Raccoo Venture

Raccoo Venture

released on Dec 11, 2019

Raccoo Venture

released on Dec 11, 2019

Raccoo Venture is a 3D platform adventure and collect-a-thon that brings a playful atmosphere inspired by the golden classics from 90s. Raccoo is the last heir of the Guardian Power, who for many years protected the Sacred Relics. Now he must protect the world from the dangerous Tattooed Tatus which are going to steal the mythical jewel and bring chaos to the land. Raccoo must defeat enemies, solve secrets and puzzles while exploring the World of Verta, discovering magic items and new costumes that will help him in this journey in a search for the stolen Relic Pieces.


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

I think this game would be so much better with a double jump and a kicking movement. The controls are not polished enough and when you fall from a cliff (which is incredibly easy) you respawn in a far checkpoint. Just a minor touches and it could be a great 3D platformer, but sadly without these minor things it becomes a tedious and frustrating game.

Racco Venture é um jogo de plataforma 3D que parece simpático, mas vai te fazer um pouco de raiva porque as vezes o negócio é difícil! Para quem gosta de um desafio o jogo é, com toda certeza, um prato cheio.

Apesar de ter um pouco de dificuldade com jogos de plataforma 3D (as vezes eu caia no buraco por não ter noção da profundidade), eu fui capaz de me divertir jogando e zerando o game e acredito que, no geral, ele apresenta desafios que podem ser superados com um pouco de empenho.

O incrível de Raccoo é que sua jogabilidade e visual apesar de pertencerem a um jogo recente, me levam em uma viagem no tempo e fazem eu me sentir da forma que eu me sentia quando jogava no meu Playstation 1.

Um ponto que geralmente eu não abordo em nenhuma análise é a trilha sonora porque eu nunca sei muito o que dizer sobre isso, mas a música da fase 3-2 Fuste Flutuante é uma das músicas de jogos mais incríveis que já vi na minha vida, então acho que esse ponto precisa ser destacado.

Tirando algumas frustrações geradas por falta de skills da minha parte, o único ponto que eu não curti no jogo é o botão de modo foto ser no RB/R1. Em um jogo onde eu me vejo caindo tanto no precipício e apertando tudo por nervosismo em uma tentativa desesperada de não cair, é muito frustrante quando o jogo pausa pro modo foto no meio desse desespero, só estendendo a minha aflição. Acho que o modo foto ficaria melhor no R/R3 que é um botão bem mais difícil de se esbarrar ou apertar por nervosismo.

Enfim, esse é um jogo que eu recomendo demais e um dos casos em que eu fico muito feliz por algo bom assim ser brasileiro.

TL:DR: Experimente, não me deixe afetar usa experiência

É nítido o amor do Dev pelo jogo. O Design do Racoo e suas Skins, o Pruu e o Urubu do jogo do Bicho são maravilhosos. Mas eu acho que Raccoo Adventure sofre de dois problemas fundamentais:

- O moveset
- Falta da identidade

O moveset de pular + stomp no chão é extremamente limitador, o que influencia em todo o level design. Não acho que um jump assist conserte, infelizmente, porque o jogo foi feito em volta desse core. Pensar num Plataforma 3D em 2023 sem dash, pulo duplo, planar, ataques horizontais... é surpreendentemente exótico. Acho que antes de absolutamente de qualquer outro elemento, ter uma movimentação prazerosa (nem precisaria de combate) é a fundação de qualquer jogo.

O segundo ponto é identidade, e ponho especificamente essa crítica na trilha e nos efeitos sonoros. O jogo é vazio nesse aspecto. As plantas carnívoras, por exemplo, não tem efeito sonoro algum, assim como os terrenos destruídos pelo Raccoo. O personagem principal não tem um barulho característico marcante. O som das moedas saindo do chão parecem ser exatamente o mesmo efeito sonoro de notificação do meu Poco X3. As músicas parecem ser de qualquer outro estilo de jogo MENOS de uma aventura lúdica. Falta aquele TCHAM inicial nos começos das fases, tudo parece mal mixado e os poucos instrumentos que aparecem na trilha e que ajudam na construção da fantasia pelo som ficam ofuscados.
Fora o som, faltou uma presença maior de NPCs pra construir o mundo de Verta. A primeira vista o design geral é lindo, mas nos 3 mundos que joguei, praticamente não existe variação.

E finalmente, o que me fez desistir de jogar de vez, o ritmo.
Infelizmente, dada a limitação de movimentos, você faz tudo o que é pra fazer logo no início do jogo. A grande parte da dificuldade desse jogo está justamente nesse ponto. É um plataforma preciso, simples assim, e que se torna mais difícil de forma completamente desproporcional usando elementos de time trial, adicionando inimigos a distância ou simplesmente dificultando a visão; quando os 3 não são combinados. Os coletáveis, que de forma alguma deveriam proibir a progressão da forma que proibem no jogo hoje (11/01/2024) são ridiculamente escondidos ou difíceis, e não vou fazer a modéstia, acho que faltam as pistas visuais para encontrá-los
As plataformas de movimento são exageradamente devagar. Nadar nesse jogo é um verdadeiro inferno pelo baixíssimo oxigênio e pela movimentação lenta e imprecisa pelo momentum, momentum esse que não se encontra na própria movimentação básica, vista que pular te "freia".
Os inimigos são extremamente genéricos e servem quase que exclusivamente como dor de cabeça.

Sinto que falta uma deslizada com Pinguim. Falta correr de uma pedra contra a câmera. Falta montar um animal selvagem. Falta entrar num Mecha Racoon. Falta um processo de descontrução das referências que tanto o inspiraram.

Não trago esses pontos pra causar qualquer tipo de desânimo, pelo contrário. Aguardo ansioso pra ver seus próximos projetos, porque a paixão, que é o principal, você tem e foi o que me fez me interessar, acompanhar e jogar o jogo, pra começo de conversa. Acho que a maior parte da minha decepção, na real, é ver o enorme potencial que você e o Raccoo tem :)