Como fazer um novo Crash Bandicoot sem a Naughty Dog? Simples, é só pegar o último trabalho deles e tentar fazer igual, afinal, aquela deve ser a fórmula do sucesso! Assim nasce The Wrath of Cortex, o jogo com a responsabilidade de continuar o legado da adorada franquia de plataforma em uma nova geração.

Uma nova geração! Mas ironicamente, esse até então era o jogo mais feio da série, animações esquisitas, fases escuras e modelos pobres, apresentando um Crash sem expressões que lembrem o apelo cartunesco da franquia, são poucos os momentos que WOC consegue ser visualmente interessante. Em compensação, sua trilha sonora é bem atraente em boa parte dos níveis.

É lamentável como Wrath of Cortex não traz absolutamente nenhuma evolução em relação aos jogos anteriores, algumas mecânicas (como rasteira + giro) foram até removidas, o jogo inteiro parece uma skin feia de Crash 3. Houve a introdução do Crunch e das máscaras elementais, que sinceramente, deixam o jogo ainda mais chato levando em conta que dessa forma o boss é sempre o mesmo, enquanto os verdadeiros chefões da saga viraram minions genéricos em algumas fases. A novidade mais relevante é que agora a Coco protagoniza algumas fases a pé, a jogabilidade dela é super limitada, ela não pode dar rasteira e não recebe nenhum upgrade durante o jogo, mas até que é divertido controlar ela fora de um veículo pela primeira vez na franquia.

E haja veículos! Desde o primeiro jogo, esse tipo de fase foi aparecendo cada vez mais, talvez tenham dado uma estrapolada no terceiro jogo, mas a variedade na jogabilidade era divertida. Em WOC a variedade aumentou muito, e junto trouxe algumas fases horríveis (por favor, Crash, nunca mais entre em um submarino). Eu gosto dessa quantidade de mecânicas diferentes, mas aqui nem sempre a jogabilidade é boa e definitivamente exageraram na dose ao ponto de você sentir falta das fases comuns.

No fim, The Wrath of Cortex é suportável, foi o último jogo 3D da franquia no molde dos clássicos (até o recente ressurgimento), e apesar de ser inferior aos seus antecessores em todos os aspectos, da pra se divertir. Além disso, ele deixou explícito o quão importante a Naughty Dog era pra série, e que dificilmente Crash Bandicoot voltaria a ter a mesma relevância e carisma de antes.

7/10

Reviewed on Sep 28, 2021


Comments