Simplesmente um dos melhores jogos da Rockstar e um dos melhores da geração em que ele foi lançado, muito foda o nível de produção desse jogo!

Começando pela história, é de longe o melhor enredo já feito pela Rockstar, a narrativa, o nível de detalhes, os personagens e principalmente o final são absurdos de tão bons! Algumas partes do enredo ficarão pra sempre na minha memória de jogador.

O maior destaque pra mim é o Arthur, grande personagem, extremamente bem escrito, a Rockstar conseguiu fazer um protagonista tão bom e tão icônico quanto o John do RDR 1 (que tmb está no game) e o Niko do GTA IV, esses 3 são os protagonistas mais bem escritos da empresa!

Uma coisa que me surpreendeu muito no game foi o mundo aberto extremamente orgânico e bem construído, são MUITAS coisas a se fazer e quase nada é repetitivo, a variação das missões secundárias e atividades paralelas é absurda, principalmente quando consideramos o escopo do jogo, tudo isso somado a longa campanha, o maior mapa que a Rockstar já fez, caça, os segredos, easter eggs, variações de diálogos, possibilidades de encontros aleatórios e personagens secretos formam um dos melhores mundo abertos já feitos na indústria, a Rockstar conseguiu de novo.

Mas nem tudo no game são flores, e o maior problema do jogo está justamente na jogabilidade, a Rockstar botou um nível de realismo muito grande no jogo o que deixou algumas mecânicas dele muito burocráticas e com um input lag muito grande, algumas ações demoram muito, isso deixou algumas atividades do jogo, como a caça, muito lentas e maçantes, você ter que ficar se alimentando constantemente pra não perder peso tmb incomoda. Outra coisa que incomoda são as armas no cavalo, ter que ficar selecionando elas uma a uma em cada batalha é um saco. Eu gosto de realismo nos jogos, mas aqui foi too much, a Rockstar exagerou em alguns desses aspectos, a mira tmb é meio zoada em alguns momentos justamente pelo excesso de realismo, isso fez eu achar a mira do primeiro RDR melhor que a desse jogo.

Outra coisa que o excesso de realismo proporcionou foi um ritmo mais lento em certas partes da campanha, eu diria que o ritmo do jogo não foi muito bem pensado, ele demora muito a engatar, o cap 1 (que é um tutorial) demora muito, e quando engata diminui o ritmo logo depois, faltou um pouco consistência nesse aspectos, algumas partes da campanha são incríveis (FINAL DO CAPÍTULO 3!!!!!) outras são simplesmente tediosas (Guarma), algumas partes são até meio desnecessárias, isso contribuiu pra narrativa mas quebrou o andamento geral do jogo.

Na questão dos bugs o jogo me surpreendeu, pelo escopo do jogo eu achei que ele teria muito bugs, mas não, os poucos bugzinhos que tem jogo são mais visuais e alguns são completamente irrelevantes e nunca me atrapalharam durante a jogatina.

Eu terminei o jogo com 68 horas e fiz 87 %, não fui atrás de todos os colecionáveis e nem de todas as caças, mas mesmo assim aproveitei bastante de tudo que ele tinha a oferecer, foi uma experiência incrível.

Porém toda experiência foi com a campanha, não joguei nada do multiplayer.

Enfim, a Rockstar conseguiu de novo, RDR 2 é um marco na indústria, é de longe um dos melhores games já feitos, adorei a experiência vivida nesse mundo fantástico criado pela desenvolvedora, mesmo com alguns (poucos) defeitos esse jogo me marcou!

Reviewed on Aug 06, 2022


Comments