This review contains spoilers

Algum dia ainda quero escrever um texto sobre esse jogo, não é todo dia que você encontra algo tão grandioso, grandioso em uma direção de arte absurda, grandioso em quão ambicioso e corajoso ele é por trazer uma história com 5 protagonistas, grandioso em todos os temas que ele toca e aborda, grandioso em criar um combate tão profundo e bem polido e divertido, grandioso na vastidão de possibilidades e objetivos secundários que ele dispõem nas suas várias cidades para o jogador, grandioso em disponibilizar para nós o grande Shrimpnada.

É sério meu caro leitor, o que esse jogo fez e faz até o hoje deveria servir de exemplo para influenciar outros a seguir o mesmo caminho. Porém não estou aqui para trazer um texto complexo e apaixonado sobre Yakuza 5, mas sim contar sobre duas cenas do jogo que me fizeram cair me lágrimas.

A primeira acontece após Baba revelar que estava a mando de alguém para eliminar Saejima, depois de Saejima indagar sobre a relação que os dois possuiam como irmãos de juramento, Baba, confuso, por um momento considera retirar sua própria vida, Saejima então desfere um soco no rosto de Baba para desarmá-lo, logo diz para seu amigo: ''Não importa o quão dura fique a vida, você nunca deve desistir''. O sentimento de ver um personagem, para mim, tão querido, querer por um fim na própria vida, é angustiante, para no momento seguinte, ouvir de um homem que passou pelo pior dos infernos e perdeu anos de sua vida por algo que não havia realmente cometido, que nunca devemos desistir, é emocionante, para dizer o minímo.

O segundo momento que tocou meu coração, acontece depois da luta entre Shinada e Baba, onde Shinada está sentado assistindo à apresentação de Haruka, indagando que aquele era o palco onde os sonhos se concretizavam, quase com lágrimas em seus olhos. Depois disso, Shinada percebe que o estojo onde a arma que Baba havia trazido estava a aberto, Baba confuso mais uma vez, dizia que já era tarde para ele, Shinada desesperado corre para tirar a arma de Baba, a cena fica em câmera lenta e quando o disparo parece ter sido efetuado, uma explosão de fogos no palco também acontece. Por um instante, não sabemos o que aconteceu, até que vemos que a arma não está mais nas mãos de Baba, essa que foi retirada por seus amigos que conviverá na prisão, esses que estavam ali, bem em sua frente, com eles dizendo que ainda haviam pessoas esperando por ele. Uma cena muito linda, mas ainda não acabou. Shinada fica sozinho e começa a pensar sobre qual era seu plano, o que ele faria quando voltasse para casa, seu celular então toca, era Takasugi, ele não havia ligado para discutir sobre dívidas ou empréstimos, mas para dizer que todos estavam sentindo sua falta, Shinada que momentos antes quase havia chorado, agora quebra completamente. Acho que eu e você concordamos em uma coisa, é sempre bom quando alguém se sente acolhido por ter outros por perto.

Poderia citar outros momentos tão incríveis quanto, mas esses foram os dois que com certeza mais me marcaram durante minhas 35 horas de campanha. Obrigado Mestre Nagoshi, por essa série maravilhosa. E um bom Natal para quem estiver lendo.

Reviewed on Dec 24, 2023


5 Comments


5 months ago

Eu passei mais de 150 horas KKKKK
Brabo demais, que bom que gostou do jogo.

5 months ago

@LegendSparkle o jogo tem praticamente conteúdo infinito, me assusta que o Yokoyama disse que o 8 vai ter 70 horas só na campanha.
De longe o melhor da franquia (isso ainda tendo que jogar o 6, Judgment, 7, Lost Judgment, Gaiden e o 8)

5 months ago

@HelplessTitan Pra mim, o 0 é o melhor, o 5 fica em segundo lugar pra mim, realmente um jogo maravilhoso. Nem fiquei sabendo disso, não queria tomar tanto spoiler do Infinite Wealth e ainda tenho que zerar o 6 e o Like a Dragon, mas 70 horas ? Lá vem pedrada. Imagina o que vai ter de conteúdo adicional ? Me anima só de pensar.
E pois é, é conteúdo demais. Dá pra passar horas se divertindo com os mini games, as side stories e mais, principalmente o de Taxi do Kiryu ou as danças com a Haruka. Nunca entendi porque tem gente que acha essa parte maçante, mas não acho injusto.

5 months ago

@LegendSparkle as danças da Haruka são uma das partes mais subestimadas do jogo

5 months ago

@HelplessTitan nossa, cara, totalmente. Eu achei super divertido os dois tipos de mini game de dança, além de que as batalhas contra as T-Set foram bem bonitas de se ver. Aquelas luzes, a plateia, foi tudo muito bacana.