Sinceramente, não esperava que eu fosse gostar tanto desse game como gostei. Os dois Battlefront clássicos foram dois jogos que meu antigo PS2 provavelmente não aguentava mais ler de tanto que joguei, sempre curti eles. Quando vi que ia lançar uma nova versão em 2015, fiquei muito feliz. Só logo em seguida tomei um banho de água fria, muita gente reclamando, falando da falta de conteúdo e de bugs. Então acabei deixando pra lá e nem sequer dei atenção pra essa sequência.

Eis que agora, 2024, o game me aparece por míseros 14 reais e eu acabei dando uma chance. Graças a um boost, que me rendeu horas de diversão, novas amizades e um aproveitamento total do game, sou obrigado a dizer: Star Wars Battlefront II é um dos melhores games da franquia. Não só isso, é subestimado pra caralho. Muito por causa da publisher.

De início falo dos poucos pontos negativos pra mim: o game não tem um elenco muito forte de heróis. Tem os clássicos que todo mundo espera, mas tem outros completamente sem graça. Até entendo o apelo dele com a molecada, mas botar o BB-8 num game desses é sacanagem. Outro é que os modos, embora MUITO divertidos quando jogados de galera, são muito parecidos e pouca coisa distingue uns dos outros. Poderiam ter trabalhado melhor nessa questão de cada modo ter sua identidade, pra se tornar mais maneiro ainda. Isso sem comentar os modos single-player que são toscos demais, o que é aquele modo dos cenários únicos de batalha, meua migo. Uma coisa que eu fiquei o tempo todo pensando era: como é que esse jogo não tem um minimapa? Bicho, são mapas ENORMES e por várias vezes, principalmente singleplayer, faltava um ou dois inimigos pra avançar o mapa e achar eles era tenebroso porque o mapa é enorme.

Mas o principal defeito dele pra mim é o Matchmaking. Como um game que tem foco no online tem um matchmaking tão horrível, mano? No boost a gente direto tinha que deixar um "líder" de cada lado puxando as partidas, quando os dois caíssem na mesma sala, aí eles nos puxavam pra fechar os squads. Se a gente puxasse partidas juntos, cada grupo ia parar numa sala separada. Isso quando a gente não passava horas tentando cair na mesma sala, conseguia, jogava e depois que acabava a partida e o game reiniciava outra, a gente era jogado de novo em salas separadas. Tu não ter nem a opção de fazer uma sala privada dificulta muito, até porque várias vezes entrava um ou outro gringo e tryhardava tudo que podia e a gente não conseguia fazer os troféus.

Porém, aí que entram os trunfos de Battlefront II. O game ganha MUITO quando se joga com os amigos. Como já mencionei, participei de um boost e jogar as partidas online de galera, dando risada, pedindo ajuda, falando onde estavam os inimigos, tornou essa jogatina MUITO mais gostosa do que eu esperava. Ainda mais depois que a gente descobriu alguns personagens que simplesmente quebram o game e te tornam uma besta implacável (te amo Bossk). As cartas de habilidade que você desbloqueia tornam a jogabilidade mais dinâmica e te permite criar diferentes builds pro mesmo personagem, abordando diferentes maneiras de jogar.

A campanha single player é outro ponto extremamente positivo. Os personagens originais são cativantes, a história é maravilhosa e capta bem o feel dos filmes. Tanto na atmosfera quanto no tom épico. Iden Versio definitivamente é uma personagem que eu não me importaria se aparecesse nos filmes, ela é SENSACIONAL.

Gosto também de como a gameplay é frenética, ágil. Mesmo com as classes base tu consegue fazer uma play divertida e simplesmente dizimar os teus inimigos. Joguei um pouco com cada classe, mas minha favorita de longe era o Pesado. Aquela sentinela era um absurdo, meu irmão.

Mas a coisa que mais me surpreendeu nesse jogo foram os gráficos. Em alguns momentos, se eu não tivesse com o controle do PS5 na mão, dava facilmente pra enganar que era um filme. As expressões faciais, os movimentos, os detalhes das roupas, dos mapas, um mais lindo que o outro, iluminação. Chega a ser bizarro pensar que um game de 2017 e da geração passada consegue fazer MUITO mais bonito do que um monte de game recente.

O que mata esse jogo pra mim foi o fato da EA ter praguejado o lançamento dele com aquela patifaria de loot box. Minha edição é a Celebration Edition que vem com todos os cosméticos que eles queriam que a galera comprasse. A derrocada foi tão grande que mesmo depois de terem retirado, não conseguiram manter a base de jogadores e hoje em dia tu só encontra meia dúzia de gato pingado nos servers. Tão vazios que em diversos momentos eu acabei trombando sem querer amigos meus que estavam farmando XP pra subir o ranking pra poder fazer a Platina.

Star Wars Battlefront II é um game divertido, visualmente lindo, com uma jogabilidade gostosa, um modo campanha competente e emocionante até. Mas que infelizmente caiu numa poça de esquecimento por causa das práticas da publisher que acabou colocando o jogo num limbo. Se não fosse o preço, muito provavelmente eu nem teria experimentado, visto que o game ficou com uma espécie de imagem suja.

Pra você que curte FPS e Star Wars, vai que é um prato cheio. Se não gosta, dá uma chance. Bota em mente tudo que falei, ele ainda é MUITO divertido de jogar com os amigos e é extremamente subestimado. Merecia MUITO um revival.

Reviewed on Mar 29, 2024


Comments