Primeiramente, o jogo é bem ultrapassado. Tanto hoje, em 2022, quanto quando ele saiu, em 2007. Talvez até na década de 90 ele já seria ultrapassado. Ele precisa mesmo do remake que a CD anunciou.

Mesmo sendo ultrapassado, o jogo não é de todo ruim. A jogabilidade exige um tempo pra você se acostumar, mas não é complexa, difícil ou horrível como falam. É só estranha. E a partir do meio até o fim, ela se torna muito fácil se tu upou seus atributos bem.

Também, diferentemente do que costumam falar do jogo, a alquimia não é complexa. Basta apenas coletar tudo que é planta que tu achar enquanto explora e saquear os corpos dos inimigos e monstros e guardar as bases alcóolicas. Pronto, tu não precisa nem pensar na alquimia pelo resto do jogo.

Eu particularmente achei a história bem fraca, principalmente se tu comparar com os livros. Eles tentaram seguir a partir do último livro, mas deram umas desculpas bastante fraquinhas pra lore. Porém, as quest secundárias são legais e é interessante como eles lembram de certos acontecimentos dos livros pra ter como base pra novas missões.

Acho que por ser o primeiro projeto da CD e saber que eles melhoraram muito no 2 e principalmente no 3, não é necessário julgar pesadamente os gráficos. Muitas skins de personagens se repetem e as vezes tu confunde um com o outro, mas nada que atrapalha realmente. Já a soundtrack é boazinha, passa o ar medieval sem nenhum problema, e eles até reutilizaram algumas nos jogos seguintes pelo que ouvi.

Enfim, recomendo o jogo?
Eu diria que depende. Se tu leu os livros e gostou e quer ver como eles continuaram a partir do fim de A Senhora do Lago, vai fundo. Se tu jogou o 3 e quer ver mais sobre a franquia, também recomendo, porém avisando que não tem a mesma qualidade do 3, obviamente. Mas se tu quer começar a franquia direto pelo 1 e não quer ler os livros, pra você eu recomendaria ir direto pro 2 ou pro 3 e esperar o Remake desse, você pode gastar muito a cabeça com os probleminhas do jogo e desistir da franquia por causa disso.

Reviewed on Dec 12, 2022


2 Comments


1 year ago

Hm... ai complica, a história é provavelmente o maior que me faz querer dar alguma chance. Ainda não li os livros e acho que não me incomodaria mesmo sendo datado, mas o maior fator que me faz querer dar uma chance é seu plot.

1 year ago

Tu pode vir a gostar da história se não leu os livros, o jogo não tem a mão do criador de The Witcher, então é claro que a qualidade da narrativa vai cair. Se tu não se importa com os problemas, dá uma chance mesmo, como eu disse, o jogo não é de todo ruim.