This review contains spoilers

NOTA IMPORTANTE: A MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM PERSONA 3 FOI COM ESSE JOGO

Bah esse jogo foi um slowburn triste e tenebroso, ele começou pelas primeiras vinte horas gozando da minha cara não dando nada de contéudo e a dungeon é bem chatinha, história não andava e tudo parecia não ir pra lugar nenhum. Continuei jogando pq me falavam q era uma puta história, quando o Koromaru entra na equipe eu comecei pegando gosto pelos personagens, daí entra o Shinjiro, mesmo sabendo que ele ia morrer ainda me vi gostando muito do personagem e quando ele morre eu jurei que o jogo ia ficar muito foda. Eu tava errado, depois da morte dele cada personagem vai acordando sua persona mais forte e aí que eu notei o meu problema com o jogo: Ele é extremamente confuso com como seguir com seus temas. Temos um jogo que tenta falar sobre morte mas se vê preso a não chocar muito pq querendo ou não esse jogo é feito pra tu ter uma power trip como o transudão da escola. Os personagens todos do time tem morte como uma ancora central em algum momento, mas eles acabam não refletindo, pra mim, muita coisa. O Akihiko e Ken tem a morte do Shinji, só que os dois esquecem dela logo que o jogo vira pra reta final, a Yukari quando descobre a verdade do pai dela vira uma "sucessora" dele simplesmente seguindo oq ele queria e todo dialogo dele fica entorno dele, o Junpei e a Chidori é o que melhor trabalha isso (incrivelmente) e a relação da Mitsuru com a morte do pai dela é bem fraquinha. No resto a história é bem nhé, tipo eu até gostaria dos personagens, mas maioria da party tem a densidade de um pires e o Reload aparentemente tneta arrumar isso com os encontros com os personagens masculinos fora da party, mas ainda assim eles ficam de fora e as personagens femininas tem seus social links gastos com elas tentando fazer com que tu o jogador se sinta responsavel pela melhora delas como pessoa, não vou mentir esses SL's estragaram a Fuuka e a Yukari pra mim, não consigo disconsiderar o quão ruim os Social Links delas são. Os social links menores tem raros que são bons, o do Sol que é daorinha pq de todas narrativas do jogo que retratam a morte, ele é a que retrata da melhor maneira o que o jogo quer passar. O Bebe e Scott The Woz só são uns queridos e os velhos sei lá, é aquele gif do bob esponja na mini montanha russa. Daí a gente tem os desinteressantes que são maioria dos outros e os terríveis que é a criança que tu literal fala "ISSO AI CRIANÇA FUJA DE CASA" e a professora groomer.

Vou separar esse espaço especial pra falar mal da Aigis, ela é uma personagem que vejo muita gente falando que é muito foda sei lá o que, mas pra mim ela foi bem fraca, um personagem que se utiliza muito dos tropos de robôs que tentam ser humanos que já vi sendo utilizados melhores em obras como Pluto ou até Wall-e lmao. Genuinamente acho que o Social Link dela é uma oportunidade perdida, pq diferente dessas obras que focam no robô descobrindo ser humano pela vida (tropo do pinoquio) ela descobre o que é a vida pela relação da vida com a morte, a relação intrinseca que todos nós vamos presenciar em algum momento, mas toda essa parte bacana é jogada no lixo quando os ultimos três encontros são ela sendo uma codificação neurodivergente pra ela tentando entender que te ama da forma mais genérica ep roblematica possível que tu pode fazer um robô entender isso. Eu genuinamente acho a Aigis uma afronta com todas narrativas que tentam fazer o robô entender que é humano, pq puta merda essa é a porra mais genérica e tosca que eu já vi e ainda vejo gente falando que ela é pica puta merda kaopfksapof VÃO LER ATOM PORRAAAAAAA.

Sobre o finl da história, nah eu não consegui me conectar com o claramente-não-sou-o-Kaworu que aparece na reta final pra te falar que teu cu ta na reta e achei bem pao com salsicha essa reta final, sei lá, não consigo pegar o apreço por esse final e genuinamente não consegui me conectar com a party, esse jogo me dá um sentimento meio o que eu senti com Madoka.

TÁ AGORA É A PARTE DIVERTIDA QUE EU XINGO A GAMEPLAY KAOPFKASPOFKAOP OU SEJA VOU FALAR MAIS ALOPRADO PQ N PRECISO TOCAR EM TEMAS

Prós:
- Dungeon Crawling procedural
- Umas mecanicas daoras das cartas lá
- Moncolé bacana
- Os bosses do tartarus são bem bacanas
- Teurgias são umas cutscene bem bacanas

Contras:
- Esse remake dá bem feio e a versão de pc ta toda desconfigurada
- O Tartarus mesmo melhorado ainda é um saco pro final do jogo
- As primeiras vinte horas tu só tem um monte de Social Links chato e desinteressante e não melhora muito mas é
- Os bosses de história jogam as mecanicas de fraqueza e estratégia dos SMT longe e são resistentes a maioria dos elementos, sendo neutro só com golpes físicos ou seja, tu vai basicamente apertar espaço o tempo todo e é isso, esponja de dano :3c
- As Theurgias mesmo sendo legais ainda são um botão de escape muito claro, principalmente por ignorar resistencia lol.
- PQ CARALHOS N DÁ PRA DESABILITAR AS ANIMAÇÕES PORRA

É isso, eu não me aprofundei muito aqui pq eu queria escrever logo e n tive muit tempo de pensar, mas é sei lá, é um jogo legal só não é nada dms, principalmente na história. Talvez Persona só não seja pra mim.

Reviewed on Feb 12, 2024


Comments