Anodyne é um jogo 2D pixelado em que você controla o personagem Young em uma busca para derrotar um monstro das trevas, encontrar um ser chamado Briar e, como qualquer bom jogo de RPG, salvar o mundo. Você é "o Escolhido" então esse é meio que o seu emprego.

O jogo foi concebido e criado por um time bem pequeno (pelos créditos, duas pessoas apenas), o que me deixa bastante surpreso pois ele é bastante extenso e detalhado.

Você começa suas aventuras no Nexus, que é um local onde se encontram diversos portais (ainda desativados) para mundos paralelos. À medida que você vai jogando e descobrindo os mundos, os portais vão se desbloqueando. Uma função legal do jogo é que a qualquer momento você pode entrar no menu e selecionar a opção de voltar pra Nexus. Isso é muito útil quando você quer pular rapidamente entre lugares diferentes.

Os locais onde você passa tem diversas temáticas: floresta, praia, lago, caverna, hotel, espaço sideral. Não segue exatamente uma lógica. E acho que essa é a minha crítica principal ao jogo: eu não entendi nada da história. Além do básico e óbvio "você é o herói e tem que salvar o mundo", nada faz muito sentido. Tenho que salvar o mundo do quê? Por quê? Um NPC chamado Sage (traduz pra Sábio) me acompanha dando conselhos tão precisos quanto o do Mestre dos Magos. Em algumas partes do jogo você encontra placas, pedras e outros NPCs que dão a ambientação ao lugar, mas sem revelar nada de concreto. O fato de os mundos serem tão diferentes entre si também passa essa sensação de que é tudo aleatório.

Apesar desse ponto negativo, eu achei o jogo bem divertido no total. Os gráficos alimentam a nostalgia de jogos antigos, a trilha sonora dá o tom do jogo e as músicas mudam de acordo com o mapa em que você está. Além disso, o jogo é repleto de humor com um toque macabro muito balanceado.

Pra avançar na história, você tem que explorar bastante todos os mapas e coletar algumas cartinhas. Cada carta faz referência a um item ou NPC do próprio jogo e traz uma informação engraçada junto (pense nas cartinhas colecionáveis dos bruxos de Harry Potter).

Apesar da mecânica chata de que a maioria dos monstros dá respawn instantâneo quando você muda de mapas, Anodyne é relativamente fácil e cada chefão tem uma estratégia bem simples pra ser derrotado, até mesmo o último chefe.

Se você for jogar esse jogo, não o leve a sério. A sua única arma ao longo de todo o jogo é uma vassoura. Sério, uma vassoura. E você vai usar ela pra muitas coisas, inclusive pra "varrer" algumas poeiras, acredite.



Reviewed on Oct 12, 2021


Comments