Mega Man Battle Network 4: Red Sun

released on Dec 12, 2003

The fourth installment in the Mega Man Battle Network series comes in two versions--Red Sun and Blue Moon--each with different enemies, battle chips, souls, and characters. Once again, you assume the role of Lan as he and his friend, Mega Man.exe, fight to rid the Internet of viruses and other cyberworld enemies. Unlike previous games in the series, Mega Man Battle Network 4 focuses on a tournament system where players encounter a variety of enemies that must be defeated. A new Soul Unison system lets Mega Man transform into his defeated enemies.


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

Double Soul is better than grinding for Styles. Too bad both version exclusives and story RNG leave you with only 3 to use. Want more souls and chips? NG+. Completing the game? NG++. Most of the story scenarios are filled with time wasters and contrivances. Limiting the player to a fraction of the ones with unique bosses so they will buy both games and play them thrice is absurd. Not that having them all in one game would be much better because even those scenarios are full of obnoxious padding.

One of my fav games ever I love absolutely

This review contains spoilers

Sim, rapazes, voltamos à estaca zero com essa bomba 🔥🔥🔥.

Acho que com o sucesso de battle network 3, a capcom tentou agradar mais o público casual, crianças de 4, 7 anos de idade, gerando um jogo fácil que estraga o que deixava o battle network divertido, sua velocidade e precisão. Eu não sei o porquê de deixarem os inimigos tão fáceis e os golpes lentos, se alguém começou por aqui, e ir para o 2, ela vai levar um susto da grande diferença que há na jogabilidade.

As dungeons teve uma grande piora, ficando genéricas e feias. Eles simplificaram os gráficos para "botar mais conteúdo", mas parece que foi pra socar no ânus de alguém, os gráficos ficaram simples e os cenários ficaram no mesmo nível do primeiro jogo. E além dos gráficos... os puzzles ficaram uma merda, chatos e arrastados, esse é o resumo deles.

O sistema de armaduras agora depende do chefe que você derrota no final dos torneios, alguns deles são bem fortes e vai ajudar bastante, acho que prefiro mais essa mecânica do que ficar 200 batalhas aleatórias caçando armadura.

Gosto do conceito de torneio e a cada jogada ocorrer um evento diferente, ou rota, por assim dizer. Faz a parte de rejogar o jogo ser divertida, o problema são esses tais eventos, que enquanto outros são bons, alguns são jogue bola com um carinha na casa do caralho, ou quando a Internet é queimada pelos dois competidores que possuem net navis de fogo ficarem se encarando, tipo, sério? Nunca pensei que uma brincadeira de quem pisca primeiro fosse tão prejudicial. Como falei, é 8 ou 80, um evento legalzinho pra uma coisa goofy. O que mais prejudica nisso é pra fazer 100%, já que os eventos são aleatório e você perde uma run no finalzinho, pra na terceira tentativa ainda ter a chance do evento não ocorrer, não sei se tem como burlar isso, mas se não tiver como, isso fode muito pra quem é maluco de fazer 100%. E isso também acaba prejudicando o sistema de armaduras, já que tu pode perder uma forte pra ficar com uma buxa.

O que mais odeio aqui é a história, como, como eles fuderam isso? Primeiro, tem um meteoro indo em direção à cidade, mas... se esse método é tão prejudical assim, ninguém consegue ver uma bola gigante caindo do céu? Eles tratam isso como prioridade máxima, e ninguém na cidade se importa. Segundo, como diabos uma pessoa ficou surpresa com a revelação do vilão? Porra, o cara usa uma roupa roxa e ele é o que mais se destaca entre os cientistas, ele é um cara de roupa vermelha em um grupo de roupas brancas. Nossa, que surpresa, hein, ele era o traidor, caramba, hein? Não esperava por essa.
E ainda mais o arco final do jogo, As pessoas começam a perceber a existência do meteoro e ele vai destruir a cidade, porém como tu quer que eu sinta medo de uma coisa que eu nem estou vendo? Eu não sinto tensão nenhuma vindo daquele meteoro. Terceiro, pelo amor de Deus, para de ficar repetindo sequestro de personagens. Quarto, a parte do "dark megaman" foi feita para "mostrar o lado sombrio do mega" e "se ele se alia à maldade para ter poder", que é uma puta trama falha, isso só fica na gameplay, e o único que chega a explorar isso é o shade Man, que morre nem na metade do jogo, então pff, foda-se megaman emo.

A última coisa que queria comentar é a trilha sonora, bati, bati, bati, e bati, mas ele tem coisas boas ainda, e todos os temas de combate aqui consegue ser os melhores da saga battle network, a luta do torneio, o tema de chefe, que apesar de serem estragados pelo som do gba, a composição é muito inspiradora, ainda mais a da dungeon final, que consegue dar aquele sentimento de perigo, megaman tem que impedir um meteoro de cair na terra pelo mundo virtual. Sua cidade está prestes a ser destruída, e ele é a única coisa capaz de pará-lo... em conceito é bom, mas o jogo faz de tudo pra destruir isso. Uma música ou outra se destaca, não ocorrendo com muita frequência.

Bem, acho que no final o jogo ficou mais bobo pra agradar o público mais jovem, seja o mais idiota possível para atrair crianças... e deu certo, 1 milhão de unidades, parabéns capcom, encheu o bolso, mas criou um jogo questionável, obrigado capcom.

I enjoyed it enough as a kid but a lot of the game felt lazily thrown together. Could not tell you one cool thing about it as it felt like I had done all of it a million times before. Edgey mechanic and parts was funny but super cool.

Like most Battle network games, this game is still pretty fun. But it also has all the typical issues of the series amped to a crazy extent.

A lot backtracking,
Repetitive Missions,
so-so writing,
and a lot of fluff.

However, it's much worse here, due to the fact the most of the game's story is just 3 Tournament, with most of the Tournament missions kind of dumb, or kind of boring, one of the two. You have by far one of the dumbest Megaman Villains. (Which is saying a lot.) on top of all of that, competing this everything in this game, takes about as much time as watching all of one piece. And doing that is likely more fun.

Honestly, if I didn't love the battle network game's main gameplay, this shit would be a one. But the new stuff added like double soul, and other new systems, really make going through this game a lot more fun than it would be.

Either way though....

Unless you are curious, skip this game and play 5 saves you a lot of time.