Veredito: É divertidinho e tem um visual MUITO FOFO, mas não passa disso.

Sei lá, acho que fui com as expectativas erradas. Todo mundo fala TÃO BEM de Kirby, o único da franquia que já joguei antes - Canvas Curse - é super criativo, e já vi dizerem que Triple Deluxe é um dos melhores... Esperava mais.

Não me entenda mal, é um plataforma 2D bacaninha sim. Várias fases são muito criativas, ele usa bem o giroscópio pra alguns puzzles, tem músicas bacanas, brinca bem com os 3 planos (quase sempre vai ter coisas no fundo ou na frente interagindo com você, e várias vezes você vai pular de um plano pro outro, é bem legal), e a direção visual super fofolete VAI te fazer vomitar arco-íris, ACEITA QUE DÓI MENOS.

Mas comigo, o foco excessivo em ser uma experiência tranquila saiu pela culatra. Em algum momento no meio da partida ele deu a volta e ficou só meio chato mesmo, que nem aquela piada do "primeiro jogo para um bebê". Tipo, o pulo duplo faz você flutuar, o que é legal, mas diminui DEMAIS a velocidade de um personagem que já é meio lento. É como se os devs tivessem botado essa freada na hora de flutuar caso você queira que ele seja um jogo mais fácil ainda do que já é, tá ligado? Só que como várias vezes flutuar é algo exigido pelas fases, acaba só sendo um facilitador que te deixa lerdo sendo empurrado goela abaixo.

No começo era bem maneiro passar pelas fases com o cérebro desligado, só curtindo os gráficos e as músicas, mas acho que o jogo ficou inchado demais pra pouca variedade que tinha. Inimigos comuns se repetem demais, subchefes se repetem demais, puzzles extremamente parecidos se repetem demais, os mesmos usos básicos pras mesmas habilidades se repetem demais, e aí não importa o quão bacanas essas habilidades sejam - estou olhando pra você, Supernova - sempre tem a hora de parar. Mas Kirby Triple Deluxe não entende isso, e olha que até que ele é curtinho.

Como se não tivesse gordura o bastante, ao zerar destrava uma campanha com o Dedede que é... só a mesma jornada de novo mesmo. É isso. Dedede tem exatamente os mesmos controles do Kirby e passa exatamente pelas mesmas fases, chefes e subchefes. Porém sempre com o martelo, e agora sem ter nem os colecionáveis pra pegar.

Mas a campanha do Dedede tem um chefão final novo que é bem foda, vá lá.

Como eu disse, Triple Deluxe é muito bom quando ele quer. Só que ele não quer o tempo todo. E quando não quer, ele é só um joguinho normal mesmo, bem morno, nem muito bom nem horrível. Eu é que fui esperando algo fodão, por toda a fama da franquia.

Se Triple Deluxe tivesse 1/3 ou 1/4 do tamanho que tem, sem ficar repetindo batalha e puzzle desnecessariamente, ele seria CONSIDERAVELMENTE mais divertido e mais rejogável, com toda a certeza. Mas parece que os jogos têm que ter uma cota mínima de horas de duração, pra justificar preço ou dizer que tem conteúdo o suficiente ou porque sei lá que caralhos, então duvido que eu vá voltar pra ele tão cedo.

Reviewed on Feb 07, 2023


13 Comments


1 year ago

A 1ª pessoa que vier zoar com "só não gostou de Kirby porque tava querendo a velocidade do Sonic" e afins será instantaneamente sugado pela supernova. :v

1 year ago

Estou começando a achar que talvez Kirby não seja pra você. Boa parte dos problemas que você mencinou são elementos que muitos jogos principais da série tem em comum, então é melhor um pouco as expectativas se for jogar outros Kirbys.

1 year ago

Quis dizer abaixar as expectativas.

1 year ago

..............................

1 year ago

@Yansergamer94 Sim, esse jogo me deu exatamente essa impressão: talvez a franquia só não seja pra mim mesmo, e vida que segue. Só fiquei bolado porque, puts, Canvas Curse era tão legal... XD

...confesso que ainda tenho altas expectativas pro Forgotten Land. 👀 Mas dificilmente vou jogar outro Kirby novo daqui pra lá.

1 year ago

...e certeza que o @Geno123 quer me bater. :v

1 year ago

se segura geno, eu te entendo

1 year ago

Veredito: Bicho escroto rosa

=P

1 year ago

eu fiquei exatamente assim com o Triple Deluxe e ADOREI o Planet Robobot que lançaram em seguida, achei bem mais inventivo e carismático, talvez valha você tentar

1 year ago

@Hunyoshi 👀

@gabtoshi o Robobot tá na fila. Mas acho que depois dessa vou dar um tempo sem kirbys novos. =P
O que eu gosto em Kirby é a "power trip" de simplesmente destruir tudo no caminho. Mas com ideias repetidas e campanha esticada fica difícil mesmo.
Um dia vou chegar nesse daí.

1 year ago

É uma boa entrada para a franquia Kirby, você diria?
Sempre quis jogar Kirby por causa dos designs de personagens e atmosfera que me atraem muito, mas é tanto jogo que eu nem sei por onde começar :/

1 year ago

@spmajima Cara, eu não sou o maior manjão de Kirby então não sou a melhor pessoa pra responder isso. Como ficou óbvio pelo texto, não achei ele um jogo tão bom assim. Ele certamente é acessível e bonito, então nesse sentido pode ser uma boa porta de entrada.

@noventaporcento A habilidade da supernova COM CERTEZA vai atender a essa power trip pra tu. XD