Baseando-se numa possibilidade do que o nosso mundo poderia ser hoje em dia, Wolfenstein New Order pinta este mundo negro e obscuro, mas mesmo assim consegue tornar tudo isto uma comedia, não com uma má conotação. É incrivel como neste jogo mostra-nos como seria o mundo caso a segunda guerra tivesse sido vencida pela Alemanha Nazi, todo o mundo escravizado ás mãos de Hitler, os avanços tecnologicos, ate o colour pallete do jogo é negro e duro de se ver, so com tons de vermelho, preto e cinza. Todo o World building deste jogo esta muito bom, os small details tais como a propaganda em tudo o que é sitio, tudo neste jogo tem uma suástica, mas dos pormenores que mais gostei foram as musicas antigas que ainda hoje são famosas tais como os Beatles por exemplo, que neste mundo governado por Hitler chamam-se Die Kafer (que é so a tradução de The Beatles para alemão). São estes pequenos detalhes que fazem com que este mundo tenha mais vida, coisas pequenas que fazem toda a diferença, um mero fun fact faz-te imaginar pelo que a banda passou (esta e quaisquer outras ao longo da historia), ou cantavam em alemão ou passavam os dias na prisão, uma vez que qualquer musica em inglês (ou noutra lingua qualquer senão alemão) poderia ser considerada um grito de revolução.

No que toca a plot,incorporamos a pele de Blasckowitz um americano que combateu na guerra que após entrar em coma em combate, depara-se com um mundo diferente, onde ate a lua é uma colonia Nazi. Começamos por nos juntar a uma Rebelião com a esperança de conseguir trazer liberdade a todas as nações pondo fim ao Imperio Nazi.
Acho que toda a plot é straight to the point, facil de entender, o goal é simples, derrotar o Dr. Deathstead, os meios para o fazer é ir adquirindo tecnologia Nazi de ponta e usa-la contra os proprios, mais direto que isto não estou a ver. O final em aberto que ficamos sem saber o que acontece ao protagonista se é salvo, ou se fica para traz nos destroços, isto era se eu tivesse jogado o jogo exatamente quando saiu, como so passei agora ja sabia da existência de uma sequela, com Blasckowitz na capa logo, essa duvida sobre o final foi posta de parte. Mas nao deixa de ser um bom desfecho do primeiro jogo.

No que toca a jogabilidade, acho que todo o jogo esta muito fluido, um fps ao genero de Doom, Run and Gun, uma boa variedade de armas que ao longo do jogo se vai desbloqueando inúmeros upgrades para trazer algo de novo de um capitulo para o outro, o que acho muito bom para que quem jogue fique sempre envolvido á espera do que virá a seguir, tambem nao esquecendo o facto de poder-se dar dual wield de qualquer arma que se possa carregar no inventario. A meu ver onde a jogabilidade perde um bocado de qualidade é nas partes em que a Heavy Action não existe, sofrendo um bocado nos momentos de Stealth e nas Fetch quests sem ação no meio. O Stealth está fraco, podendo chegar ao ponto de matar um soldado que está a olhar para o outro e nao dá por isso, ou a animação de melee stealth kill, que a certo ponto é engraçado mandar uma so facada na zona abdominal e o soldado morre instantaneamente, mas ja estou a divagar... No que toca ás fetch quests, dava por mim um bocado perdido ás vezes, principalmente nas fetch quests da base da rebelião, estava completamente á toa para onde ir, tambem nao queria que me dissessem exatamente onde ir mas pelo menos onde procurar.

Em suma, um jogo consistente no que toca a storytelling e world building, uma gameplay solida mas que podia ser melhorada em alguns aspetos mas no geral foi uma otima experiencia. Num mundo de gaming que está a abarrotar de experiencias de simuladores militares, Wolfenstein The New Order é uma otima lufada de ar fresco
Review: 17.4

Reviewed on Jan 05, 2024


Comments