Longo Suspiro. Por onde eu começo?

Que decepção. A gente passou tanto tempo vendo teasers desse jogo que prometia tanto e entregou... uma bagunça?

A premissa é muito boa. Um mistério pra resolver num time loop? Opa, manda pra cá! Atores bons fazendo as vozes dos personagens? Perfeito!

Só esqueceram de criar uma história boa pra tudo isso. Eu não vou entrar em spoilers, mas eles pegaram dois dos piores tropes de reviravoltas existentes e colocaram os DOIS na mesma história. E ainda por cima quiseram disfarçar de arte, de algo profundo. É só realmente muito triste o quão pretensioso ele tentou ser.

E o gameplay que parece interessante e envolvente no começo, logo se torna impossivelmente chato e tedioso. Não me envergonho de dizer que procurei um walkthrough no final, pois não aguentava mais fazer e-xa-ta-men-te as mesmas ações de novo e de novo e de novo.
E tem muitos puzzles que são horríveis e arbitrários. É desses jogos que se você não fizer precisamente o que o desenvolvedor pensou, não vai dar certo. Ruim demais, de verdade.

Isso sem falar em como duas resoluções principais para o puzzle resolvem você cometer violência contra sua esposa ou deixar alguém cometer essa violência e só assistir. E, sinceramente, não precisava. Tinham outros jeitos na própria mecânica do jogo de obter as respostas para essas duas questões, mas eles optam pela violência. Isso já é altamente questionável, pra dizer o mínimo, mas ai a história termina do jeito que foi e... bom... fica muito difícil defender.

Obras sobre loops temporais costumam ser sobre uma jornada de auto conhecimento dos protagonistas. E, ok, não PRECISA ser assim, da pra tentar fazer uma história de mistério, claro. Mas, pra mim, é algo meio intrínseco a esse recurso narrativo a coisa da auto descoberta, de chegar a um momento de catarse. De ser forçado a encarar seus medos, seus defeitos. E bom... meio que tem isso aqui, mas não faz parte do loop, é o final do jogo, a reviravolta. Talvez eu só esteja sendo amarga porque é uma reviravolta realmente muito merda. Talvez se fosse melhor a estrutura funcionasse. Mas enfim, parece que nem isso eles conseguiram acertar.

Uma tristeza tanto potencial desperdiçado. Realmente uma pena.

Reviewed on Aug 24, 2021


5 Comments


2 years ago

Só não entendi a parte de achar a violência que acontece no jogo um problema? Ta escrito na classificação que o jogo tem violência. O que isso tem haver?

2 years ago

KojimaFan: Violência não é um problema. Violência mal feita, é. Assim como qualquer outro recurso narrativo, o uso de violência tem que ter um propósito. Quando você escolhe fazer uma obra toda centrada em agressões físicas e psicológicas contra uma mulher e não há sequer uma justificativa válida na história, pra mim, é um problema.

2 years ago

Como assim obra centrada em violência contra mulher? O protagonista e o policial podem ser espancados torturados e mortos também. E há propósito em todos os casos em porque está acontecendo, jogo não é nenhum tipo de Hatred.

2 years ago

Removed by a moderator

2 years ago

Eu não falei que a esposa é o vilão, nem comparei o jogo a uma coisa que é só ódio gratuito, como hatred. Eu só citei pontos que eu não gosto e acho que são um problema.

Se quiser ler alguém que expressa melhor que eu as coisas, esse review aqui bate com meu ponto de vista:
https://kotaku.com/twelve-minutes-might-have-the-worst-video-game-ending-o-1847540262

Se não quiser, toca sua vida ai e só aceita que tem algo que me incomodou no jogo que não te incomodou.

E desencana, eu só fiz um review pra mim mesma e pra meia dúzia de amigo que eu tenho aqui. Não precisava ir stalkear minhas redes não, só porque você discordou de um negócio que eu escrevi. Que negócio creepy do caramba, cara.


2 years ago

CATARSE. ISSO! É isso que faltou nesse jogo. Catarse. Todo final é "válido", logo não existe um arco narrativo que ele propõe a fazer. Nadou, nadou e morreu na praia.