VICE é um jogo incrível de NES. Temos cutscenes que apresentam a história entre cada fase e uma variedade interessante de gameplay com 3 tipos de modo de jogo. O principal é um platformer com 3 tipos de armas que dão variedade e arsenal ao jogador, com espada, tiro de pistola ou arremesso de granadas.

O uso de cada arma dá um tipo de jogabilidade diferente, apesar de haver limitação da munição das armas de longa distância. Se fossemos comparar com, por exemplo, Megaman X, temos em um só personagem o Zero e o X, ressalvadas as limitações.

Essa variedade não é tão impactante durante as fases, mas faz muita diferença nos chefes, já que o risco do melee traz um dano mais alto e mais rápido, acelerando o combate.

Os outros dois modos são utilizados apenas duas vezes cada durante o jogo, e são um modo de perseguição de carro que na verdade mais parece um shooter de navinha, e um modo de "light gun", onde você atira em inimigos com uma câmera em primeira pessoa, similar a jogos como Virtua Cop.

O roteiro é bem na vibe de filme da sessão da tarde, com a pegada "brucutu" das obras com Charles Bronson, Chuck Norris, ou mais recente, Keanu Reeves (John Wick). Um homem irá lutar contra um sindicato do mal para solucionar uma ameaça à cidade. Isso tá estampado desde a capa do jogo.

O curioso é que se trata de um jogo japonês, inclusive seu nome no Japão é Gun Deck (ガンデック), com uma pegada totalmente cinema hollywodiano.

Eu fiquei surpreso o quão redondo e rico ele é para os padrões do NES, mas não é de admirar tanto pela época de lançamento. Em 1991 já se havia evoluído bastante da massa de jogos arcade da primeira leva que ocorreu por volta de 1985, próximo do lançamento do próprio console.

Reviewed on Jan 25, 2023


2 Comments


1 year ago

impressionado demais com a sua força de vontade em jogar toda a biblioteca existente de NES

1 year ago

@gabtoschi focando na biblioteca que tá no Switch Online :3