal?

1 year ago

@CDX gosto bastante.

1 year ago

Então acho que tu sobrevive a Talos. =P

Como eu disse, joga o 1° ato (até tu sair do templo de Elohim pela 1a vez) e vê se os puzzles ficam muito insuportáveis pra você. Porque dali pra frente vai ser mais ou menos os mesmos tipos de puzzle. Acrescentando mecânicas novas e tals, mas já vai ter dado pra tu saber se é diferente o bastante das dungeons dos Zeldas 3D pra não te incomodar.

São puzzles do tipo "como eu chego daqui até ali?", de observação espacial e raciocínio 3D. De novo: puzzles mais "puros", mais "nus e crus", sem o aspecto de action-adventure.

1 year ago

@CDX entendi, meu problema com Zelda não é só os puzzles, mas a franquia inteira não me chama atenção, os únicos que zerei foram o primeiro, o segundo e o remake do Link's Awakening.

1 year ago

Ah, tu nunca jogou um Zelda 3D? Então não vai entender a comparação. =P Os puzzles desses Zeldas que tu jogou são bem diferentes dos 3D.

E tirando essa leve semelhança com puzzles das dungeons 3D da franquia, Talos não tem muita coisa a ver com Zelda.

1 year ago

De 3D só joguei o Twilight e o Skyward Sword, mas foi muito pouco quando eu era muito pequeno.

1 year ago

This comment was deleted

1 year ago

Estou tão curioso para jogar este jogo, dei de presente para um amigo meu e ele rasgou elogios. Agora comprei um e pretendo jogar ainda esse ano.

1 year ago

Aguardo review. 👀

1 year ago

não mexa com nós fãs de Talos
somos 1 pessoa
(CDX)