Uma ideia simples com uma execução genial.

Eu já havia zerado ano passado no PC(por meios ilegais, se é que me entende), recentemente um amigo veio em casa e eu comprei pra gente jogar multiplayer no Switch, embora a gente ainda não tenha terminado, eu aproveitei pra zerar novamente e platinar agora que tive oportunidade.

Logo de cara, Cuphead não seria tão bem sucedido se não fosse os visuais, com esse estilo cartoon todo feito á mão e esse carisma gigantesco, o jogo é cheio de referências, mínimos detalhes e uma direção de arte única, em questão de gráficos e direção de arte o jogo é perfeito, um real show e um exemplo de quão bem feito um jogo deve ser, independente se seja indie ou triple way.

A trilha sonora é algo que colabora muito bem com o visual, a sonoplastia é ótima, nenhum som é irritante e na verdade, são bem satisfatórios. As músicas são muito boa, remetem bastante á desenhos antigos e á época que o jogo gosta de referenciar, além de bem vareada.

A gameplay também é muito boa, a jogabilidade além de fluida, também possui muita diversidade de ataques, movimentos, melhorias, coisas que faz o jogo ficar mais variado e também dar mais liberdade para os jogadores, afinal, cada um pode se identificar com uma ou outra variação específica, graças á grande variedade na gameplay.

O jogo tem diversos bosses(afinal, é a principal mecânica do jogo) e algumas fases Run N' Gun, as fases são bem simples, mas eu pessoalmente gosto delas, tanto para conseguir moedas e por serem divertidinhas... Mas os bosses são um espetáculo.
Visualmente, cada um é muito único e cada um é muito divertido, todos são bem desafiadores e embora difíceis, nenhum é injusto ou mal planejado(fora algumas exceções no expert, mas isso falo depois), no geral, o jogo pode realmente dar um certo trabalho, mas cada vez que você sabe passar de cada boss ele fica até de certa forma fácil, é um tipo de dificuldade que se baseia mais em esforço e prática do que o jogo realmente ser NOSSA, QUE DÍFICIL, além de cada boss ter um padrão único, então sempre se tem um desafio novo.

Bom, agora falando do meu único defeito com ele, é algo que felizmente não atrapalha quem quiser zerar normalmente ou platinar, além de algo pequeno, que é o fato que fazer um rank perfeito em fases de avião é horrível pois o tempo limitado pra fazer um bom rank não se aplica á esse estilo de boss, que demanda muito mais tempo, imagino que pra quem quiser fazer rank perfeito deva ser um inferno. Além disso, no expert eu sinto que não souberam planejar muito bem a dificuldade em algumas fases assim, tudo na tela é muito grande, isso atrapalha demais tornando as vezes bem injusto, não querendo chorar por dificuldade ou algo do tipo, até porque eu amo jogos difíceis quando a dificuldade é realmente bem executada, mas é gritante a diferença entre batalhas normais e batalhas aéreas, da pra ver que eles sabiam bem o que estavam fazendo nas fases normais e nas aéreas só decidiram aumentar a velocidade, quantidade de projéteis e se vira.
Outra critica, mas essa é beeem bestinha, é a adaptação de alguns nomes que acabam perdendo um pouco da essência e se tornando outros nomes, mas isso não incomoda a experiência, sem falar que o jogo tem tradução afinal, e isso por si só já é uma grande qualidade, tem empresas grandes que até hoje não fazem isso direito.

Enfim, era isso, um jogo simples mas com execução (quase) perfeita, bem divertido e bem carismático acima de tudo, quando tiver oportunidade pretendo jogar a DLC, mas enfim, Cuphead é um daqueles indies que eu com certeza recomendo.

Reviewed on Feb 25, 2023


Comments