Veredito: O Banjo 3 que sempre sonhamos, no melhor e no pior.

'Sucessor espiritual' de cu é rola: Yooka-Laylee é continuação direta dos Banjo-Kazooie, até o último detalhe. Não é só a dupla de animais falantes num coletaton feito pelas mesmas pessoas. A personalidade dos personagens é idêntica (Yooka = Banjo, Laylee = Kazooie, sem tirar nem por), boa parte das técnicas é análoga, os mesmos trocadilhos, o hub, colecionáveis, fases... tudo. Tiveram a audácia de deixar até a capa do jogo e a tela de pause iguais às de BK!

Infelizmente isso traz todos os ônus de um plataforma 3D noventista, mesmo depois de vários patches: a câmera é um lixo, a performance tropeça às vezes, algumas missões se repetem demais, e a falta geral de polimento é ridícula. Sim, Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie também tinham todos esses problemas em algum grau, você que é nostálgico e não lembra. Mas muitas vezes Yooka consegue ser pior: as músicas são boas mas não tão perfeitas quanto as da época, e COMO DIABOS eles conseguiram destruir a mecânica de voo e o último chefe, coisas que BK já tinha acertado na mosca em 1998... é algo que nunca vou entender.

Dito isso, Yooka-Laylee é um jogo incrível. Os gráficos e sons são lindíssimos e mega charmosos, o humor típico dos jogos anteriores está super presente, os colecionáveis são uma delícia de procurar e pegar, as fases são maravilhosas tanto na estética quanto na mecânica... Enfim, o carinho dos devs pela obra é palpável, em cada detalhe. Sim, ele foi MUITO mal testado, não dá pra negar. Espero de verdade que a Playtonic faça um Tooka-Laylee com o polimento que este aqui deveria ter tido. Mesmo assim, é uma aventura de caças ao tesouro divertidíssima, deslumbrante e gigantesca, com tudo o que tem direito.

Se você é fã de longa data de Banjo como eu e sempre quis um Banjo 3, aqui está ele.

Reviewed on Jan 03, 2022


3 Comments


2 years ago

Se considera fã de longa data mas não chama a sequência de Banjo-Threeie. Enfim, a hipocrisia.

2 years ago

[sad copyright noises]

2 years ago

Engraçado é que sempre surge boato da Playtonic fazer o Banjo-Threeie ou um remake do Kazooie 1. Ela desmentir isso no Twitter já virou praticamente evento mensal, hahaha

Mas ela também já disse que aceita se a Microsoft convidar. 👀