Lionheart: Legacy of the Crusader

Lionheart: Legacy of the Crusader

released on Aug 13, 2003

Lionheart: Legacy of the Crusader

released on Aug 13, 2003

Starting from humble beginnings as a slave, rise to fame and fortune by proving your self worthy against the terrible odds presented by your world's realities and the recent crack in the fabric of reality. Face monstrous hordes and relentless bandits. Specialize in wielding cold steal or be a master of casting hot magical spells. Join factions to gain powerful allies and earn perks that will help you rise above the challenges.


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

Para aqueles que não estão cientes, Lionheart: Legacy of the Crusaders é um CRPG oldschool com visão isométrica, um dos últimos antes do declínio do gênero, ao lado de The Temple of Elemental Evil, outro jogo fantástico e o qual pretendo, muito em breve, rejogar e avaliar por aqui! Retornando a Lionheart, o jogo adota o mesmo sistema de combate encontrado nos dois primeiros Fallouts, o sistema SPECIAL, e, embora não figure entre os meus sistemas favoritos (Pathfinder e AD&D 2ª edição ocupam essa posição), minha única crítica nesse aspecto está relacionada a algo que ocorre em seu end-game, momento em que o jogo torna-se praticamente um pseudo-hack and slash. O que acontece é um favorecimento de certas builds em detrimento de outras. Em particular, builds melee parecem ser preferidas em uma boa porcentagem da segunda metade do jogo, embora haja ocasiões pontuais em que builds ranged parecem ser as únicas viáveis naquele ponto, o que evidencia alguns pontos fracos de game design.

Quanto a sua apresentação visual, ela é espetacular: o charme dos CRPGs do final dos anos 90 e início dos anos 2000 está presente em Lionheart. Tanto a direção de arte quanto os gráficos são excelentes; no entanto, Lionheart peca por não ter suporte nativo para resoluções mais altas, o que, de certo modo, é compreensível, dada sua idade. Sua ambientação e a presença de diversas personalidades históricas, apresentadas com zero acurácia histórica, são aspectos que merecem destaque e que dão um charme e um tom bastante único para o jogo. Quanto à sua história e narrativa, ambas são razoáveis, sem se destacar como em Baldur's Gate I & II ou em Planescape Torment, e seriam aspectos bastante sólidos do jogo caso os desenvolvedores tivessem dado mais agência ao jogador pois, apesar de se tratar de um CRPG, o que me pareceu é que nossas escolhas pouco importam para o desenrolar do jogo. Por fim, dito tudo isso, o meu veredito é que Lionheart: Legacy of the Crusader trata-se de um excelente jogo para àqueles apaixonados por RPGs, principalmente os CRPGs mais old school. Recomendo fortemente!

It was a long-waited RPG from ex-Fallout developers which turned out to be a big flop. Unpolished mechanics, bugs and unfinished the last part of the game.