King of Dragon Pass é uma das experiências mais únicas da meio ludoeletrônico: uma mistura de estratégia, simulação, RPG e visual novel ambientada num mundo de fantasia da idade do bronze não-tolkienesco. Só por isso já tem méritos.

Dragon Pass é também um jogo difícil pra caramba. Como líder de um clã de humanos descendentes do deus Orlanth no titular Dragon Pass, você tem que lidar com problemas internos, externos e sobrenaturais. Abordar o jogo como um game de estratégia tradicional e tentar conquistar seus vizinhos só te trará uma rápida derrota. Ser bem-sucedida significa entender a cultura da sociedade orlanthi e agir de acordo com ela em suas decisões. Você tem que se aprofundar bastante na lore desse mundo para que algumas coisas façam sentido e você não cometa erros bobos.

E então tem o RNGesus. Mesmo que você faça tudo "certo", uma série de eventos aleatórios pode atrapalhar ou até erradicar seu progresso. Antepassados nervosos, desastres climáticos, rituais que não dão certo, doença... Não é fácil ser um membro de uma sociedade na idade do bronze.

Tudo isso pode parecer frustrante, e às vezes é mesmo, mas KoDP é bem compensador para os que persistem. Unificar os clãs e tribos da região e enfim virar o rei (ou rainha!) do Dragon Pass é uma jornada realmente épica.

Um adendo: é surpreendente como um jogo de 1999 conseguiu ser traduzido tão bem para smartphones/aparelhos mobile. Eu já tinha jogado esse game antes no PC, mas acho que a versão para Android/iOS é realmente a forma definitiva de se jogar. Tem quase toda a complexidade e profundidade do original (só simplificaram a alocação de artesãos e patrulhas) sem nenhum dos bugs e com uma interface muito mais fácil de usar.

Reviewed on Nov 05, 2020


Comments