Eu tenho uma relação meio de amor e ódio com jogos idle. Primeiro, pra quem não sabe, “idle” (que traduz pra “parado”) é um gênero em que você é incentivado a deixar o jogo sozinho, coletando ouro, produzindo itens, e quando você abre, você só coleta e melhora aspectos do jogo para que ele produza mais ouro ou itens pra próxima vez que você voltar. Plantera é um idle e um clicker, isso quer dizer que você pode atuar ativamente clicando e coletando as moedinhas também. Quem nunca ficou viciado em Cookie Clicker? (AVISO: se você nunca jogou Cookie Clicker, sugiro passar longe porque é extremamente viciante.)

Mas voltando a Plantera: temos aqui um lindo pomar, você cultiva árvores, plantas, hortaliças, legumes, frutas e, ao coletar essas comidinhas, você ganha ouro, que serve pra expandir a sua plantação e comprar mais árvores e plantas. Você também pode adquirir animais, como porco, galinha e cavalo, que vão produzir itens para que você mais rico e consiga produzir ainda mais itens. O ciclo sem fim.

O ouro serve também pra comprar cachorrinhos que servem de guarda contra animais selvagens que querem avacalhar com sua produção, e também podemos comprar espantalhos pra deixar os pássaros-ladrões bem longe das suas árvores. Tem também duas melhorias gerais do jogo que podem ser compradas com gold: um é a que aumenta a quantidade de horas que você pode ficar com o jogo fechado e ainda assim produzir gold (sim, é limitado) e a outra é a que aumenta o ganho de todo o gold em 2x, 3x, 4x etc, sendo acumulado infinitamente.

Plantera me divertiu nas primeiras horas, mas acabou me irritando depois. O jogo não tem quase nada de customização, você só tem seis opções de cada tipo de planta e, depois que você adquire todas elas, o jogo meio que perde o sentido. Lembra que eu falei que tenho relação de amor e ódio com idles? Essa eu poderia dizer que é um pouco de ódio.

Reviewed on Dec 21, 2021


Comments