This review contains spoilers

Os gráficos do jogo são bons o suficiente para entender o que está na tela, porém para a época que ele foi lançado falta muito recurso visual, muitas coisas estão com texturas de baixa qualidade e os modelos parecem ser de duas gerações atrás, o design dos personagens é a coisa que mais atentaram a deixar bonito, os inimigos têm um design bem fraco em sua maioria, principalmente o boss final da campanha do Leon, o Simmons fase três tem um dos piores designs de chefes de toda a franquia, uma mosca gigante com vários pontos amarelos que são seus pontos fracos.

A trilha sonora não tem nenhuma música marcante ou memorável e grande parte da trilha sonora é bem repetitiva, por conta dos longos trechos de batalha com a mesma música tocando em looping. Nem mesmo os chefes têm músicas boas de verdade e em sua maioria são cobertas pelos diálogos dos personagens.

Os controles desse jogo são o que carregam ele nas costas e o que faz o jogador aguentar ele até o final. Além de podermos atirar enquanto nos movimentamos, o jogo tem um inventário dinâmico, fácil de mexer durante a ação e a troca de armas é muito fluída. O único problema do jogo é a quantidade exorbitante de quick time events, pois para quase toda ação é necessário apertar um botão no tempo certo, seja para atacar um inimigo atordoado, seja para abrir uma porta, um problema que se torna repetitivo bem rápido, já que para melhor gerenciamento de munição, você pode usar ataques corpo-a-corpo, que agora são livres para serem usados a todo momento, fazendo com que toda hora o inimigo esteja atordoado e você precise apertar o botão no tempo certo, pois só atacar mais uma vez não ativa o gatilho para finalizar o inimigo.

O enredo em grande parte funciona e conecta as campanhas dos personagens extremamente bem, um dos poucos pontos positivos da franquia, tendo quatro campanhas que giram em torno de personagens diferentes. Na campanha de Leon, a cidade de Tall Oaks é atacada e o presidente é infectado, Leon é obrigado a matar seu amigo de longa data para sobreviver e trabalha junto com Helena Harper para descobrir quem foi o culpado por isso. Ela o leva até uma catedral, onde ela diz que Derek Simmons fazia experimentos secretos e que ele a obrigou a ajudar a infectar o presidente, pois ele havia sequestrado sua irmã. Eles acham Deborah, a irmã de Helena, porém ela já havia sido infectada e, junto com ajuda de Ada Wong, eles a derrotam, porém nesse momento Simmons já forjou para botar a culpa nos dois e agora, para provar sua inocência, eles fingem sua morte e viajam para China, onde havia outro ataque bioterrorista acontecendo. Quando eles chegam, eles encontram Sherry Birkin e Jake Muller e os ajudam a derrotar uma arma bio-orgânica. Sherry diz que ela responde para Derek e fala onde vai se encontrar com ele, para Leon e Helena o impedirem, pois ele está comandando uma organização chamada Neo Umbrella. Eles encontram Chris Redfield e Piers Nivans indo atrás de Ada, o que faz com que eles tenham uma desavença no começo, pois Leon quer protegê-la. Eles se separam e Leon pede para que Chris faça a coisa certa, enquanto ele vai atrás de Simmons, porém ele foi infectado pela suposta Ada, e os agentes têm que derrotá-lo. Após uma primeira batalha, a cidade onde eles estavam é atacada por uma bomba biológica que infecta milhares de pessoas, Leon entra em contato com Chris e pede para que eles salvem Sherry e Jake, pois ele tem os anticorpos contra o vírus C por ser filho de Albert Wesker. Eles então fogem e enfrentam Simmons mutado mais algumas vezes, uma com ajuda de Ada, que tinha sido dita como morta por Chris, até que eles chegam num helicóptero onde Ada havia deixado um lança mísseis para eles acabarem com Simmons.

A campanha de Chris começa seis meses antes dos acontecimentos principais, quando a equipe da BSAA havia sido mandada para uma cidade exterminar as armas bio-orgânicas, lá eles encontram Sherry e Jake pela primeira vez e os ajudam a prosseguir, pois ela está trabalhando para o governo. Após isso, eles encontram uma suposta Ada que diz que tudo isso está acontecendo por conta da organização Neo Umbrella, mas depois ela trai toda a equipe e apenas Chris e Piers saem vivos dessa missão. Com isso, Chris sofre um trauma e tem uma amnésia, ficando seis meses apenas bebendo de bar em bar, enquanto a BSAA o procura para ajudar a impedir a ameaça bioterrorista. Ao encontrá-lo, Piers convence Chris a voltar a ação, mesmo sem lembrar do que está acontecendo. Eles vão para a China, enfrentam as ameaças até encontrarem Ada Wong, quando Chris finalmente se lembra o que ela fez, sua sede por vingança o faz querer ir atrás dela e Piers o segue para impedir que algo ruim aconteça. Então, após encontrar Leon e Helena e eles explicarem sobre Simmons, Chris segue em busca de Ada, o que o leva até um porta-aviões, onde eles descobrem que uma bomba vai ser lançada na cidade onde estavam, ele tenta avisar Leon, mas é tarde demais para impedir. Ele então vai até uma base sub-aquática por pedido de Leon para salvar Sherry e Jake, porém quando se encontram o plano dos terroristas é executado e uma arma bio-orgânica gigante é liberada de seu casulo, chamada de Haos. Os soldados ficam lá para tentar combater o monstro enquanto os outros fogem, contudo, Piers acaba ferindo seu braço gravemente e utiliza uma amostra de Vírus C para sobreviver e conseguir acabar com a criatura e ajuda Chris a fugir, porém ele fica pois sabe o que acontecerá se ele sair de lá, num momento comovente onde Chris queria que ele continuasse com ele.

Na campanha de Jake e Sherry, eles se encontram após Jake tomar uma dose de vírus C achando ser alguma droga para o ajudar a enfrentar os monstros, porém ele descobre ser imune. Eles fogem daquele lugar de avião, porém uma criatura chamada Ustanak os persegue durante toda a história, e derruba o avião, fazendo-os cair em uma área nevada e tendo que sobreviver lá, mas após sair de uma caverna acabam sendo pegos pela Neo Umbrella, comandada pela suposta Ada. Eles são vítimas de experimentos por seis meses, ele por ser imune ao vírus, ela por ter poderes regenerativos, dados a ela por conta do vírus G que a infectou na cidade de Raccoon. Eles conseguem fugir e descobrem estar na China, onde eles precisam encontrar com o chefe e mentor dela, Derek Simmons, que a recrutou para trabalhar depois de anos de experimentos com ela. No caminho, ela encontra Leon e Helena, e confia nele quando ele diz que Simmons está por trás de tudo. Eles são capturados novamente e vão parar num submarino, onde são resgatados por Chris e Piers. Ao tentar escapar, o Ustanak volta a atormentá-los, mas Jake que descobre quem foi seu pai e quem o matou ao conversar com Chris, fica cansado de fugir e graças à força sobre-humana e alta resistência, ele derrota o monstro numa batalha mano-a-mano e com um tiro final de magnum dado pelo casal.

A campanha da Ada serve para esclarecer algumas coisas e revisita as campanhas por um outro ângulo, começando num submarino que ela vai a mando de Simmons, com quem ela já trabalhou muito tempo atrás, e ela descobre que uma missão foi dada a ela seis meses atrás, mas ela não recebeu essa missão. Por isso sua busca por respostas começa e ela vai até o laboratório secreto da Família, organização secreta que ele pertence, lá ela encontra Leon e o ajuda, depois se separando. Ela recebe uma ligação do Simmons falando com ela, porém ela percebe que não era o verdadeiro e questiona quem era a real pessoa por trás disso tudo, a pessoa que responde é uma outra Ada, que na verdade é uma pesquisadora chamada Karla que foi infectada para se transformar na Ada, a grande paixão de Simmons, e ela está em busca de vingança, por isso criou a Neo Umbrella para destruir o mundo inteiro e Ada precisa impedí-la, pois seu nome e rosto estão sendo responsabilizados. No caminho, ela ajuda Jake e Sherry contra um monstro, ajuda Leon a derrotar Simmons e depois parte para apagar todos os documentos com dados dela, e também destrói o que era pra ser a arma bio-orgânica perfeita ainda em desenvolvimento pela Karla.

No geral o jogo até consegue ser divertido em alguns momentos, mas no geral é tão repetitivo que cansa, além de focar demais na ação e esquecer totalmente dos elementos de terror da série, os protagonistas deixaram de ser sobreviventes e agora são todos super-humanos com capacidades físicas sobre humana, mesmo os que em teoria não tem nenhuma infecção especial. Além disso, a dificuldade do jogo se define em quantidades de inimigos gigantes, com hordas que parecem infinitas, parecendo tudo uma grande guerra e não uma luta pela sobrevivência. Os personagens já conhecidos não expandem muito sua história, e os personagens novos são bem insignificantes, o Jake é um cara muito sem emoção, então é difícil de gostar, a Helena é muito misteriosa e enche o saco, o Piers é o mais legal desses novos, pois ele realmente parece se importar com o que está fazendo e tem um desenvolvimento muito bom, no final se sacrificando pelo mundo. Além disso, outro defeito do jogo é que ele tem a opção de multijogador, porém não está preparado para isso, pois os recursos ficam extremamente escassos tendo que dividir tudo que se encontra. No final, é um jogo que só vale a pena se você for fã da franquia e quer ver a história, ou se for preparado para todos os pontos negativos e ignorá-los.

Nota: Legal

Reviewed on Aug 28, 2023


Comments