Starfield foi o RPG em que mais fiquei imerso, não só em sua história mas como também em todo o resto do game seja as mecânicas, gameplay, exploração, quests ou o que for, eu fiquei extremamente preso no universo dessa obra prima do Todd.
A masterpiece suprema da Bethesda me proporcionou uma das melhores jornadas que um game ja me ofertou, eu nunca havia me sentido tão conectado com a alma de um jogo como a desse aqui, eu realmente senti a literal definição de "RPG", interpretei meu personagem de uma forma tão intensa que eu sentia cada decisão tomada e o peso dela, me conectar com minha própria história e com os personagens que me relacionava, com as quests que me envolvia, ou com os mundos que visitava, TUDO nesse jogo fez me sentir vivo dentro dele, do meu próprio jeito.
As questlines são EXCELENTES e por vários momentos eu prezava mais por elas do que a própria mainquest (que eu até me desligava completamente e esquecia que existia), foram todas muito bem feitas e mesmo a mais fraca delas ainda tem qualidade e uma boa diversidade tanto nas missões quanto no plot da mesma. Mas não da para fugir de que a main é o grande ápice, a cada descoberta que era realizada minha mente explodia e eu sentia uma gigante de necessidade de prosseguir a história até o fim (por mais que eu me segurasse e voltava a fazer outras atividades), a lore e plot do jogo são fantásticas de tão bem feitas e o final é de quebrar a cabeça.
A gameplay por mais simplória que possa parecer para muitos veteranos do gênero foi sem dúvidas o mais divertido para mim, tudo que a engloba eu achei que foi feito com MUITO primor e é um dos pontos mais altos do jogo, é extremamente viciante seja em suas mecânicas principais como também nos aspectos mais amplos, como exploração de planetas, coleta de itens, gunplay propriamente dita, e etc. Ficou tudo muito bom, e sinceramente se nesse quesito ela demonstra algum defeito eu fui completamente cegado pela qualidade monstruosa que exala da mesma.
O único problema para mim foi sem dúvidas a perfomance, por momentos o jogo crashava até mesmo em pontos chaves de alguma quest e me fazia voltar bastante, o que me irritou um pouco não vou mentir. Fora alguns bugs que atrapalhavam a progressão, um por exemplo me impediu de concluir uma quest de companion e so foi "desbugar" depois de 20 horas de gameplay. Queda de FPS foi bem recorrente também, ainda mais em alguns planetas como Akila.
No geral, Starfield foi minha melhor experiência com um role playing game que ja tive na vida, a forma de como o jogo se conectou comigo foi algo que nenhum outro ja fez igual. Sei que para quem já é mais familiarizado com o genêro provavelmente devem ter algumas críticas, mas para mim que não sou tão chegado a RPG foi PERFEITO e eu pouco tenho a reclamar, sendo que seu único problema fica quase invísivel perante a grandeza do jogo. Uma verdadeira obra de arte por Todd Howard.

Reviewed on Sep 21, 2023


Comments