1 review liked by SonClaudio


Finalmente, depois de meses, eu zerei Zelda Tears of the Kingdom!!! Eu não fiz 100% porque não sou louco, esse jogo é massivo e tem muito conteúdo, mas oque eu fiz já me deixou satisfeito!

Como o jogo tem semelhanças com BOTW, eu só vou falar o que eu achei das coisas novas:

Primeiro a história, ela é de fato melhor que a do BOTW, mas eu sou um dos que realmente gostei da história do BOTW, e apesar de ter coisas boas lá aqui eles fizeram de um jeito melhor dando mais desenvolvimento e foco aos personagens, porém ela não é perfeita, eu acho que a história do BOTW combina melhor com essa forma de "memórias" pra contar histórias, a do Tears fica muito deslocada dependendo da rota de exploração do mapa que você seguir, mas de qualquer forma a história ainda é boa.

Agora os poderes, a Ultrahand é de longe a melhor coisa do jogo, te permite fazer muita coisa e te dá muita liberdade, é a maior estrela do jogo, agora as outras eu achei apenas ok, em uma forma geral eu prefiro os poderes do BOTW, mas a Ultrahand é muito massa.

Sobre o Mapa, agora temos 3, os Céus, Hylure e as Profundezas, eu curti muito explorar os céus, foi muito divertido fazer tudo nele, Hylure é extremamente semelhante a do BOTW, mas tem suas diferenças como cavernas, poços e outras mudanças pra diferenciar do anterior, também foi divertido explorar Hylure mas foi um pouco maçante pela repetição e semelhança com o Breath, agora as Profundezas eu não curti, tanto que nem fiz tudo lá, eu fiz muita coisa mas não tudo, aquela forma de explorar com a escuridão achei bem chata e não me motivou a explorar tudo.

A trilha sonora ta no mesmo nível do jogo anterior, ou seja, eu prefiro a dos games anteriores aos Zeldas
Open World, é questão de gosto, mas eu prefiro uma trilha mais presente do que as partes mais contemplativas desse jogo e do BOTW.

As Dungeons finalmente estão de volta (e tem pelo menos umas duas que são muito boas), eu gostei bastante delas e dos chefes, foi uma adição muito boa no geral pois é um dos DNA's de Zelda e fizeram falta no game anterior.

Agora sobre o conteúdo geral eu fiquei dividido, o jogo tem MUITO conteúdo, porém as vezes menos é mais, em BOTW eu não senti tanto uma "barriga" de gameplay, quando o jogo estava começando a enjoar eu zerei ele, agora isso não aconteceu com o Tears, o Tears chega a ser ridículo em alguma partes, tem muita coisa pra fazer, mas também tem muita coisa "inútil", por exemplo, aqui tem muitos sets e armaduras pra coletar, mas sets uteis de verdade são os que já tinha no jogo anterior, dos novos poucos são realmente uteis, colocaram mais pra ter variedade e conteúdo, mas se eles não são tão uteis ou são muitos chatos de upar qual a motivação pra ir atrás?
O mesmo vale pras missões, tem muitas, mas as missões que realmente te dão recompensas úteis são poucas, qual a motivação pra fazer elas então?

O jogo tem várias coisas pra coletar, upar, fotografar, descobrir e cumprir pra pegar os 100%, mas eu não me senti motivado a sequer tentar fazer isso, justamente porque muitas coisas são chatas ou "inúteis", eu zerei o jogo com 150 horas, coletei todos os Shrines e upei ao máximo meus corações, estamina e baterias, porem não peguei todas as Light Roots (mas peguei cerca de 75% delas) e muito menos os Koroks (porque não sou louco), eu fiz muita, mais muita coisa, e mesmo fazendo muito e jogando por tanto tempo eu só fiz 67% jogo, e sim, eu me senti meio "enjoado" do jogo em alguns momentos, seja pela semelhança com o BOTW como pelas massivas coisas pra fazer, é por isso que eu disse que as vezes menos é mais, o jogo tem muito conteúdo, mas isso não deixou ele com uma "barriga" de gameplay... deixou ele com uma PANÇA DE CHOPE, se tivesse menos missões, sets e coisas pra explorar no mapa mas elas fossem mais divertidas e empolgantes esse jogo seria perfeito.

E sobre o game em comparação com anterior eu fiquei divididos, tem coisa que eu prefiro no BOTW e tem coisa que eu prefiro aqui, mas em um consenso geral... eu gostei mais do Breath, eu acho os Shrines de lá melhores, acho os Guardians melhores que os Zonais, e acho o clima pós-apocalíptico de lá mais intrigante, foras as habilidades que acho mais divertidas (só a Ultrahand eu achei melhor no Tears), sem contar que lá eu não fiquei entediado ou "enjoado" em nenhum momento e busquei fazer praticamente tudo (menos os Koroks)

É estranho dizer isso, o jogo tem coisas melhores e tem mais conteúdo mas eu ainda prefiro o anterior? Eu sei que é questão de gosto e experiência, e sei que eu sou minoria, mas é minha opinião...

Sobre bugs eu me surpreendi pois eu só achei 1! Um único bug em 150 horas de gameplay é absurdo, o trabalho de polimento da Nintendo com o jogo foi muito bom, mas não foi perfeito, o jogo tem uma performance ok, mas tem quedas de frame e não da pra ignorar isso, no anterior já tinha isso, mas aqui acontece com mais frequência, mas não é nada que a atrapalhe e nem é injogável como alguns disseram ai pela internet, a galera exagera quando fala da performance do jogo, as quedas acontecem mas não é nem de longe ruim como dizem.

Pra concluir, eu posso dizer que gostei muito do jogo, mas sim, ele tem uma grande "barriga" de gameplay, mas mesmo assim é um jogo que eu recomendo pra todo mundo, é um dos melhores do Switch e dos últimos anos, só isso já é motivo o suficiente pra jogar!

Nota: 9,3/10