Após mais de 90 horas, terminei Elden Ring.

Como eu já imaginava, a From conseguiu criar a melhor experiência que já tive em um jogo de exploração em mundo aberto. Neste sentido não fui tão surpreendido assim. O mapa do jogo é gigantesco, complexo com diversos segredos que te obrigam muitas vezes a usar as novas mecânicas do jogo para alcançá-los. Agora, as partes que me surpreenderam:

DIREÇÃO DE ARTE:
A From sempre se destacou na parte artística, mas Elden Ring está em um patamar acima de todos os outros jogos anteriores. É certamente o jogo mais lindo que já vi.
LEGACY DUNGEONS:
As maiores dungeons do jogo foram uma grande surpresa. Eu esperava algo com o escopo bem menor, mas algumas dessas Dungeons são gigantescas, e algumas têm os melhores level designs da From. Eles levam a nova mecânica de pulo ao limite, e dungeons como Stormveil, Capital, Crumbling Farum Azula e Elphael elevam a exploração vertical a um novo nível. Certamente são minhas áreas favoritas de qualquer jogo.
BOSSES:
E é aqui que chego no ponto que menos me agradou no jogo. Eu amo a parte conceitual dos bosses, os visuais e lore são incríveis, mas devo dizer que pouquíssimas lutas me agradaram. São lutas muito demoradas, com diversos golpes em área que dão um dano extremamente grande (muitas vezes é hitkill) e todo boss tem uma segunda fase que basicamente estraga a luta toda. Eu gosto de como em alguns pontos, os bosses respondem melhor aos diversos estilos de jogo, por exemplo, todos têm algum golpe que quebra sua postura se usa escudo ou têm algum ataque com um leve atraso pra confundir quem fica só rolando, mas o que deveria ser um incentivo para aprender melhor a luta vai por água abaixo com golpes que beiram o injusto e quebrado (Malenia e Elden Beast são infames, Elden Beast certamente está na minha lista de piores bosses da From). Minha build foi focada em adagas, e como tenho que ficar sempre colado nos bosses, alguns golpes eram impossíveis de ler, como o Radahn por exemplo, que é gigantesco e tem golpes extremamente rápidos. Então sei lá, é algo que prezo demais nos jogos anteriores e nesse não me agradou.

Veredito:
É um jogo que, pelo conjunto, está no meu top 3 da From Software. Eles conseguiram criar a experiência definitiva de jogo de mundo aberto, mas ao mesmo tempo criaram muitos dos bosses mais infames de sua história. Mesmo assim é um jogo que me marcou demais e certamente está entre meus favoritos (e dificilmente vai sair algum jogo melhor esse ano).

Reviewed on Mar 21, 2022


Comments