16 reviews liked by RenanGRM


Feels like meeting a friend you don't see in a long time. Napstablook MVP

Tudo tem seu tempo e está tudo bem não estar em todo lugar ao mesmo tempo.

I didn't love playing through it as much as some others, but I just can't get this out of my head for some reason. Genuinely a great game, the DLC is also scary as fuck. Recommended to those who like intricate puzzlers and existential dread.

This review contains spoilers

Pokemon Black & White, uma masterpiece incompreendida no mundo dos rpgs de turno.

Pokemon BW começa da mesma forma de todos os outros jogos, na cidade inicial, escolhendo o primeiro pokemon que te acompanha, sendo ele do tipo fogo, agua ou grama, o design dos inicais é de longe admiravel, e nesse jogo, é revivido do emerald, a ideia dos 2 rivais (posteriormente Wally e May/Brendan) Cheren e Bianca. Que pela primeira vez na serie, são rivais com reais objetivos e problemas, são personagens vivos e com tramas fáceis de se identificar, como problemas com seu pai ou uma admiração por alguem foda. Mas nao para por ai, nao temos apenas 2 rivais...

Agora, falemos do astro desse jogo...
N.
N é uma espécie de 3º rival, e o ultimo boss do jogo (sem contar ghetsis) N é o rei da equipe rival da vez ( Team Plasma ) e isso é revelado pra você pelo mesmo, em uma... Roda gigante (???) Pq diabos o vilão do jogo te chama pra ir numa roda gigante??, e pq vc o considera um amigo, mesmo sabendo q ele é "mal" ?

O buraco é mais embaixo doq parece, mas eu deixo em aberto pra evitar muitos spoilers, nesse jogo, a critica as ongs de "ajuda aos animais" é clara, a historia desconstruída e fora da base de equipe querendo destruir o mundo, faz desse jogo a melhor entrada da série até os dias de hoje.

E por mais que digam, que a dex é ruim, desde o começo existem pokemon com falta de criatividade, na primeira gen que todo mundo fala sobre, "ain na minha epoca eram so esses e fodase" por exemplo, grimer, vora mais grimer, manemite vira 3 magnemite, diglett vira 3 diglett etc etc, mas falar do Pokémon sorvete todo mundo fala...

É isso, gen 5 é a melhor


Venba

2023

just like how my mom gave me turkish food recipes when i moved out for uni

Venba

2023

I'm not an immigrant or a parent, hell, I'm not even culinary in any sense of the word. But when even i, a guy who couldn't be further from this walk of life, can relate and also be touched by it. Says a lot about the studio and its people behind this delightful little tale.

It also invites you to experiment with your cooking, which is literally only a good thing.

Venba

2023

Eu só consigo imaginar o que uma família de imigrantes pode passar em um ambiente completamente novo como a história do jogo conta, mas Venba é um jogo especial por também ressoar com qualquer um que decidiu construir sua vida fora da casa dos pais, de onde nasceu e dos pequenos detalhes da cultura local que sempre fazem falta.

É um jogo muito curto (2h) que poderia aproveitar muito melhor o sistema de puzzles genial que ele apresenta, mas é o suficiente para emocionar e refletir. Venba é um jogo que alimenta a barriga, os olhos e o coração.

A primeira vista, eu pensei que as críticas poderiam se resumir apenas por ser um simples copia e cola, mas não é o caso. A Bandai conseguiu errar feio até nisso, mas se fosse um copia e cola seria um ótimo game. Por esse motivo, eu imploro: não jogue essa porcaria. Você estará jogando uma versão nerfada da saga Naruto Storm, já que muitos conteúdos foram cortados, incluindo várias lutas icônicas e cutscenes. Para mim, a gota d'água foi perceber que cortaram completamente a luta entre Gaara e Deidara do Storm 2, que é, sem dúvida, uma das batalhas mais empolgantes da franquia.

O lamentável é que finalmente teríamos a oportunidade de ver Naruto totalmente dublado, mas adicionar dublagem a essa versão foi um desperdício.

Se for pra jogar essa saga, compre os Storms separados, vale muito mais a pena.


Sim, tô escrevendo essa review de madrugada, porque esse é um daqueles jogos que têm tantos detalhes bons que, se eu deixar pra outro dia, vou acabar esquecendo deles. É aquele jogo de nicho, bem nicho mesmo, mas que não exige um conhecimento profundo sobre a época abordada, já que tem um sumário com várias notas explicando muitos detalhes, tanto geográficos quanto históricos. Isso facilitou muito pra mim, mas algumas palavras como "abadia", tive que pesquisar no Google mesmo. Basicamente, é um jogo investigativo com o foco quase todo em diálogos, feito pra tu ler, pensar no que dizer, convencer e se relacionar com os personagens, tipo um jogo da Telltale, mas menos linear, já que tu transita livremente pela cidade de Tassing.

Esse jogo me passou a mesma vibe de "O Nome da Rosa", filme de 1986, sobre um monge que investiga uma série de assassinatos dentro de um monastério (juro que daqui em diante não vou mais falar grego). Esse negócio de conhecimento proibido é muito presente em ambas as obras de uma forma que envolve todo o mistério da trama. Pra cinéfilos, tá aí uma recomendação.

Como é um jogo onde teu personagem é um prodígio a mestre artista, tu pode escolher no início os conhecimentos que Andreas aprendeu nas viagens de estudos, que vão te dar opções de falas exclusivas nos diálogos. É uma mecânica perfeita, por mais que eu tenha adquirido o "conhecimento da curtição" e não tenha conseguido "macetar" nenhuma das personagens através do diálogo, mas no trailer mostra que dá pra fazer isso sim.

Gostei muito de fuçar na vida de todo mundo e fazer vários amigos e inimigos, mesmo que o jogo todo se passe em um mapa pequeno com algumas localidades secretas a mais, tem uns time skips que vão trazendo novidades e mudanças na cidade com o passar dos anos, sempre te proporcionando aquela curiosidade pra saber como aqueles personagens queridos estão. A parte mais legal disso é ver a influência que você causou na cidade.

A estética e os simbolismos do game contribuem muito pra história, tipo as alegorias daqueles personagens que só existem na mente do Andreas, representando seus pensamentos, e as fontes diferentes nas falas dos personagens pra simbolizar status e nível de escolaridade.

No início do último ato, confesso que fiquei triste pelo que aconteceu e com medo do caminho que o jogo ia seguir, mas logo o game puxou minha atenção de volta à medida que a trama voltava para o núcleo do mistério principal.

E no final, teve uma bela conclusão, com uma explicação que amarra todas as pontas soltas, mostrando que já estava tudo ali, o jogo esfregou na sua cara, mas você não percebeu (pelo menos eu não percebi).

Não acho que esse jogo tenha um fator replay muito grande, já que o mistério depois do fim já foi solucionado, mas tô muito curioso pra saber o que aconteceria se eu tivesse seguido por outros caminhos e escolhido conhecimentos diferentes.

Edit: As crianças são muito fofinhas.

2 lists liked by RenanGRM