Antes de mais nada, quem diz que o combate desse jogo é bom para época que foi lançado ou é muito jovem ou nunca jogou nenhum RPG lançado antes de 2007. Quando The Witcher 1 saiu eu já jogava tons de RPGs e os combates não eram esse desastre. Na verdade, se fazer uma pesquisa em inglês no Google é fácil encontrar criticas de 2007, 2008 e 2009 de pessoas odiando essa gameplay. No entanto, se o seu problema com esse jogo é apenas o estilo de combate, então sugiro dar uma chance ao menos até metade do capitulo 2, pois foi quando eu me acostumei e comecei até a gostar do jogo (o que não durou muito).

O meu problema maior com esse jogo foi o backtracking (ter que ficar indo e vindo o tempo todo, levando respostas e trazendo respostas para npcs sem a oportunidade de ter se quer um cavalo para acelerar o processo). "ah, mas isso é comum em rpgs", sim, mas na maioria deles você se sente recompensado de alguma maneira e em The Witcher 1 não foi o caso para mim. Até metade do capitulo 3 eu realmente estava gostando muito, até que as quests secundarias começaram a ficar maçantes e de repente eu já não estava mais interessado na história do jogo (que sim, é boa, mas tortura psicológica tem limite). Sides-quests é algo opcional, eu sei, mas tem algumas em The Witcher que valem a pena pela história, mas às vezes se prologam demais, além do fato de não ter como você saber qual vai valer a pena e qual vai ser uma simulação de MMO te mandando matar não sei quantos bichos e tal. Ah claro, sem contar as quests que você tinha de fazer em determinado horário, mas não avisavam e dai você ficava que nem um biruta procurando o npc pela rua e nada do cretino.

O mundo de The Witcher 1 é bonito, mas é repleto de npcs com a mesma cara — outra coisa comum em jogos grandes, mas alguns npcs deveriam ter uma identidade própria, mas os devs estavam com muita preguiça pelo visto. O jogo tem diversas referencias aos livros e tem forte ligações com um dos contos do primeiro livro (conto que é adaptado na animação do inicio do jogo), você não precisa ler para entender, mas eu senti que minha experiência foi mais completa por ter lido o livro.

No geral eu acho que se você quer conhecer o jogo deveria dar uma chance, principalmente pelo preço absurdamente barato durante a sale. Pra mim o modo correto de apreciar uma franquia é começando pelo primeiro jogo, pois caso o contrario você geralmente vai se decepcionar com gameplay, gráficos e história se tiver começado de modo decrescente. Claro que quando os games são de gerações diferentes corre o risco de você não gostar de qualquer modo porque as mudanças vão ser drásticas. No caso de The Witcher eu nem acho que seja culpa de geração diferente, o jogo so não é para mim mesmo.

Mas confesso que achei a ambientação, a historia nos três primeiros capítulos e o senso de investigação e aventura muito gostosos. O gráfico não é ruim para sua época também.

Reviewed on Jun 05, 2023


Comments