Bio
Historiador. Da cultura impressa, não de games, infelizmente.
Não se assuste com minhas notas. Qualquer coisa com 2 estrelas (★★) ou mais eu considero minimamente bom, e só games que considero realmente especiais recebem 4 estrelas (★★★★) ou mais.
Se alguma obra recebeu análise mas não tem nota é porque provavelmente eu não considero um jogo eletrônico, e sim alguma outra forma de mídia interativa.
Personal Ratings
1★
5★

Badges


GOTY '23

Participated in the 2023 Game of the Year Event

Pinged

Mentioned by another user

GOTY '22

Participated in the 2022 Game of the Year Event

Gone Gold

Received 5+ likes on a review while featured on the front page

Treasured

Gained 750+ total review likes

Busy Day

Journaled 5+ games in a single day

Shreked

Found the secret ogre page

Organized

Created a list folder with 5+ lists

Well Written

Gained 10+ likes on a single review

Adored

Gained 300+ total review likes

Listed

Created 10+ public lists

Best Friends

Become mutual friends with at least 3 others

Full-Time

Journaled games once a day for a month straight

Roadtrip

Voted for at least 3 features on the roadmap

Donor

Liked 50+ reviews / lists

3 Years of Service

Being part of the Backloggd community for 3 years

Famous

Gained 100+ followers

GOTY '21

Participated in the 2021 Game of the Year Event

Loved

Gained 100+ total review likes

Trend Setter

Gained 50+ followers

Epic Gamer

Played 1000+ games

Popular

Gained 15+ followers

Liked

Gained 10+ total review likes

GOTY '20

Participated in the 2020 Game of the Year Event

On Schedule

Journaled games once a day for a week straight

Noticed

Gained 3+ followers

Elite Gamer

Played 500+ games

Gamer

Played 250+ games

N00b

Played 100+ games

Favorite Games

ZeroRanger
ZeroRanger
Disco Elysium
Disco Elysium
Crusader Kings II
Crusader Kings II
Stellaris
Stellaris
Dark Souls III
Dark Souls III

1595

Total Games Played

078

Played in 2023

278

Games Backloggd


Recently Played See More

Super Mario Galaxy 2
Super Mario Galaxy 2

Nov 30

The Forgotten City
The Forgotten City

Nov 27

Moonring
Moonring

Nov 13

New Super Mario Bros. Wii
New Super Mario Bros. Wii

Oct 29

Monument Valley 2
Monument Valley 2

Oct 22

Recently Reviewed See More

Ainda acho SMG2 melhor que seu antecessor. Mas, ao mesmo tempo, já não o acho mais o supremo jogo de plataforma que achava antes. Talvez ainda meu platformer 3D favorito, mas outros 2D e metroidvanias que joguei nos últimos anos ficam na frente dele quando levo em conta o gênero como um todo.
Claro, é tudo relativo. Se há games que considero melhores que SMG2, não quer dizer que SMG2 não continua sendo um jogo especial. Se qualquer coisa, o fato de ele ainda estar entre meus favoritos de todos os tempos mesmo depois de quase uma década sem platiná-lo é prova de sua qualidade.

The Forgotten City me acerta em cheio em várias coisas. Para começar na ambientação, que é uma das melhores representações que já vi da cultura romana. Fizeram um fidedigno trabalho antropológico criando personagens cujo comportamento moral esbanja autenticidade. Os devs claramente têm um forte embasamento em retórica, filosofia e política romanas, e souberam utilizá-lo para criar uma narrativa que te prende desde o início.
E te prende até o final também, mas não com a mesma força. Depois de vários tropeços de amadorismo compreensíveis no meio, e seções completamente desnecessárias de ação que não deveriam estar nesse jogo, a conclusão de sua trajetória pela cidade esquecida é... Memorável, mas não exatamente pelos motivos corretos. Mas interessante de qualquer forma. E o posfácio é bem satisfatório!

As duas inspirações mais óbvias se Moonring são Ultima IV: Quest of the Avatar e Rogue. Do primeiro, temos o overworld, o sistema de progressão não-tradicional, a ambientação e quest design; do segundo, as dungeons geradas proceduralmente e o combate tático e dinâmico.
Só por suas influências este jogo já é notável. São pouquíssimos os games que tentam emular a série clássica de Richard Garriot para além da interface... Tão poucos que, sendo bem sincero, só conheço mesmo a série Ultima! Bem, conhecia, porque Moonring faz um excelente trabalho sendo um sucessor espiritual, com bastante foco na conversa com NPCs, bastante exploração das cidades, uma quest com várias pegadas de adventure e um enredo mais filosófico.
Mas por mais que eu ame Ultima por essas coisas, a série é um Oldschool RPG com O maiúsculo, então tem uma boa parcela de combate e dungeon crawling. E Moonring também, mas nesses aspectos sua inspiração é Rogue, não Ultima. Sempre que você entra em uma dungeon o nível é gerado proceduralmente e todo o combate é top-down e por turnos. O gerenciamento de recursos e uso tático de suas habilidades e itens é de suma importância — grindar níveis não é realmente uma opção, e apesar de equipamentos melhores fazerem uma boa diferença, mesmo com o básico do começo do jogo dá pra se virar. Se você morrer, volta pro início e um novo layout da dungeon é gerado. Há variedade o suficiente de inimigos e layouts para não tornar a experiência cansativa e o combate é bem divertido.
O quest e world design de Ultima com o combate e dungeon crawl de Rogue. O melhor de dois mundos. Não tem como dar errado, certo?
... E realmente não dá! Moonring usa suas influências de forma bem consciente para fazer um RPG que poderia muito bem ter saído no início dos anos 1980, mas sempre com sua abordagem única para o resultado ser mais que uma mera cópia. Melhor, mesmo podendo caminhar confortavelmente ao lado de suas inspirações, Moonring não deixa de ser eminentemente moderno, com várias funções que aumentam sua usabilidade para audiências modernas: palavras-chave são marcadas durante o diálogo, há um sistema de notas automáticas muito útil, auto mapping, auto saving, NPCs que você não conversou são marcados, dá pra controlar usando só o mouse ou só teclado, e vários outros toques.
Tudo isso pelo baratíssimo preço de De Graça.