Celeste 64 é um joguinho de comemoração pelo aniversário de 6 anos de Celeste. É um jogo bobinho que, se não me engano, foi feito em 1 semana por uma equipe pequena e isso é impressionante.

Celeste 64 não apresenta história de cara, mas ao conversar com os NPCs você descobre adicionais sobre a história da Madeline, por exemplo que ela namora com a Alex, irmã do Theo, e que ela está escrevendo um livro. Em alguns desses diálogos existem algumas quebras de quarta parede, mencionando a tridimensionalidade do jogo e como lembra de jogos da infância, e eu achei isso bacana.

Os gráficos 3D pixelados são extremamente bonitinhos, mas sou suspeito pra falar, porque esse estilo de 3D antigo me agrada muito. Os personagens tão fofos, meio simplistas, o que também me agrada. O cenário é bonitinho, mas à primeira vista parece um tanto desconexo. Tudo nesse jogo lembra um pouco Mario 64, até a animação ao conseguir um morango parece uma referência a quando você coleta uma estrela no Mario 64. Os sprites nas caixas de diálogo também são diferentes dos do jogo original.

A jogabilidade me causou certa estranheza, principalmente esse dash tridimensional. Não sei se foi o caso, mas se for o primeiro jogo 3D da equipe, é impressionante o quão bem feito é, mas esse dash que acabou comigo. É muito complicado você dar um dash pra cima, sempre acaba indo pra um lado e isso atrapalha demais em algumas situações, tornando alguns trechos muito mais difíceis do que você encontra nos capítulos convencionais de Celeste, até mesmo alguns B Sides. Não peguei todos os morangos quando joguei, peguei 27/30 e não tava tão disposto assim a procurar os outros 3. Acho que não faria tanta diferença de qualquer forma, mas os que eu encontrava, eu tentava ao máximo pegar, teve um que deve ter me tomado mais de uma hora, é realmente desafiador, exige precisão demais, e em 3D, o que torna ainda mais difícil.

Uma coisa que me chamou atenção logo de cara foi a trilha sonora, ao entrar numa dessas fitas, essas que sempre têm um morango pra coletar, a música adere umas vozes fazendo algumas onomatopeias que me lembrou bastante os "bah, bah" nos New Super Mario Bros. Trilha sonora muito boa, assim como esperado da equipe de Celeste.

Joguinho legal demais, principalmente pro que se propõe a ser, não promete nada, foi desenvolvido em pouco tempo e é de graça, esse jogo podia 100% ser vendido na Steam por uns 10 conto que ainda seria bem avaliado.

Reviewed on Feb 14, 2024


Comments