Por mais que exista remakes que melhorem drasticamente os primeiros jogos de Pokémon em todos os aspectos, os clássicos do Game Boy possuem um charme especial que me cativa e sempre me fazem querer voltar a jogar esses jogos, principalmente o Crystal que junto ao Emerald são meus jogos favoritos da franquia.

Pokémon Crystal é um jogo muito especial e que sempre terá um lugar no meu coração, a região de Johto foi maravilhosa de se explorar, e o fato do jogo ter tantos momentos marcantes, como o Gyarados vermelho, ajudar o Lance na invasão do esconderijo da equipe Rocket, poder explorar a região de Kanto inteira após zerar o jogo e por fim, enfrentar o Red no topo do MT. Silver fazem desse jogo ser maravilhoso.

A mecânica de dia e noite e dias da semana onde dependendo do horário e do dia em que você joga o jogo acontecer diferentes eventos ou você encontrar diferentes Pokémon acaba dando uma imersão muito maior ao jogo e é uma das minhas mecânicas favoritas desse jogo, pena que ela não foi muito usada nos jogos posteriores.

Pokémon Crystal é um jogo maravilhoso e um ótimo ponto inicial na franquia, altamente recomendo ele e o remake pra ds.

Reviewed on Aug 30, 2022


2 Comments


1 year ago

De longe é o melhor Pokémon de GB, uma coisa legal é o evento da Pokébola GS, antigamente estava apenas disponível no Japão mas a versão do Virtual Console do 3DS permite você jogar esse evento.

1 year ago

Brabíssimo tomoko nunca esquecerei do hoothoot shiny que vc matou ao vivo, tenho até hoje o print salvo