Smt 4 apocalypse é uma grande fanfic feita por um adolescente de 14 anos.

Quando eu ouvi dizer que a história desse jogo era ruim, pensei que era apenas as pessoas reclamando por ele ser muito anime, mas estava muito longe disso, tudo que tinha de bom na história de smt 4, foi removido aqui, O jogo não se leva a sério no que ele tenta dar propósito.

Law e chaos foram completamente ridicularizados aqui, sendo seus finais um dos piores da franquia, ainda mais a sua construção.

Os personagens são estereótipos sem profundidade, alguns conseguem superar o seus "obstáculos", mas metade do time continua igual do começo até o final, o único personagem que consegue ter profundidade é o navare, mas infelizmente ele se torna a chacota do time e toda a seriedade que ele poderia ter é deixada de lado. Dagda consegue ser pior que uma inteligência artificial (Burroughs), sempre repetindo as mesmas 3 falas "meu god slayer", "amizade é idiota/humanidade patética" e "eu quero destruir tudo", soa como um jovem revoltado que quer ser do contra, e muito menos ele tenta argumentar o porquê de querer criar o seu próprio mundo, igual ao krishna, sendo completamente vilanizado, dando nenhuma oportunidade de se juntar aos seus ideais. Krishna é um bom vilão, mas a série smt tenta mostrar que todos tem seus motivos e nunca apontar o dedo para o errado, isso quem faz é o jogador, e o jogo fazer isso é apenas infantilização do roteiro (mesma coisa acontece com Lúcifer e Merkabah).

As escolhas aqui não vão afetar em nada no jogo, a não ser 2 momentos, feitos para pegar o final law e chaos (que são ruins) e o de escolher o caminho da amizade e o dagda, perdendo toda a ideia de consequências que tinha no jogo anterior. Escolher o final que você quer em uma opção não é uma melhoria, só uma facilitação, se isso fosse considerado bom, as pessoas não reclamariam da reta final de smt 5. O jogo tem bastante acontecimentos épicos e fan service, porém não tem como ficar animado quando a 2 minutos atrás coisas idiotas estavam acontecendo, pra alguém dizer que a história desse jogo é boa, ou ela é infantil de não aceitar as consequências de escolha que smt ensina, ou ela pulou os diálogos e ficou vendo as cenas de ação. Os 2 finais neutro desse jogo não representam peso algum, você não consegue ter afeto suficente com os personagens para ficar triste (e muito menos eles mesmos, em momentos específicos da história), ambos os dois finais não tem consequência alguma e termina de forma "feliz", indo contra à toda franquia no geral. Sim, é satisfatório um final feliz, mas melhor que isso é um final que irá te impactar. Enquanto a rota de um faz sentido a sua reta final, o outro acaba sendo jogado só de forma gratuita, principalmente o alvo dessa reta, que não fez nada no jogo além de ser citado, sendo carregada pelo fan service para cegar os fãs.

Aquelas partes das batalhas no qual os personagens se abriam e mostravam seus argumentos para continuar em suas ideologias, foi completamente removido aqui ou ficou idiota. "você não pode ditar como nós queremos viver 😭" contra a chad Burroughs falando "Desculpas, ressentimento sem justificativa, auto-justificativas, um desejo vil de negar os outros", era a parte mais legal do jogo anterior, que foi trocado com o intuito de criar piada, a do boss final só faltou falar "por que não existe comida na África?". E o mais chato do jogo, vários momentos com conclusões mal feitas ou com revelações toscas.

Não irei escrever um texto longo reclamando de cada ponto da história, até porque eu fiz isso no meu caderno e deu 6 folhas e sinceramente, ninguém iria ler.

Por mim, nem a parte da gameplay se salva, Tóquio teve partes cortadas e agora existe a porra de uma bandeira pra mostrar onde você deve ir, tirando toda a graça da exploração de Tóquio. Se você não tinha capacidade o suficente pra ler descrições de missões ou progredir através de um lugar pequeno, apontar onde você deve ir não é uma melhoria de design, e sim uma forma de deixar o jogo mais fácil para pessoas burras. O combate em press turn realmente ficou mais agradável com o smirk nerfado (embora eu gostar dele no smt 4). hama e mudo agora são mais úteis do que ser uma skill de um chefe, feita pra te fuder. Os amigos na batalha melhorou bastante, sendo possivel selecionar eles e tendo habilidades realmente úteis. Agora as dungeons possui uma sala de cura, ajudando bastante em casos de baixo MP. Mas meus problemas com esse novo combate começa com a habilidade de zan, que pode tirar o membro da party e deixar ele perdido no mapa, quem achou isso divertido? Principalmente em luta de chefe, e falando deles... eles não são difíceis, eles são arrombados, porque às vezes aparece 2 ou 3 filha da puta pra tu lutar de forma seguida. Outra é que o HP deles aumentaram... e muitas habilidades de magia começaram a duplicar de valor, comparando com o jogo anterior. Usar buff e debuff que dão dois atributos ou mais, ficaram inutilizáveis pelo tanto de MP que usa! Não tem como sustentar uma batalha de um chefe, onde ele possui uma alta vida e os ataques usarem bastante MP. A principal estratégia que usei foi usar itens ao invés de skill, e usar apenas buff/debuffs de um atributo, porque muitas vezes eu terminava a batalha dando golpe normal. Em uma rota do jogo, todos os seus itens são roubados perto do final, então tudo que você tinha vai para o lixo e terá que depender 100% de habilidade. Se lembra daqueles grupos de inimigos chatos que tinha no original? bem, agora ao serem derrotados, pode aparecer 1 ou mais grupos para extender o combate, pelo amor de som de distração, isso no início enche o saco pra caralho. O combate não é ruim, apenas acho exagero o pessoal falando "ohmagah, peak".

As dungeons desse jogo são um grande click bait, apenas existe novas dungeons no início e no final, porque em toda sua metade, as mesmas dungeons do jogo anterior são reutilizadas, no mínimo mudando algumas partes.

De coração, não vale a pena jogar esse jogo só pela gameplay, isso é um rpg de 40 horas com uma história idiota e desrespeitosa, ele ter um ritmo de gameplay boa, é a personalidade da franquia des de devil summoner. Apocalypse não inova em nada para ser perdoado pelos seus pecados. Utiliza o mesmo mundo de smt 4, as mesmas dungeons, as mesmas músicas e os mesmos sistemas. Shin megami tensei nocturne pode ter a história mais fraquinha, mas por ele ter criado o press turn e ser carregado pelas simbologias, faz ele ser aclamado até hoje.

Chamar Apocalypse de escrita persona, é uma ofensa à persona. Em persona embora tenha seus momentos bobos, lá os personagens são mais humanos e o jogo sempre te dá uma boa mensagem de vida, aqui... eu não aprendi nada, a amizade é enfatizada aqui, mas em nenhum momento ela tenta se destacar ou dar razão para isso, os personagens são amigos e é isso que importa, dando nenhuma lição de moral.

Enfim, jogue se você gostar bastante do press turn, mas se você odiar histórias ruins em jogos, vai ficar na minha mesma posição. Inclusive, vai se fuder o idiota que me chamar de "elitista" e muito mais você que mandar pro cara "play a real shin megami tensei game", vocês são dois lados da mesma moeda que não consegue aceitar opiniões opostas. Eu odeiei e você gostou, não há nenhum problema nisso.



Reviewed on Feb 29, 2024


Comments