Só pela capa dá pra ver a evolução do Witcher 1 para o 2. Basicamente todas as desculpas que existiam pra tu não jogar o primeiro deixaram de existir com o 2.

Gráficos muito melhores e outra jogabilidade totalmente diferente do 1, com uma pegada mais Dark Souls. Você simplesmente não pode só ir pra cima do inimigo e spammar o botão de ataque, como num Hack and slash, você precisa esquivar e defender no tempo certo, usar os sinais e as poções na hora certa. Inclusive, os sinais de bruxo foram muito bem aproveitados, é realmente necessário usar todos eles em diferentes momentos, em diferentes tipos de luta. Ao contrário do primeiro jogo, que tu precisava apenas upar uma ou duas magias e nem sequer usar as outras, como eu fiz.

Outro aspecto claramente melhor é a história, o segundo conseguiu pegar a vibe dos livros e dar pro jogador uma história que faça sentido com o material base ao mesmo tempo que te fisga e prende até o fim. Um pecado do 1 é que personagens importantíssimos, como a Yennefer e a Ciri, que são basicamente as protagonistas da saga, mal são sequer citadas. Mas aqui no 2 não, elas não aparecem diretamente, mas estão muito bem inseridas na lore. Claramente preparando terreno pro Witcher 3. Também, os personagens que vieram dos livros foram muito bem caracterizados e fazem decisões que estão de acordo com a personalidade deles.

Mas nem tudo são flores. Pessoalmente eu não curti as Side Quests e os contratos, apesar de serem mais bem trabalhadas e melhores que o do primeiro, você simplesmente não tem a vontade de fazê-las. O mapa já é pequeno, mas o jogo não incentiva muito a exploração. É cansativo ir atrás de itens específicos ou juntar uma certa quantidade de alguma coisa. No Witcher 1, apesar de 95% das Side Quests serem assim: vá lá e mate 5 bichos, por exemplo, você ainda tinha vontade de sair explorando as áreas e cumprir o contrato. Era satisfatório explorar tudo de uma área e muitas vezes você cumpria as missões antes mesmo de elas serem dadas a você.

O sistema de Save muitas vezes é ridículo. Tu morre pra um boss, por exemplo, e tu pode voltar pra um save de 20 minutos atrás, que tu tava começando a fase ainda. Então tome cuidado, salva a cada 5 minutos ou a cada porta que entrar. Eu devo ter perdido umas 2 horas nessa brincadeira.

Por fim, outro pequeno "downgrade" em relação ao 1, são os mini-games das tabernas, principalmente o de lutas e o Poker de dados. Nas lutas em Witcher 1 tu realmente tinha que ir lá e meter a porrada no NPC, era quase a mesma mecânica do combate. Aqui eles só botaram quick time events pra cada luta. O que no começo até é divertido, mas depois de umas 4 lutas fica muito chato. E o Poker de dados do 1 mostrava os resultados dos dois lados e era só tu ver quem tinha maiores chances de vencer. No 2, eles tiraram essas interfaces e tu tem que ver o seu resultado e a do adversário, que fica mais cansativo se tu não souber as regras.

Enfim, o jogo é bom. Desafiador, com uma história boa e personagens muito bem feitos.

Reviewed on Dec 16, 2022


2 Comments


1 year ago

Só me falta a conquista de zerar ele na dificuldade dark, o que não é nada fácil. Jogão.

1 year ago

Eu perdi meu save há muito tempo atrás, mas agora deu vontade de tentar de novo e recomeçar...