el_galvon
234 Reviews liked by el_galvon
Mafia II
2010
Ah, Mafia 2, onde a dirigibilidade é tão boa que você quase esquece que está preso em um jogo que é tão empolgante quanto assistir tinta secar. Se você é um fã obstinado de simuladores de direção, parabéns, este jogo é como o paraíso na Terra... pelo menos em relação à direção.
Prepare-se para se perder em um oceano de ação inexistente, porque aqui, tudo o que você faz é dirigir, dirigir, dirigir... e dirigir um pouco mais.
Mafia 2 é tão agitado quanto um piquenique num cemitério vazio.
Se você estava esperando por momentos de adrenalina, melhor procurar em outro lugar, porque você encontrará mais ação em um jogo de damas.
Mafia 2 é tão agitado quanto um piquenique num cemitério vazio.
Se você estava esperando por momentos de adrenalina, melhor procurar em outro lugar, porque você encontrará mais ação em um jogo de damas.
Ah, os personagens! Quem poderia esquecer esses personagens tão memoráveis... ou não? E a história? tão mediana que você vai esquecer o enredo antes mesmo de terminar o jogo.
É como se os desenvolvedores tivessem feito um esforço especial para tornar tudo sem graça. Encarar uma parede provavelmente seria uma atividade mais empolgante do que jogar esse jogo. Você pode até considerar a pintura seca como entretenimento de alta octanagem em comparação.
E quanto à reputação deste jogo como o melhor da série "Mafia”? Bem, é tão legítimo quanto tentar encontrar um tesouro enterrado no quintal da sua avó.
Em resumo, Mafia 2 pode ser elogiado por sua dirigibilidade, mas isso não é suficiente para compensar sua falta de ação, personagens esquecíveis, história mediana e geral falta de brilho. É um jogo que fará você questionar suas escolhas de entretenimento e, quem sabe, até mesmo considerar assistir a grama crescer como uma alternativa mais emocionante.
Eu sendo alguém que não jogou o Separate Ways no RE4 OG, não posso opinar o que melhorou ou não, entretanto eu amei essa DLC e fiquei feliz que algumas coisas que eles tiraram da campanha principal eles botaram aqui. O jogo ele tem uma ação e narrativa cadenciados na medida certa, com momentos de tensão, boss fights épicas e intensas. Cada segundo que eu investi nesse jogo valeu a pena e de verdade, ele se tornou obrigatório para ter a experiência completa do que é Resident Evil 4 Remake.
Melhor DLC de Resident Evil?
Para responder a pergunta do titulo eu vou ser direto: SIM
Mas convenhamos, não era pra ser uma DLC né, donaCrapcom Capcom?
Mas convenhamos, não era pra ser uma DLC né, dona
Como eu disse na minha review do remake, essa nova prática de fazer o jogo render, tal qual botar água no feijão não me cativa, mas é o que é. Lançam o jogo base e depois vão lá lançar um conteúdo adicional que já deveria ter vindo de primeira, ou até mesmo ser gratuito, mas pq não cobrar por isso já que o Gabriel e muitos outros vão comprar no dayone, não é mesmo? Bom, ser fã tem dessas.
Mas, deixando o criticismo de lado, realmente a Capcom amarrou todo o conteúdo de Resident Evil 4 Remake de um jeito fabuloso, pois agora a história tá completa. Tudo o que pensávamos que estava faltando na campanha principal, está aqui e isso já era meio que uma suspeita forte por grande parte das pessoas, então, não tenha medo de experimentar se esse for o caso.
Vamos revisitar muitos lugares da campanha principal, mas também vamos ter sessões completamente novas, eu diria que acaba ficando 50 - 50 nesse quesito entre novo e "velho". Agora, a gameplay faz muito mais uso da grappling gun, sendo, em alguns momentos, fundamental para sequências de batalhas, que inclusive apresenta uma belíssima variedade de novos confrontos contra bosses.
A história segue a mesma linha obviamente, mas ela está muito mais amarrada e explicada, fazendo com que você já seja cativado pelo modo com menos de 5 minutos de gameplay, o que é bom demais. Inclusive, na campanha principal tivemos uma melhora significativa do papel do Luis na narrativa e, aqui, isso aumenta ainda mais, pois vemos mais das interações dele com Ada nos momentos que ele não estava com Leon. Além disso, sabemos que o pano de fundo dessa missão tem o Albert Wesker, pois isso já estava claro no jogo original, mas aqui ele aparece MUITO mais e isso também é do cacete.
Resumidamente, é uma DLC fundamental para a total compreensão das novidades que o remake trouxe, por mais que a gente saiba o pano de fundo por conta do original, eu considero essa DLC obrigatória, pois duas coisas acontecem envolvendo o Wesker (uma acontece na metade do gameplay em diálogo com a Ada e outra na cena pós-crédito) e isso tem o poder de trazer grandes coisas para a história como um todo e até, quem sabe, fazer os fãs sonharem com dois possíveis remakes em especial.
Agora que eu falei muito bem da parada, vou fazer dois adendos no final, que inclusive foram os fatores que me fizeram deixar de dar nota máxima.
Problemas sérios notados no dia do lançamento, dia esse que eu joguei, zerei e faço essa review:
Problema 1: não sei se é problema do jogo no xbox ou se foi uma falha da Capcom no port para o console, mas a campanha não mostra nenhuma das novas conquistas, o jogo segue mostrando apenas 1000g. Vi algumas outras pessoas relatando o mesmo problema no twitter e, até o momento, não vi nenhum posicionamento da Capcom ou do Xbox.
Problema 2: O jogo já lançou faz 6 meses e até hoje o desempenho no Xbox Series S não é fluido. O modo exibição que mostra o jogo em 1440p - 45 frames está, em grandes partes e cenários, simplesmente cagado com texturas em baixíssima resolução, flickando e até não carregando e isso é um completo absurdo. É algo que até certo nível afeta a gameplay, mas não destrói, até mesmo pq podemos optar pelo modo desempenho 1080p - 60 fps, mas no fim fica um leve amargor por não ser 100% fluido como deveria.
Sem querer ser defensor de plataforma ou qualquer coisa do tipo, mas parece que o desempenho do series s é propositalmente deixado de lado para se aproximar do PS4, pois não dá pra entender como a mesma engine e menos de 2 anos fizeram o Village rodar tão bem no Series S e, agora, o Remake rodar de forma esquisita. Não quero ser conspiratório nem nada do tipo, mas é doido isso.
Secret of Mana
1993
Eu já tinha jogado Secret um tempo atrás e ODIEI tudo. É um jogo punitivo caso você não jogue do jeito que ele quer, vai te forçar a usar tudo que ele tem a oferecer, e vendo agora após rejogar eu até aprecio isso, mas ainda é um jogo datado com bastante problema.
Sistema de accuracy mal projetado, I.As burras para um caralho e uma progressão confusa. Acho que a pior parte é que seja um jogo incompleto, é estimado que 40% do conteúdo foi cortado pra caber em um cartucho, já que o jogo foi originalmente feito pro SNES-CD (e já sabemos o que aconteceu...).
A história também foi retalhada no processo, porém fiquei satisfeito com o que foi entregue aqui, ela ainda é um o verdadeiro secret of mana são os amigos que fizemos no caminho mas tudo é carismático o bastante pra engajar. A música majestosa de Hiroki Kikuta também é um ponto de destaque, faz qualquer cena boba ficar com uma carga emocional grande.
The Quarry
2022
Sinceramente, eu não sei muito o que pensar sobre esse jogo. Mas isso foi um dos maiores sofrimentos que eu já tive com uma mídia, eu considero tudo nele extremamente burro, a trama, os personagens, as soluções, é simplesmente cansável os momentos que eles tentam criar uma tensão mas é simplesmente quebrada por uma sequência inerente e terrível de piadas sem sentido. Personagens sem graça que não te cativam em nenhum instante e um terror terrível, isso é feito pelos mesmos desenvolvedores de Until Dawn mesmo?! Foi extremamente cansativo, não via a hora de acabar e mesmo pegando quase o pior final, não vou mover uma palha pra tentar pegar um final melhor e nem tenho vontade de saber o que pode acontecer. Sinceramente a única coisa que me fez não dar uma nota tão terrível é que eu joguei com meu irmão e zoar as coisas que aconteciam com ele pagou esse momento horrível. Os gráficos são bonitos, as vezes parece uma animação ultrarrealista mas de vez em quando as expressões dos personagens cai no vale da estranheza, existem alguns bugs visuais mas nada muito impactante, esse pode ser o único ponto positivo dessa joça.
Unpacking
2021
É engraçado falar que um jogo aonde tudo que eu preciso fazer é desempacotar caixas e organizar os objetos da maneira correta, conseguiu me inserir numa narrativa melancólica e extremamente reflexiva.
Unpacking é genial e eu fico pasmo em como sem usar uma palavra se quer, esse jogo pode te contar uma história fascinante e que ao terminar me deixou extremamente pensativo. Consegui perceber com esse jogo que as vezes, o valor da vida e sua graça... estão nos mínimos detalhes.
Ironicamente, as partes mais chatas de ajeitar sempre eram as cozinhas huehsueshu, mas realmente, uma ótima experiência.
Killer Instinct
1994
MATOU minha vontade de jogar.
Eu consigo entender muito bem a importância desse jogo para sua época, realmente em 94 isso daqui deveria ser ouro.
Porém sem dúvidas envelheceu muito mal. O jogo tem controles super duros e travados, um ritmo super lento e uma IA totalmente desbalanceada (Tem que ser muito brabo pra zerar esse jogo na raça).
Tirando o fator nostalgia (Que no meu caso não existe já que conheci o game recentemente) eu não vejo nenhum outro motivo plausível ou válido para alguém gostar desse jogo.
PRÓS:
- Revolucionário para sua época.
- Personagens interessantes.
- Revolucionário para sua época.
- Personagens interessantes.
CONTRAS:
- Controles "duros"
- Ritmo de gameplay lerdo.
- Envelheceu mal.
- Controles "duros"
- Ritmo de gameplay lerdo.
- Envelheceu mal.
Induction
2017
Um jogo que parece simples mas que conta com puzzles temporais que se tornam ridiculamente complexos - a ponto de eu, um jogador veterano de puzzles, sair me sentindo burro...
Sério, meus parabéns para os Albert Einsteins que conseguiram/conseguirem fechar esse jogo sem usar um guia nenhuma vez. Tal proeza é digna de um diploma em Harvard!
Robotics;Notes Elite
2014
Giving half a star less because this game is Twitter propaganda
Fuck you Elon Musk.
Sea of Stars
2023
São jogos como Sea of Stars que fazem eu me lembrar do porquê eu amo jogos eletrônicos e do porquê considero os mesmos a mais complexa manifestação de arte, em sua mais pura essência.
Nos proporcionando visuais estonteantes e bonitos, nos conectando diretamente às suas trilhas sonoras causadoras de sentimentos diversos, ou até mesmo nos ensinando valores importantíssimos através de mensagens e morais. Tudo isso engloba o ramo artístico, e também engloba o que é essa indústria que tanto amamos.
Acima de tudo, Sea of Stars é uma obra de arte, uma obra que baseia grande parte de suas inspirações em uma notável obra-prima do passado, mas que ainda não alcança o patamar da mesma, sim, Chrono Trigger.
É notável o carinho dos desenvolvedores em buscar entregar uma experiência ao mesmo tempo nostálgica, mas ainda pensando em um novo público que chegaria. Todas as mecânicas do jogo funcionam de maneira praticamente perfeita, sendo tudo muito intuitivo, há boas doses de desafio para os mais experientes, mas também há acessibilidade o suficiente para quem pensa em ter uma experiência casual.
E claro, não posso deixar de comentar a respeito do que é uma das mecânicas mais satisfatórias da história da humanidade: Ricochetear o Lumerangue. Por mais que eu seja horrível nisso, é uma delícia ainda assim.
Encontrar um defeito em meio a todo esse conjunto de acertos e mais acertos naturalmente seria difícil, mas ele existe.
Apesar da história ser, em sua grande maioria, bem competente, ela é comandada por dois protagonistas que ironicamente não acompanham o brilhantismo da obra como um todo, não há um desenvolvimento profundo o suficiente pra nenhum dos dois, e tanto a Valere quanto o Zale têm seus holofotes roubados por personagens que deveriam ser secundários, mas roubam completamente a cena para si, como a Serai e o Garl, que são meus personagens favoritos, inclusive, que show a parte que é o Garl, sensacional.
No mais, apesar desse detalhe em específico, Sea of Stars é maravilhoso, e valeu cada pingo de expectativa que eu criei a respeito. Não vou ficar surpreso se chegarmos a ver mais um indie fazendo barulho ao figurar entre os gigantes nas indicações a jogo do ano.
24 Lists liked by el_galvon
by Laenart_ |
20 Games
by NEJANIMAXJONES |
30 Games
by CDX |
40 Games
by CDX |
7 Games
by CDX |
22 Games
by CDX |
97 Games
by Ig0y |
19 Games
by CDX |
5 Games
by Ardwyw_mp3 |
84 Games