Rapaz, sem palavras para esse final..

Persona 3 Reload é um ótimo jogo, tem uma história bem envolvente, excepcional desenvolvimento de personagens e uma das melhores OSTs dos vídeo games, o jogo perde o fôlego ao deixar de apresentar novas mecânicas de gameplay no mid-game, o que deixa ele relativamente repetitivo em certo ponto, mas não tira nem um pouco do brilho do jogo e é uma recomendação fácil.

8/10 - Não é um Persona 5 Royal em termos de qualidade e quantidade de mecânicas/conteúdo, mas certamente sentirei muita falta de toda a galera do SEES. P3 Reload é uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer a franquia.

Agradeço muito a equipe da TheoGames e SEGA por me enviar o jogo.



COMPARAÇÃO (Persona 3 Reload x Persona 5 Royal)

Tanto o P3R quanto o P5R tem ótimos personagens, isso é fato, mas no P5R é muito mais natural como cada personagem é apresentado e como eles são colocados no grupo, assim como a apresentação dos Personas desses personagens é MUITO mais foda e impactante no P5R.

O Persona 3 e 5 são bem diferentes quando se trata dos vilões, mas prefiro muito mais a maneira como o P5R é separado em vários arcos com um vilão pra cada e consegue desenvolver muito bem cada um, o Persona 3 guarda suas 100 horas de jogo apenas para uns 3 vilões, que são bem apresentados, mas prefiro o P5R nesse aspecto.

Algo que infelizmente se torna cansativo durante o P3R, é a exploração no Tartaro, que se torna repetitiva e cansativa conforme o jogo avança, pois é nessa parte que o jogo peca na dinâmica. Diferente do P3R, o P5R não tem o Tartaro e sim os Palacios que são cenários bem mais dinâmicos, não procedurais, com puzzles, tipos diferentes de inimigos e que mudam drásticamente a cada arco, além dos palacios, lá temos o Mementos que é basicamente o Tartaro. No quesito variedade e dinâmica de gameplay, o P5R é bem superior, já que temos muitos mais cenários exploráveis e explorá-los é bem mais divertido.

P5R também é superior se tratando de mapa, temos bem mais lojas, ambientes maiores e mais regiões exploráveis, me lembro de jogar P5R pela primeira vez e brevemente me perder na Estação de Metro no inicio do jogo (imersão foda), além do P5R contar com situações climáticas como, chuva, chuva forte, onda de calor, neve e muitos outros, que além de adicionar uma imersão maior no mapa, também altera como as sombras vão estar nas idas ao Mementos.

Social links dos personagens secundários (fora da party) no P5R ao meu ver, são mais interessantes do que os do P3R

Eu amo absurdamente a OST de ambos os jogos, são fantásticas, prefiro as músicas do P3R mas o P5R também tem uma excelente OST e uma variedade mais ampla de músicas, cada palacio ter sua música tema própria é muito mais satisfatório do que escutar a mesma música com poucas diferenças a cada etapa do Tártaro.

São jogos imensos que vale a pena o tempo investido neles, P3R tendo de 80~110 horas e o P5R tendo de 120~160 horas.

Em um geral, o P3R pra mim é uma versão lite do P5R em vários aspectos, enquanto o P3R é um excelente jogo, não chega na excelência de um P5R, que pra mim é um 10/10. Os pontos do P3R que me agradaram mais que o P5R foi o design dos personagens, as legendas para o nosso idioma (que infelizmente faltam no P5R) e os menus e interface em um geral, que são lindos, gráficamente eles são bem parelhos.

Para aqueles que terminaram o P3R e querem conhecer o P5R, porém ficam com um pé atrás devido a falta da localização em PT-BR, recomendo que joguem da mesma forma, com um nível intermediário de inglês já é possível tirar de letra já que tem um inglês bem simplificado e como o diálogo só avança quando você quer, é possível ir traduzindo durante as falas. Eu ainda considero o P5R o melhor persona para conhecer os jogos da série também.

Reviewed on Mar 11, 2024


Comments