Lembro de ter jogado no ano de lançamento e ter ficado encantado com toda a imersão do jogo de um ar obscuro que já havia visto em resident evil 7. Após anos, decidi jogar o original e percebi tantas novas camadas daquela época que comecei a ser mais critico em comparação a esse jogo. Agora, em 2023 e retornei a jogar (platinei o jogo também) e percebi que, por mais que ele apresente problemas, ele é impressionante.

Quando se é introduzido a uma nova história, você espera que o jogo apresente todos os aspectos possíveis para que a imersão de venha de forma natural. É exatamente o que ele consegue fazer, já que é nítido as diversas camadas apresentadas; uma atmosfera sombria, subjetividades deixadas no ar (o policial sangrando e apontado para os fundos; você sabe o que vai acontecer); a alienação das pessoas ao abordar o assunto de primeira vista (como o caminhoneiro, mas principalmente o xerife ao abordar o infectado), as primeiras descrições e o primeiro desespero. De fato, eles nos apresentam até mais do que você esperava.

Além de que o jogo leva tais aspectos apresentados no prólogo até o fim do jogo. Você sente todo o trabalho de design, o artístico e histórico no decorrer de toda a campanha. Isso é mais do que se esperava, já que o original também ia muito além das expectativas da época.

No entanto, após horas de gameplay, você nota diversos problemas técnicos. Indo para o lado B da história, você nota que nem tudo é diferente (a verdade, 80% dele é parecido com o Lado A), o que deixou a segunda jornada muito desanimadora, pois você é obrigado a enfrentar os mesmos chefes (variando apenas 1 para Claire e Leon). Além disso, é possível notar que o Lado B de Leon tem diversas incongruências, visto que as áreas não parecem coincidir com o Lado A de Claire (o que eu acho um erro grave, pois o Lado B de Claire funciona bem com o Lado A de Leon). Enfim, a respeito de história, o jogo deixar a desejar bastante, tendo em vista que o Original adapta muito bem, para a época, as duas jornadas.

Reviewed on Mar 22, 2023


Comments