Eu tenho TANTA coisa pra falar sobre esse jogo, que eu nem sei por onde começar.
Primeiramente, esse jogo é incrível, não é perfeito pois nenhum jogo alcança isso, mas vamos lá... A história do jogo é simples mas muito boa, pois nos introduz a Ilha Yoshi, após uma tentativa falha de Kamek de roubar os irmãos Mario e Luigi de Stork, que estava levando ambos para sua família, mas Kamek só consegue roubar Luigi, sequestrando Stork e fazendo Mario cair na Ilha Yoshi, onde o mais velho deles (o nosso conhecido Yoshi verde), é designado de comandar os outros Yoshi para levar Mario até Kamek e salvar o seu irmão.
A temática infantil do jogo faz ele ser relaxante, e consideravelmente fácil, mesmo que difícil em algumas partes e causar irritação(mesmo que raramente), por essa dificuldade, mas nem por isso o jogo deixa de ser muito divertido, pois a maior parte das dificuldades vem só no modo 100% do jogo. Ele também possui uma ótima jogabilidade e uma movimentação bem leve, com uma câmera que acompanha muito bem o movimento do personagem. Além disso o jogo possui ótimos mini-games escondidos e os que podem ser alcançados no final da fase, dando a possibilidade de conseguir várias vidas antes de chegar nas partes difíceis do jogo. O gráfico do jogo é lindo, tem um aspecto de giz de cera e é muito colorido, como se tivesse sido desenhado por uma criança, além de ter mapas e designs com muita profundidade pra um jogo consideravelmente antigo.
A trilha sonora do jogo é perfeita, mesmo que não possuindo muitas músicas, essas são únicas e inesquecíveis.
As mecânicas do jogo também são maravilhosas, dá pra pular com Yoshi e dar uma flutuada, algo que facilita as fases e principalmente no modo 100% do jogo, além disso, o jogo possibilita engolir inimigos e transformar eles em ovos, que são necessários pra tudo no jogo, além dessa ser uma mecânica muito bem aproveitada, o deslize/freio do personagem é muito bom, e é possível bater no chão com o Yoshi, resumindo, as mecânicas antigas são muito bem aprimoradas e o jogo trás muitos acréscimos nesse quesito.
Voltando à jogabilidade, um ponto bom à se citar são os puzzles muito bem planejados.
Os mapas tem um level design fantástico em geral, mesmo que no último mundo o level design pareça ser mal feito propositalmente para gerar dificuldade...
As lutas de boss do jogo são muito criativas e únicas, talvez os melhores bosses que já lutei, como o Koopa gigante, e a luta no estômago do sapo, além de que em questão de inimigos no geral o jogo possua muitos inimigos clássicos, muitos novos e alguns clássicos com diferenciais, como os Shy Guy gordos, que se engolidos se tornam ovos gigantes, e a lagarta do Mario World, que aqui já é uma borboleta. Mas também é importante citar as ajudas do jogo, o mesmo sempre possui tutoriais em partes complexas e com utilizações diferentes das mecânicas, e por exemplo, o cachorro que segue você em uma fase (que infelizmente só aparece em uma mesmo), o invincible que permite jogar com o Mario bebê e as transformações do Yoshi em veículos.
A reta final do jogo é muito boa, a fase final é fofa no começo, quando lutamos apenas com o Bowser bebê, e depois se torna realmente épica, com uma música que acrescente mais ainda essa adrenalina, e um sistema de batalha mais difícil do que o comum, mas sem se tornar algo extremamente injusto. Depois da derrota de Bowser, ele é resgatado por Kamek e o Yoshi salva Stork e Luigi, e também vale citar que depois disso aparece uma tela de créditos linda do Stork levando os irmãos para casa de seus pais, aonde “nossos heróis finalmente nasceram”, como aparece no jogo.
Resumindo, o jogo é incrível em tudo, tem seus erros mas muitas vezes são ofuscados pelas partes ótimas dele, com certeza um dos jogos mais emocionantes e bem produzidos que já joguei, recomendo pra qualquer um.

Reviewed on Mar 07, 2023


Comments