Sonic Frontiers é o mais novo jogo do Sonic, porém, ele não é só mais um jogo qualquer da franquia, é a nova direção da série, sendo tão diferente quanto Adventure e Unleashed, mas será que Sonic Frontiers é um bom jogo mesmo com algumas polêmicas ? A resposta é sim, ele é um ótimo jogo !

O jogo foi anunciado na Sonic Central de Maio de 2021 e desde aquele dia, eu fiquei bastante hypado, mas ao mesmo tempo com medo de ser um "Sonic Forces 2", o que eu estou dizendo com isso é que eu não queria que fosse só um jogo Boost mediano e sim uma revolução dentro da franquia, muito tempo se passou e em junho de 2022 finalmente tivemos uma gameplay, postada no canal da IGN e isso gerou uma baita polêmica na época, eu particularmente tinha gostado bastante do jogo mesmo com aqueles vídeos ruins da IGN, mas a internet ficou bastante decepcionada por causa que além da IGN jogar que nem uma lesma  fazendo natação no Sesc, o jogo estava "vazio" e os mundos estavam bem realistas ao estilo Sonic na Unreal Engine, o que estranhou quase todo mundo, depois disso tudo, o jogo foi mais bem recebido pelos fãs, eu sempre estive bastante otimista com esse jogo e não fiquei decepcionado.

Agora falando do jogo mesmo, os gráficos são bastante bonitos, finalmente temos um jogo mais bonito que o Unleashed ? Eu diria que sim, o sistema de dia e noite ficou muito bonito, as Open Zones possuem cenários realistas mas ficaram muito bonitos, mesmo sendo bem diferente dos jogos do Sonic, eu joguei pelo Nintendo Switch e até no Switch o jogo está bastante agradável, não tenho nada a reclamar da versão do Switch, no geral é com certeza bem mais caprichado do que o Forces !

A história é outro ponto alto, fazia muito tempo que Sonic não tinha histórias tão interessantes como a série Adventure e Unleashed, Sonic Frontiers provavelmente tem a melhor história da série, eu adorei o fato deles lembrarem personagens e eventos do passado, como os Black Arms do jogo do Shadow, a batalha do Eggman e Tails na Station Square e até mesmo aquela vergonha do Chaos 0 e Tails no Forces... Os amigos do Sonic como Tails, Knuckles e Amy estão nesse jogo, eles estão presos no Cyberspace e não podem interagir com o Sonic fisicamente, assim o Sonic precisa coletar os itens mnemônicos, eles são necessários para o decorrer da história, a Sage é a nova personagem de destaque desse jogo, no começo ela aparentemente é uma vilã mas depois ela muda com o passar da aventura, gostei bastante dela, além disso, o jogo apresenta uma nova raça chamada Os Antigos (ou The Ancients), eles são seres misteriosos que envolvem os Kocos e que possuem um grande papel na história do jogo contada em Flashbacks,  em questão de aparência lembram bastante o Chaos 0, já existem teorias que ele é um dos Antigos também, era esse tipo de coisa que faltava no Sonic, porque isso aumenta o universo da série e fica muito mais interessante, o Ian Flynn definitivamente fez um ótimo trabalho e espero que ele continue a participar dos jogos !

Os mundos desse jogo se chamam Open Zones, eles as áreas grandes do jogo, existem 5 ilhas que compõem o arquipélago chamado Starfall Islands:

1- Kronos Island: a primeira ilha do jogo, é um lugar que possui florestas e etc, o Titã da ilha é o Giganto.

2- Ares Island: a segunda ilha do jogo, basicamente é um deserto gigante, o Titã da ilha é o Wyvern.

3- Chaos Island: a terceira ilha do jogo, é um local que possui um vulcão e lava, o Titã da ilha é o Knight.

4- Rhea Island: a quarta ilha do jogo, é bastante parecida com Kronos Island com a presença de torres, essa ilha não possui um Titã.

5- Ouranos Island: a quinta e última ilha do jogo, bastante parecida com Kronos Island também, o Titã da ilha é o Supreme.

No geral, é bastante divertido explorar essas ilhas, o mapa começa bem limitado, mas cada vez que você concluí um Puzzle, uma parte do mapa é liberado, quando todos os Puzzles resolvidos, além do mapa completado, você pode usar o Fast Travel (apesar de que isso não vai ser útil porque você já fez tudo nele), as ilhas não são tão grandes ao ponto de encher o saco, na verdade se comparar com outros jogos de mundo aberto, são bem pequenas, não tenho uma ilha favorita mas a Rhea Island infelizmente é a mais fraca, já que o único objetivo é ir até as torres, ela não tem exploração.

O Sonic possui um sistema de combate, além dos movimentos clássicos dele como Homing Attack, agora o Sonic tem uma Skill Tree, ele pode lançar vários socos, chutes, tornados, raios e etc ! Os golpes são bastante poderosos e apelões, eles facilitam bastante as coisas.

Nas Open Zones, temos também os Kocos Ancião e o Eremita, eles aumentam os atributos do Sonic, o Koco Ancião pode aumentar a velocidade e a  quantidade de anéis se você levar uma certa quantidade de Kocos e o Eremita pode aumentar a força e a defesa, além de conseguir podem alterar a distribuição de níveis de anéis e velocidade, eles são bem úteis pois são a única maneira de melhorar o Sonic.

Existe uma área isolada do resto do jogo que o Big the Cat retorna, sim, o Big the Cat em um jogo principal da série depois de tanto tempo ausente, a mecânica de pesca está de volta, basta coletar as moedas roxas que estão espalhadas nas Open Zones e aí você poderá pescar, ela está BEM melhor e mais simplificada também, o Sonic pode pescar várias coisas, como peixes e outros animais do mar, além de tickets para você pescar sem gastar moedas roxas, itens bastante específicos como alguns inimigos clássicos e a placa do final de fase dos jogos clássicos, mas os principais itens são os Egg Memo, são áudios do Dr. Eggman que ajudam aumentar a lore do jogo, fazem referências aos jogos passados também.

Agora que já falei brevemente das Opens Zones, temos as fases de Cyberspace, elas são boas... Mas podiam ser um pouquinho mais criativas, principalmente nos temas, existem só 4, Green Hill, Chemical Plant, Sky Sanctuary e Cidade, isso fica bastante repetitivo, as fases em si na grande maioria são fases recicladas do Sonic Adventure 2, Unleashed e Generations, são bem divertidas porque são as fases dos jogos anteriores, o Level Design é idêntico, o que muda são apenas os gráficos, meu problema com essas fases é que a SEGA não falou (e nem fala) em nenhum momento que as fases são uma homenagem aos jogos antigos e blá blá blá, parece que só pegaram pra agilizar o desenvolvimento do jogo, foram os fãs que perceberam essa maracutaia, não estou reclamando do fato de serem recicladas mas sim da SEGA falar como se todas as fases fossem novas.

Os chefes desse jogo são outro ponto alto, com certeza são os melhores chefes da franquia, os Titãs estão em todas as ilhas (com excessão da Rhea Island), nessas batalhas usamos o Super Sonic para lutar com eles ! Isso dá uma imersão muito épica, os Titãs são muito legais, os meus chefes favoritos são o Giganto, Supreme e o Chefe Final, falando dele, ele só está disponível se você jogar na dificuldade Difícil, a gameplay muda bastante com ele, meu único problema com ele é o design que não vou falar por motivos de Spoilers mas é bem decepcionante.

Para terminar, a trilha sonora, ela é excelente como na grande maioria das vezes, as músicas cantadas são as melhores músicas do jogo e algumas das melhores da franquia, temos em torno de 6 temas principais ! Não vou mencionar as minhas favoritas porque eu já falei disso na minha lista das trilhas sonoras favoritas, hoje em dia não mudou tanta coisa desde o dia que postei a lista.

Sonic Frontiers é um excelente jogo e virou o meu Sonic favorito de todos, eu não sei explicar, gostei de tudo nele, estou bem satisfeito com esse jogo, não estou decepcionado de jeito nenhum, na verdade superou minhas expectativas, mas ainda assim felizmente foi anunciado que o jogo vai receber 3 Updates de graça ! O primeiro deles lançou hoje mesmo (22 de março) e tem bastante coisa, mas o verdadeiro Update será o 3, que vamos jogar com outros personagens ! Enfim, nós nos vemos na próxima Review e FALOUUUUUUUUU !

Reviewed on Mar 22, 2023


1 Comment


1 year ago

O sonic fronteiras parece ser bom 😳😳