Lindo e intrigante, mas será que Yuppie Psycho é isso tudo mesmo?

Logo de início eu sou obrigado a elogiar a arte desse jogo, que além de linda, é muito inteligente. A decisão de fazer os sprites dos personagens serem mais simples e com poucos pixels é muito boa, porque isso facilita a criação de um maior número de animações com mais fluidez para cada uma delas, tornando o jogo esteticamente muito menos repetitivo e mais expressivo. O estilo de arte das cutscenes e dos portraits também são lindos e compõem muita identidade à arte do game.

Todo o ambiente da Sintracorp no início do jogo também é muito bom. Não só as primeiras interações com aquele lugar, como também os personagens e os mistérios são muito bem apresentados, conseguindo intrigar completamente o jogador logo no início do jogo. A decisão de deixar o player livre para explorar os andares bem no começo da gameplay também é muito legal, você sente que de fato está conhecendo o local onde o game se passa. Tudo isso faz com que as primeiras horas do jogo sejam mágicas e praticamente perfeitas.

Outro ponto positivo a ser considerado é que esse game em momento nenhum joga tutoriais mal pensados na sua cara. Toda instrução de jogabilidade e mecânica dada ao jogador é muito espontânea. Isso anula completamente a possibilidade da experiência parecer maçante.

Por mais que Yuppie Psycho saiba fazer um ótimo início de jogo com mistérios maravilhosos, a resposta que ele dá aos mesmos é bem fraca. O final do jogo deixa muito a desejar e os plots com as respostas dos mistérios, por mais que sejam legais, não tem tanto impacto. Eu sinto que se algumas revelações importantes da história fossem reveladas de uma forma mais dramática ou melhor dirigida, eu iria curtir muito mais o final do game, mas não foi o caso. Com certeza a conclusão da história não atende às expectativas que a mesma cria no seu início. Falo isso tudo com muito peso no coração porque eu tava completamente apaixonado pela história no início dela, mas... fazer o que né?

Além da história, outro ponto a se criticar é o posicionamento de alguns itens desse jogo que chegaram até a atrapalhar o meu progresso pra fazer um dos finais. Teve um momento em que eu tive que literalmente voltar o meu save porque eu não peguei UMA caixa (item insignificante) que era obrigatória para concluir um dos finais que eu queria.

Apesar de seus defeitos, Yuppie Psycho é sim um jogo muito bom e que eu recomendo bastante. Muito acima de seus problemas, a história desse jogo levanta discussões super relevantes em seu subtexto que com certeza deveriam ter mais atenção na nossa sociedade. É muito clara a dedicação e o carinho que os devs desse game colocaram nele e eu espero fortemente que o próximo jogo dessa equipe (Baroque Decay) seja espetacular, tendo em conta que eles melhoram muito a cada jogo publicado.

Nota: 7/10

Reviewed on Jan 21, 2023


Comments