Resgatando boa parte da essência perdida (na época) de Resident Evil, Revelations acabou sendo para mim uma ótima expêriencia, aquela qual eu gostaria que tivesse tido com o que seria "Resident Evil 6".
O jogo retoma muitos aspectos de survival horror, principalmente nos aspectos de terror e atmosfera, elementos quais ele faz perfeitamente. Ainda é fraco na questão de puzzles, backtracking e administração de itens, mas ainda sim ele os aplica de uma forma razoável e aceitável. O design geral do game é algo apreciável, o muito bem e funciona como deveria, sustos e sensação de "medo" pode ser algo orgânico nos primeiros capítulos.
A gameplay é excelente, foge completamente do erro terrível que foi implementado em RE6 e Operation Raccon City naquele mesmo ano, ela reforça ainda mais a ideia de sobrevivência de horror e não exagera em nenhuma de suas mecânicas primordiais. Alguns comando podem se colidir como o de interagir com objetos, em momentos chaves ou desesperadores é possivel que na tentativa de abrir uma porta, você acabe virando a câmera ja que o comando dessa ação está locado no mesmo botão.
Level design é maravilhoso, principalmente a parte superior do navio onde se passa 80% do game. Porém algumas partes são bem medianas como momentos "aquáticos", realmente detestei o design dessas sessões e a gameplay como um todo, por sorte não se prolongam por muito tempo.
A narrativa do jogo é focada em ser contada por CG ou CGI, não sei dizer se isso é algo tão ruim pois não afetou o ritmo de gameplay, mas senti falta de files e etc (ainda estão aqui mas bem reduzidos). Falando nisso, a história em si é bem ok e achei até interessante, o que é algo positivo para um jogo da franquia a qual eu sempre desprezei a maioria dos enredos.
Os inimigos no geral, embora repetitivos, eu curti bastante o design e formas de como atacam, lembram bastante os de RE7 (e sofrem do mesmo problema, embora os desse ainda ache melhor). Já os chefes são um peso para baixo, não consegui gostar de nenhum nesse jogo, todos são sem graça se tornando uma esponja de dano, com design bem mais ou menos e com move set genérico, as batalhas se tornam bem enjoativas. Em muitas sessões o jogo também foge muito da ideia de terror, mas como isso já é recorrente da franquia desde a trilogia clássica, não é tão necessário pontuar isso aqui.
Dou um ponto extra pelo modo raide que é MUITO divertido de jogar, preferi até mais do que o bem conceituado modo mercenários de outros games da franquia (incluindo o do RE4). A reutilização dos cenários da campanha no modo ficou muito bem feita, e acabou sendo uma das coisas que mais me divirtiu nesse jogo.
No geral, Resident Evil Revelations foi um baita jogo que infelizmente ficou de lado pelos fãs, principalmente pela fato de ter sido exclusivo de 3Ds em seu lançamento. Em um ano tão ruim para franquia, Revelations foi um pequeno curativo para tentar tapar tamanho buraco causado por RE6 e ORC.

Reviewed on Apr 29, 2023


Comments