Convenhamos, o pensamento de que esse jogo veio pra enterrar o Crash mais uma vez é quase que unânime. A ideia de um brawler multiplayer nem sequer combina com a franquia, mas... não é que ficou bom?...

Crash Team Rumble entra naquele gênero de jogos PvP que são intencionalmente casuais, mas elaborados o suficiente para jogadores competitivos aproveitarem, algo como Plants vs. Zombies Garden Warfare ou quem sabe Splatoon. Com três classes diferentes, a forma de se jogar varia bastante entre os personagens, por mais que sempre seja necessário se adaptar às inconformidades de cada partida. A chave para a vitória está em saber quando se deve pontuar, coletar relíquias, dominar as gemas ou bloquear os inimigos.

Cada classe possui vantagens dentre esses objetivos, os Pontuadores são bons em coletar wumpas, os Bloqueadores são bons em impedir que os adversários pontuem e os Suportes são bons em dominar gemas e coletar relíquias. Essas relíquias servem como "dinheiro" durante a partida, é com elas que o jogador compra poderes e habilidades pelo mapa. Todo mapa possui um design e eventos únicos, isso aumenta bem a variedade no jogo e influencia no foco dos times, exigindo que gastem suas relíquias com sabedoria.

Até onde eu joguei, o combate parece bem calibrado, com base no que vi na beta, eu imaginava um jogo mais desbalanceado. O que não melhoraram foi o sistema de progressão, upar o passe é muito devagar e desmotivador. Destaco também que o passe originalmente é pago, decisão que não vejo sentido levando em conta que o jogo não é free-to-play. E esse é outro ponto que me preocupa, Crash não tem uma fan base grande o suficiente para manter um multiplayer vivo por muito tempo, não vai demorar para a falta de jogadores afetar o jogo, na verdade, dependendo do horário que eu estou jogando, eu sou colocado em servidores estrangeiros com ping mais alto, então isso já está sendo um problema.

O jogo é pobre quanto aos áudios e músicas, os personagens não possuem falas, apenas gritos e risadas, isso elimina bastante da personalidade e carisma de todos eles. As músicas são em sua maioria recicladas dos jogos anteriores, não chega a ser um problema, já que os mapas também repetem os temas dos outros jogos, acaba sendo nostálgico ouvir tanta música clássica em um só jogo. Na verdade, uma das minhas coisas favoritas é escolher a música que toca pro adversário que acabei de eliminar ou quando sou o MVP da partida.

No fim, Crash Team Rumble é um bom jogo, com regras bem redondas e um gameplay divertido e variado. A qualidade de vida é preocupante, não dá pra saber até quando vai durar, mas não tenho dúvidas de que os fãs mais apaixonados pela franquia vão guardar essa experiência por muito tempo e com muito carinho.

8/10

Reviewed on Jun 27, 2023


Comments