Luigi's Mansion 3 é, visualmente, um jogo incrível. Carismático, cheio de detalhes e que recebeu muita atenção e carinho.

Infelizmente eu não acho que a jogabilidade não acompanha muito bem. O jogo é extremamente inflado com encontros com fantasmas genéricos e lerdos, alguns encontros que repetem e não agregam nada no jogo além de te arrastar de volta pra lugares que você já foi e, apesar de ter 17 andares bem diferentes e únicos, se tirar toda a enrolação acho que não daria nem 6 horas de jogo, o que pela quantidade de andares únicos soa bem bizarro pra mim.

O jogo é extremamente linear, você explora um andar (leia-se completar pequenos encontros sala atrás de sala), acha um botão do elevador para o próximo andar, vai até ele e repete. Não tem muito um senso real de exploração e descoberta, sem falar que na primeira metade do jogo você constantemente volta pro laboratório num hand holding bem chatinho que a série não consegue abandonar.

Não bastando isso, o jogo é cheio de pequenas interrupções que destroem o ritmo. Captura alguns fantasmas, a luz acende, o Luigi para tudo para comemorar. Pega uma gema, mesma coisa. Encontra um fantasma dourado escondido, captura ele, mais uma interrupção. Chega a acontecer 4, 5 vezes numa mesma sala ou corredor.

Para não dizer que tudo é ruim, eu acho os cenários dos andares temáticos super criativos e divertidos. As boss fights também são todas legais de algum jeito, apesar de que elas variam entre fácil demais e "acerta esse golpe preciso numa janela minúscula que se você errar vai ficar 3 minutos esperando o boss repetir esse movimento". Em alguns momentos é bem chato.

Os controles do jogo são, sendo bem generoso eu acho, estranhos. Você é lerdo, desengonçado e tem muita dificuldade de mirar algumas coisas. O Luigi trava na direção em que você está sugando com o aspirador mas ele não vira "contextualmente", então muitas vezes controlar a direção que você quer girar é bem chato e eu simplesmente nunca me acostumei.

Eu sai bem decepcionado. Eu sinceramente esperava algo mais climático (como o primeiro jogo da série), com puzzles mais complexos e uma jogabilidade mais natural. Infelizmente eu sinto que o jogo ficou mais linear, menos climático e extremamente esticado artificialmente.

Reviewed on May 23, 2022


Comments