This review contains spoilers

A minha primeira impressão desse jogo foi: que raios. está. acontecendo. neste. jogo????

Terminei agora, quase 9h depois, e continuo com a mesma impressão. Mas isso não é ruim, eu acho.

Eu gostei muito da fluidez do combate de Bastion. Os botões respondiam bem, apesar de às vezes sentir que eu precisava ter uma reação mais rápida do que seria humanamente possível pra poder me defender dos ataques, ou acertar o alvo, ou conseguir um ataque mais forte na hora certa. Mas nada que me impedisse de matar os monstrinhos e zerar o jogo. Algumas lutas ficavam bem caóticas com toda a informação na tela, mas consegui me acostumar ao ritmo depois de um tempo.

Um dos grandes pontos positivos pra mim foi que Bastion te dá uma variedade de armas com estilos e estéticas diferentes. Você pode lutar com uma espada, uma marreta, uma pistola, um arco, UMA BAZUKA. Enfim, variedades.

O jogo também traz uma característica muito peculiar: um narrador muito presente. No começo, eu achei bem legal, realmente tive a sensação de que tinha alguém me contando uma história. Mas depois eu simplesmente me desliguei da narração porque era muito difícil prestar atenção no que estava sendo dito e conseguir desviar de 50 monstros querendo um pedaço de mim. Nos momentos que eu podia parar e ouvir o que estava sendo dito, eu gostava. Mas a maior parte do tempo, eu estava só muito ocupado em sobreviver. Queria que a narração tivesse sido reservada para momentos do jogo em que você está só caminhando, ou esperando algo acontecer.

A história de Bastion é contada por alto, muitas vezes deixando o jogador ligar os pontos e concluir as coisas por si mesmo. Eu sem querer li um spoiler da ~grande revelação~ que o personagem principal descobre, e acho que isso foi até positivo pois consegui entender melhor pra onde os eventos iam me levar.

Além das armas oferecerem uma jogabilidade customizável, temos outros recursos que deixam o jogo interessante. Um deles é a Destilaria, onde você pode habilitar poções que vão melhorar seu desempenho no jogo (como por exemplo aumentar o seu HP, fazer com que você receba um pouco de HP de volta quando atacar inimigos ou mesmo fazer com que os cristais que você usa pra comprar melhorias venham até você automaticamente). Outro é o Santuário, onde você pode aumentar a força dos seus inimigos e em troca você recebe mais experiência e cristais.

No geral, eu me diverti bastante jogando Bastion. O jogo permite que você jogue novamente em modos diferentes, mas não fiquei com vontade de testar isso. Passar uma vez pela história foi suficiente pra mim.

Recomendo Bastion pelo seu combate divertido, a história bem contada (porém reitero que contar no meio de uma luta não foi uma boa ideia) e os gráficos agradáveis.

Reviewed on Nov 02, 2021


Comments