GGS me surpreendeu em sua eficácia, mas me decepcionou na falta de tato.

Um dos lançamentos mais aguardados e considerado um cult classic por parte da comunidade, GSS traz ideias muito boas e aspectos interessantes quanto a mensagem, usando e abusando de erotismo, perverção e, claro, Gore. Fui esperando algo dentro do que a VN me entregou e fico grato por isso, sem dúvidas a narrativa tem seus méritos, como a quebra do padrão de heroínas quase perfeitas em muitas VNs, em GSS, todas são egoístas e possuem um lado obscuro que exposto durantes suas rotas e são confrontadas por isso, a podridão em muitas cenas sendo transmitidas em H-Scenes funcionam e o Denpa é bem executado, mas, tem seus exageros, a rota da Kiika é o maior exemplo disso. Eu entendo a mensagem sobre sexualidade na rota, mas é mostrado de forma extensiva, tornando quase toda a rota puro fetiche, que vale ressaltar, existe aqui tbm. Claro que elogiei o uso de erotismo, mas o aspecto fetichista ainda existe e é problemático, eu sei que estou dizendo a mesma coisa que a água molha, pois quase toda VN faz isso, porém não posso deixar de comentar, GSS não se isenta desse problemas, mas compensa pela excelente conclusão da obra.

Já os personagens, bem, alguns só existem, como Kyouji, um protagonista bem médio, mas que funciona narrativamente ou Yamiko que é uma expositividade abulante, além de outro aspecto fetichista da VN, já outros são abordados de forma decente em suas rotas, como Akane e Aoi, a Kiika poderia ser boa, se a rota dela não focasse tanto em erotismo exarcebado, os maiores destaques sem dúvidas são Yuka, Gore e Yoshiki. Os 3 são a alma de GSS, Yuka com seu lado misterioso e perverso que esconde suas fragilidades, onde sua rota trabalha isso muito bem, Gore sendo o Gore, uma criatura bizarra, grotesca e aterrozante, já Yoshiki sendo o elo entre Yuka e Kyouji, com um bom arco próprio.

A produção de GSS é bem ok, tem muitos CGs lindos, mas não é brilhante, principalmente em alguns por conta do background art desconexo com o que está em primeiro plano em alguns CGs, no entanto adoro o Char Design, muitos podem achar genérico e entendo, eu acho que da um charme a mais para a obra. A OST tem muitas trilhas marcantes, pena que sofre de ter pouca variedade.

No fim, GSS valeu a pena, me entregou o que eu esperava, não coloco como um destaque dentre outras VNs que li, todavia não foi uma perda de tempo e tem sim suas qualidades.

Reviewed on Feb 19, 2023


Comments